sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Jogos internos do Iapen encerram com entrega de medalhas e equipamentos esportivos


A-A+Tamanho da Letra
O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) realizou nesta quinta-feira, 28, o encerramento dos jogos internos da instituição. Durante três meses, 268 reeducandos do regime fechado, semiaberto e provisório participaram das competições nos campeonatos de tênis de mesa, futebol, vôlei, atletismo, xadrez e dama.
Os jogos internos ocorrem há dez anos e, em 2013, contaram com uma participação maior dos reeducandos comparado aos anos anteriores. O certame foi uma realização da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Iapen, Federação Amapaense de Xadrez e Federação Amapaense de Tênis de Mesa. As entidades promoveram oficinas aos participantes, além de curso de arbitragem de tênis de mesa.Time Amapá foi o vencedor da modalidade futebol
As práticas esportivas ocorriam periodicamente, até duas vezes na semana, dependendo da modalidade. O reeducando do regime fechado Ângelo Francisco Brasão, 22 anos, participou da modalidade de futebol junto com a equipe do Pavilhão F3, que venceu o campeonato com o time intitulado de Amapá. Para ele, o evento foi muito importante na reinserção na sociedade.
"Os jogos foram ótimos, a oportunidade de participar fez passar nosso tempo além de nos interagir. Muitos acreditam que aqui existe muita gente ruim, mas, na verdade, há muita gente boa que vê em evento como esse muita oportunidade", destacou.
Segundo o diretor-presidente do Iapen, delegado Nixon Kenedy Monteiro, o objetivo dos jogos internos é a interação dos reeducandos.
"O momento dos jogos foi de distração e interação, e isso objetiva na meta do Instituto que é a ressocialização, além de exercitar a prática esportiva melhorando a saúde de todos. Durante esses três meses, os jogos trouxeram aos reeducandos e aos agentes penitenciários muita tranquilidade, pois todos estavam envolvidos com o esporte", pontuou.
Após a cerimônia de entrega de medalhas, troféus, tabuleiros de dama e xadrez e bolas de vôlei e futebol, a coordenação do Festival Quebramar apresentou aos reeducandos uma apresentação de batalha de MCs. A apresentação foi para mostrar a produção cultural que muitos reeducandos se identificam.
Letícia Lara/Sejusp

Amapá encerra participação nos Jogos Paralímpicos Escolares com saldo de seis medalhas‏

Governo do Amapá parabeniza todos os atletas que competiram de igual para igual com grandes potências no esporte paraolímpico brasileiroA representação do Estado do Amapá encerrou a participação nos Jogos Paralímpicos Escolares com um saldo de seis medalhas: duas de ouro, uma na modalidade atletismo com o atleta Wellington Carlos dos Santos, na prova de 400m, o jovem Igor Miranda ganhou ouro no arremesso de peso e prata no salto em distância e duas de bronze com o atleta Patrick Ramos nas provas de 100 e 400m do atletismo.
Na manhã desta sexta-feira, 29, a atleta Elane Cardoso ganhou medalha de prata na prova de arremesso de peso, categoria F12,  e obteve a quinta colocação no salto em distância. Já a jovem Pamela Aline terminou em quarto na pelota, categoria A, classe funcional F 35.
Elane falou da importância da conquista. "Agradeço primeiramente a Deus, aos meus técnicos e familiares que me incentivaram bastante para que eu pudesse representar bem o Amapá na competição", comentou.Igor Miranda com a medalha e prata e o treinador Bruno Mesquita
Em 2012, os atletas amapaenses trouxeram seis medalhas, mas nenhuma de ouro. Nesta edição conquistaram mais seis medalhas, sendo duas de ouro, duas de prata e duas de bronze, o que mostra uma evolução.
O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), parabeniza todos os atletas que competiram de igual para igual com grandes potências no esporte paralímpico como São Paulo, Rio de Janeiro e Pará, e os técnicos e acompanhantes que deram todo o suporte necessário nos treinamentos.
Cliver Campos/Sedel

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Macapá sedia reunião dos gestores estaduais dos Jogos Escolares da Juventude

A cidade de Macapá, no Estado do Amapá, sedia, nos dias 28 e 29 de novembro, a reunião de trabalho dos gestores estaduais dos Jogos Escolares da Juventude. O evento reúne, no Salão Mucajá do Ceta Ecotel, representantes dos 26 estados brasileiros e mais o Distrito Federal e é coordenado pelo gerente de Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e diretor-geral dos JEJs, Edgar Hubner.

A finalidade do encontro é promover o esporte escolar, através das ações que avaliem os pontos positivos e os que precisam ser melhorados dos Jogos, tanto no âmbito estadual quanto nacional, trabalhando os ideais olímpicos de excelência, amizade, respeito e esporte olímpico de fraternidade e união.
Na abertura oficial, também estiveram presentes os secretários do Desporto e Lazer, Mário Brandão, e da Educação, Elda Araújo.
"A ideia de trazer o evento para Macapá foi em virtude de descentralizar as ações do COB e fortalecer e oportunizar os parceiros de todo o país. Os últimos cinco JEJs aconteceram um em cada região", salientou Edgar Hubner.
O secretário Mário Brandão destacou a importância de Macapá sediar o encontro.
"Agradeço ao COB em descentralizar as suas ações no sentido de prestigiar a capital do Amapá e isso só fortalece o desporto em todo o Brasil", enfatizou.
"Desde 2011, trabalhamos o melhoramento dos nossos estudantes em todos os aspectos, quer sejam alimentar, esportivo e até mesmo vestuário. A nossa secretaria está de portas abertas para receber projetos que ajudarão no desenvolvimento dos nossos jovens", ressaltou a secretária Elda Araújo.
Nesta sexta-feira, 29, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h, no mesmo local, será revisado o regulamento geral e específico das modalidades, analisando capítulos e artigos dos regulamentos, propostas de mudanças, alinhamento com etapas estaduais como datas, procedimentos e utilização do CPF no processo de inscrição.
Cliver Campos/Sedel

Amapá conquista dois ouros e um bronze no segundo dia dos Jogos Paralímpicos

Apoio do Governo do Estado, através da Sedel, torna possível a participação da delegação amapaense nos Jogos Paralímpicos EscolaresOs alunos-atletas amapaenses Wellington Carlos Santos e Igor barbosa conquistaram medalhas de ouro nesta quarta-feira, 27, segundo dia de disputas dos Jogos Paralímpicos Escolares, em São Paulo, sendo que Wellington venceu a prova dos 400m da modalidade atletismo e Igor no arremesso de peso. O bronze veio mais uma vez com estudante Patrick Ramos na prova dos 400m - na quarta ele também ganhou uma medalha de bronze na prova dos 100m,  modalidade atletismo.
O campeão do arremesso de peso, categoria B, classe F35, Igor de Souza Miranda, falou da conquista da medalha de ouro. "Significou muito, porque estou feliz em representar o meu Estado nessa minha primeira competição e ano que vem espero ganhar muito mais, me esforcei bastante e também agradeço meu treinador Bruno pelo incentivo", comentou.
Wellington Carlos, que participa pela segunda vez dos JPEs, ganhou prata em 2012 na prova de 400m e, neste ano, ganhou ouro na mesma prova com muito esforço. Ele também falou do que representou a conquista. "Agradeço à minha técnica Wirliane, ao GEA e à Sedel e toda a equipe da delegação do Amapá que me dá todo o apoio necessário nessa competição", enfatizou.
Patrick Ramos, que ganhou bronze nas provas dos 100m e 400m, se sente orgulhoso em representar o Amapá. "Para mim foi um grande feito ganhar a segunda medalha hoje, estou muito orgulhoso em representar o meu Estado e pela minha família e meus amigos que torcem por mim. Agradeço aos professores de educação física que estão nos acompanhando aqui em São Paulo", relatou.
O treinador Bruno Mesquita destacou sobre a importância da participação dos jovens no certame. "Só tenho a agradecer a esses atletas, que, independente de ganharem medalhas, já são grandes campeões. Me sinto honrado eu poder trabalhar com eles, me emociono muito durante as provas e eles só têm a melhorar. Agradeço também o apoio do Governo do Estado, que, por meio da Sedel, tornou possível a nossa participação no certame", ressaltou.
As provas da modalidade atletismo estão acontecendo no Estádio Icaro de Castro Mello, no Ibirapuera (SP).
Cliver Campos/Sedel

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Santana sedia campeonato brasileiro de basquetebol sub-15 da 2ª divisão

A cidade de Santana, no Amapá, está sediando o campeonato brasileiro de basquetebol sub-15 da 2ª divisão. O certame reúne oito equipes dos estados de Alagoas, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Tocantins e Amapá.
A equipe amapaense não conseguiu êxito na estreia, na competição, perdendo para a representação de Pernambuco, pelo placar de 41 x 72, mas segue no campeonato, com chances de classificação.
O presidente da Federação Amapaense de Basquetebol, Jaime Perez, falou da importância do campeonato em Santana. "Este evento é importante para estimular o turismo no nosso estado. Quero agradecer a presença dos atletas que vieram de outros estados e ao Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) que nos ajudou a realizar este evento", comentou.
O coordenador de Apoio aos Municípios da Sedel, Jader Cavalcante, destacou também a realização do evento em Santana. "Trouxemos essa competição para Santana por ser o segundo maior município do Estado, com a finalidade de prestigiar o público santanense com uma opção a mais de esporte e lazer", enfatizou.

O secretário do Desporto e Lazer, Mário Brandão, que no ato, representou o governador do Amapá, Camilo Capiberibe, destacou a importância da realização de eventos nacionais no Estado. "Receber uma competição nacional aqui, no Amapá, nós não fomentamos apenas o esporte, mas sim toda a economia, pois o desporto amapaense está ao alcance de todos. O nosso objetivo em 2014 é incluir todas das modalidades nas escolas públicas dos 16 municípios do Amapá ". salientou.

A competição é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Basketball, com a colaboração da Federação Amapaense de Basquetebol e do Governo do Amapá, por meio da Sedel. O certame iniciou nesta terça-fera, 26 e segue até sábado, 30, no Ginásio Poliesportivo de Santana.

Tabela

1ª rodada – Dia 26 de novembro
Pará x Alagoas (15h), Tocantins x Espírito Santo (17h), Mato Grosso x Goiás (19h) e Amapá x Pernambuco (21h30)

2ª rodada – Dia 27 de novembro
Espírito Santo x Pará (15h), Alagoas x Tocantins (17h), Pernambuco x Mato Grosso (19h) e Goiás x Amapá (21h)

3ª rodada – Dia 28 de novembro
Pará x Tocantins (15h), Alagoas x Espírito Santo (17h), Pernambuco x Goiás (19h) e Amapá x Mato Grosso (21h)

Dia 29 de novembro
 
Disputa de 5º ao 8º lugar
3º B x 4º A (15h) e 3º A x 4º B (17h)
 
Fase Semifinal
1º B x 2º A (19h) e 1º A x 2º B (21h)

Rodada Final – Dia 30 de novembro
09h00 – Disputa de 7º e 8º lugares
11h00 – Disputa de 5º e 6º lugares
13h00 – Disputa de 3º e 4º lugares
15h00 – Disputa de 1º e 2º lugares
OBS: Horário de Brasília

Cliver Campos/Sedel

Convite à imprensa

Informamos que o gerente-geral de Juventude e Infraestrutura do COB e diretor-geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, representante do Comitê Olímpico Brasileiro, receberá a imprensa nesta quinta-feira, 28, às 9h, no Salão Mucajá do Ceta Ecotel:
Entrevistados: diretor-geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, representante do Comitê Olímpico Brasileiro. Além de Edgar, estarão presentes a secretária de Estado da Educação Elda Araújo, secretário do Desporto e Lazer, Mário Brandão, e o governador do Amapá, Camilo Capiberibe.
Informações:

O Comitê Olímpico Brasileiro realizará em Macapá, nos dias 28 e 29 de novembro, a reunião de trabalho dos Jogos Escolares da Juventude. O evento reunirá os chefes das delegações dos 26 estados da Federação e do Distrito Federal, que chegam na cidade nesta quarta-feira, 27. O diretor-geral dos JEJs, Edgar Hubner, também estará presente.
A primeira reunião acontecerá na quinta-feira, 28, das 9h30 às 12h e das 13h30 às 18h, no Ceta Ecotel, onde avaliarão os eventos de Natal (RN) 12 a 14 anos e de Belém (PA) 15 a 17 anos, como: pontos positivos, pontos a melhorar, sugestões para 2014, processo de inscrição, etapas estaduais e coca-cola.
Na sexta-feira, 29, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h, no mesmo local, estarão revisando o regulamento geral e específico das modalidades, analisando capítulos e artigos dos regulamentos, propostas de mudanças, alinhamento com etapas estaduais, como datas, procedimentos e utilização do CPF no processo de inscrição. O COB coordena os Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional desde 2005.

Secretaria de Estado do Deporto e Lazer

Jovem amapaense conquista medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos Escolares

O jovem amapaense Patrick Figueredo Ramos, aluno da Escola Estadual São Joaquim do Pacui, conquistou medalha de bronze, na tarde desta segunda-feira, 25, em São Paulo. Ele competiu na prova de 100 m, modalidade atletismo, no  Estádio Icaro de Castro Mello, no Ibirapuera (SP).
A competição segue até domingo, 1º de dezembro. Estão sendo  disputadas as modalidades de atletismo, natação, vôlei sentado, futebol de 5, futebol de 7, goallball, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, bocha e judô.
A delegação conta com 43 pessoas, sendo 21 atletas, 22 dirigentes e acompanhantes, que embarcaram para a capital paulista, com o apoio do Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
Cliver Campos/Sedel

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Comitê Olímpico Brasileiro realiza reunião de trabalho dos Jogos Escolares da Juventude em Macapá

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) realizará em Macapá, nos dias 28 e 29 de novembro, a reunião de trabalho dos Jogos Escolares da Juventude. O evento reunirá os chefes das delegações dos 26 estados da Federação e do Distrito Federal, que chegarão na cidade nesta quarta-feira, 27. O diretor-geral dos JEJs, Edgar Hubner, também estará presente.

A primeira reunião acontecerá na quinta-feira, 28, das 9h30 às 12h e das 13h30 às 18h, no Ceta Ecotel, onde estarão avaliando os eventos de Natal (RN) 12 a 14 anos e de Belém (PA) 15 a 17 anos, como: pontos positivos, pontos a melhorar, sugestões para 2014, processo de inscrição, etapas estaduais e coca-cola.

Na sexta-feira, 29, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h, no mesmo local, estarão revisando o regulamento geral e específico das modalidades, analisando capítulos e artigos dos regulamentos, propostas de mudanças, alinhamento com etapas estaduais, como datas, procedimentos e utilização do CPF no processo de inscrição.

O COB coordena os Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional desde 2005.

Cliver Camos/Sedel

Comunidades do Lontra da Pedreira e Torrão do Matapi vencem Jogos Quilombolas de Futebol

Equipe do Lontra, campeã feminina dos Jogos Quilombolas. Veja mais imagens aqui.As equipes das comunidades Lontra da Pedreira e Torrão do Matapi venceram as finais dos Jogos Quilombolas de Futebol. No feminino, o time do Lontra foi o campeão após vencer a partida final contra a representação da comunidade do Curiaú pelo placar de 2 a 1. Os gols foram marcados pelas jogadoras Jaqueline Santos Oliveira (Curiaú) e Idamis Campelo e Lana Santos (Lontra).
A atleta Idamis Campelo comentou sobre a importância da competição para as comunidades. "Foi um evento muito legal, que reuniu várias comunidades quilombolas do Estado e o melhor foi vencer a competição, num jogo mulher contra mulher e ganhamos jogando futebol", enfatizou.Time do Torrão do Matapi, campeão do torneio masculino
Já no futebol masculino, o campeão foi o Torrão do Matapi, que venceu a equipe da comunidade Campina Grande, pelo placar de 2 a 1.
Os Jogos Quilombolas aconteceram no período de 22 a 24 de novembro, no Estádio Municipal Glicério Marques. O certame foi coordenado pelas secretarias Extraordinária de Políticas para os Afrodescendentes (Seafro) e do Desporto e Lazer (Sedel) como parte da programação da Semana da Consciência Negra no Amapá.

Cliver Campos/Sedel
 
 

Jovens amapaenses participam dos Jogos Paralímpicos Escolares‏ em São Paulo

Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, garantiu a participação dos atletas paralímpicos no certameJovens amapaenses participarão das Paralimpíadas Escolares 2013, em São Paulo. A competição será realizada no período de 25 de novembro a 1º de dezembro. Serão disputadas as modalidades de atletismo, natação, vôlei sentado, futebol de 5, futebol de 7, goallball, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, bocha e judô.
No evento, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), são esperados 1.300 atletas de 12 a 20 anos, representando os 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Na edição de 2012, os amapaenses trouxeram seis medalhas. Este ano a delegação contará com 43 pessoas, sendo 21 atletas, 22 dirigentes e acompanhantes, que embarcaram para a capital paulista neste domingo, 24. O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), garantiu a participação dos atletas no certame.
O secretário do Desporto e Lazer, Mário Brandão, destacou a importância de oportunizar os alunos-atletas com necessidades específicas. "O objetivo do Governo do Estado e do governador Camilo Capiberibe, por meio da Sedel, é justamente esse, desenvolver o desporto em todos os municípios com inclusão e responsabilidade social", comentou.
Além das competições, a Academia Paralímpica Brasileira (APB) vai aproveitar as Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, entre 25 e 29 de novembro, para realizar clínicas técnicas para árbitros nas dez modalidades do evento: atletismo, natação, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, tênis de mesa, judô, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. As clínicas têm como objetivo aumentar o grau de informação dos técnicos que já trabalham com o esporte paralímpico e para quem tem interesse em participar do universo do esporte adaptado.

Cliver Campos/Sedel

sábado, 23 de novembro de 2013

Final dos Jogos Quilombolas de Futebol acontece neste domingo no Glicério Marques


A final dos Jogos Quilombolas acontece neste domingo, 24, a partir das 9h, no Estádio Municipal Glicério Marques. Inserido na programação da Semana da Consciência Negra no Amapá, a Secretaria Extraordinária de Políticas para os Afrodescendentes (Seafro) e a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) estão realizando, desde o dia 22, o 1º certame dos Jogos Quilombolas de Futebol do Estado.
O evento reúne 18 equipes, 12 masculinas e seis femininas, visando promover a integração entre as comunidades quilombolas.

O coordenador de Apoio aos Municípios da Sedel, Jader Cavalcante, falou da importância do certame. "É a primeira vez que acontecem os Jogos Quilombolas de Futebol na Semana da Consciência Negra, com o objetivo de agregar todos os povos quilombolas do Estado", salientou.

O técnico da Seafro e coordenador da competição, Carlos Pirú, destacou a importância da integração entre os povos. "Além desse congraçamento entre os povos quilombolas do Estado, resgatamos esse torneio que há seis anos não era realizado e vamos tentar incluir no calendário de eventos do Amapá", enfatizou.
Uma das coordenadoras dos Jogos, Meire Amaral, também comentou sobre a importância para as comunidades. "É um fato importante que integra as comunidades na Semana da Consciência Negra e que retrata a morte de Zumbi dos Palmares", relatou.
A arbitragem é coordenada pelo juiz de futebol amapaense da CBF, Roberto Soares Júnior, auxiliado por Guilherme, Edson, Marilene Tavares, Jamily Cristina e Luana Letícia.
As partidas acontecem a partir das 9h, com a final feminina entre as comunidades do Curiaú e Lontra da Pedreira; e em seguida, a final masculina entre as comunidades do Torrão do Matapi e Campina Grande.
Cliver Campos/Sedel

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Governador Camilo entrega arena esportiva e inicia mais obras no Arquipélago do Bailique

Governador Camilo Capiberibe leva boas notícias aos moradores do Bailique neste fim de semana e entrega a arena esportiva da Vila ProgressoOs moradores do Arquipélago do Bailique receberão neste fim de semana uma série de boas notícias que trarão desenvolvimento para aquela região. O governador Camilo Capiberibe fará a entrega da arena esportiva da Vila Progresso, visitará as obras de construção de dez escolas estaduais e o lançamento de três centros comunitários e 14 quilômetros de passarelas.
A arena contempla campo de futebol com alambrado, arquibancada, cabine para transmissão com banheiros, quadra de vôlei de areia, playground para as crianças e academia ao ar livre. O logradouro dispõe ainda de uma bela urbanização em seu entorno com lanchonete com banheiros, deck, trapiche, todos em estrutura de concreto com assoalho e guarda-corpo em madeira de lei, iluminação com refletores e pararraios. O valor total da obra é de R$ 2.230.827,20.
Construção de passarelas
Além da inauguração da arena, o governador Camilo Capiberibe autorizará o início da construção de 14.538 metros de passarelas em madeira de lei em 23 comunidades do arquipélago. Esse não será o primeiro investimento em passarelas feito pelo Governo do Amapá. Em 2011, já foram construídos mais de 12 mil metros em 29 comunidades.
Será entregue também a ordem bancária referente à primeira parcela dos convênios, num total de R$ 453.075, para a construção de três centros comunitários nas comunidade de Arraiol, Jaranduba e Vila Macedônia. O governador entregará ainda um termo aditivo no valor de R$ 9.490,32 para a conclusão de um quarto centro comunitário localizado na comunidade de Livramento do Bailique. As obras são fruto de um convênio assinado entre o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Conselho Comunitário e Colônia de Pescadores do Bailique.
Escolas
O governador Camilo Capiberibe entregará a ordem bancária para o início da construção de dez escolas estaduais na região ribeirinha. As comunidades contempladas serão: Igarapé Grande da Terra Grande, Limão do Curuá, Franquinho do Bailique, Vila Progresso, Igaçaba, Vila Macedônia, Cubana, Ponta Grossa do Curuá, Junco e Igarapé do Carneiro.
Os destaques são para as escolas Filadélfia, no Igarapé Grande da Terra Grande, e Maria Campelo, no Limão do Curuá, com seis salas de aula atendendo mais de mil alunos em três turnos. As demais escolas terão entre duas e quatro salas cada em construções mistas em alvenaria e madeira de lei.
As escolas terão salas de informática, cozinha, refeitório, biblioteca, alojamento para professores e bloco administrativo. Os investimentos somados nas dez unidades educacionais chegam a R$ 5,4 milhões.
Para a construção das escolas, o Governo do Estado determinou que seja aproveitada a mão-de-obra local, com a criação de mais de 100 empregos diretos.

Álvaro Penha e José Menezes/Seinf

1º Jogos Quilombolas de Futebol irá reunir comunidades negras no AP

Por

Como parte da Semana da Consciência Negra no Amapá, a Secretaria Extraordinária de Políticas Afrodescendentes (Seafro), promove do dia 22 à 24, o 1º Jogos Quilombolas de Futebol do estado. A competição visa promover a integração entre as comunidades quilombolas.
Na reuniu, que também serviu para definir quais comunidades participarão da competição, foram definidos o local dos jogos e forma de disputa. De acordo com Carlos Piru, um dos organizadores do evento esportivo, mais de 40 localidades do interior do estado foram convidadas. Segundo ele, a ideia dos jogos partiu do pioneiro Sebastião Menezes, que afirma não existir competições que possibilitem a integração entre as comunidades.
Jogos Quilombolas (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)Sebastião Menezes: competição é muito aguardada (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)
- A competição já vem sendo muito aguardada pela população negra amapaense. Praticamente, não temos qualquer atividade esportiva que possibilite a gente rever os amigos que moram longe, em comunidades distantes. Acho que será uma competição muito boa, com a presença das torcidas nos jogos, - disse Sebastião Menezes.
Os Jogos Quilombolas de Futebol deverá contar com a presença de várias equipes masculinas e femininas, em regime de 'mata-mata'. Ou seja, perdeu, está fora. Keila Silva, que reside no Curiaú, é outra que aguardava com grande expectativa a realização dos jogos, já que este ano não houve o interdistrital, - competição entre a população negra do interior do estado.
- É uma boa iniciativa realizar os jogos também no feminino, pois temos um grande número de meninas que jogam futebol. Com isso, acho que há uma possibilidade de promover a integração entre os povos, incentivando a pratica esportiva como qualidade de vida. Será bem disputado, acredito, - afirmou.
Germano Tiago, um dos organizadores do evento, afirma que a ideia neste momento é realizar a competição deste ano e incluí-la no calendário de jogos anuais da Secretaria de Estado, Desporto e Lazer (Sedel). 
Jogos Quilombolas (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)Germano Tiago: a intenção é tornar a competição anual (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)
- O planejamento foi para que o maior número possível de comunidades participem este ano. A ideia é que se torne anual e com isso muitos talentos possam surgir para o futebol amapaense, - destacou.
Aos vencedores serão distribuídos troféus, medalhas e um jogo de camisas como premiação. Todos os jogos e a grande decisão do certame serão disputados no Estádio Glicério de Souza Marques, no centro de Macapá.
Veja os confrontos da primeira rodada:
Masculino
Torrão do Matapi x Ambé
Santo Antônio x Carmo do Maruanum
Lontra da Pedreira x Ipyxuna Miranda
Abacate da Pedreira x São Pedro dos Bois
Mel da Pedreira x Curralinho

Feminino
Curiaú x Santo Antônio da Pedreira
Lontra da Pedreira x Torrão do Matapi
Campina Grande x Abacate da Pedreira
Carmo do Maruanum x São Pedro dos Bois


Fonte: Globoesporte.com/ap

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Amapá apresenta evolução nos Jogos Escolares da Juventude a partir de 2011

O Estado do Amapá vem apresentando uma evolução nos Jogos Escolares da Juventude etapa nacional 15 a 17 anos desde 2011. Graças à uma decisão política do governador Camilo Capiberibe de retomar a etapa estadual dos Jogos Escolares, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, com um envolvimento maior dos participantes de todos os municípios, os vencedores garantem vaga na etapa nacional.
Neste mesmo ano, em Curitiba-PR, o Amapá conquistou uma medalha de ouro na modalidade tênis de mesa individual com Caio Lobato, duas de Bronze, uma com Lilian Amaral (judô feminino) e uma com Júlio Vilhena (judô masculino).
 "Investir no esporte é também valorizar a juventude, a cada ano as escolas dos municípios se envolvem mais na competição estadual", comentou o governador Camilo.
"Quanto mais jovens tivermos inseridos no esporte, mais cidadãos conscientes teremos", ressaltou o secretário de Estado do Desporto e Lazer, Mário Brandão.
Em 2012, em Cuiabá: 4º lugar: ciclismo masculino - Lucas Gabriel (E.E. Esther Virgolino); 3º lugar: medalha de bronze - judô masculino - Júlio Vilhena (E.E. Barroso Tostes); 3º lugar: medalha de bronze - tênis de mesa masculino - Caio Silva (E.P. Podium); 2º lugar: medalha de prata - taekwondo masculino - Assis Tavares (E.E. Maria Carmelita); 2º lugar: medalha de prata - basquebol masculino E.E. Gabriel de Almeida Café, fato que classificou o Amapá na segunda divisão dos Jogos; 1º lugar: medalha de ouro - tênis de mesa por equipe - Caio Silva (E.P. Podium) e Jorge Lucas (E.P. Bartolomea Capitânio).
Nesta edição dos Jogos Escolares da Juventude, em Belém (PA), o Amapá conquistou seis medalhas: ouro - vôlei masculino Colégio NEI; ouro - tênis de mesa (equipes) Caio Lobato, representante do Colégio Podium, e Luan Morais, representante do Colégio Argos; ouro - tênis de mesa (duplas) Caio Lobato e Luan Morais; prata - tênis de mesa (individual) Caio Lobato, representante do Colégio Podium; prata - judô Taiane Rocha, representante da Escola Estadual Aracy de Mont´Alverne; bronze - judô Lilian Amaral, representante da Escola Estadual José Barroso Tostes, do município de Santana; a manutenção da vaga amapaense do basquete masculino na segunda divisão da competição e quatro quartos lugares na luta olímpica masculino e feminino, comandada pelo professor Josiel Oliveira .
Além da convocação do jovem Lucas Samuel Portássio, de 15 anos, para a seleção brasileira de Handebol.
Cliver Campos/Sedel

domingo, 17 de novembro de 2013

Vôlei masculino do Amapá conquista medalha de ouro inédita nos Jogos Escolares da Juventude

Vôlei amapaense pela primeira na modalidade conquista a medalha de ouro em uma etapa nacional dos Jogos Escolares da JuventudeA equipe do vôlei masculino do Amapá conquistou a primeira medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude na modalidade. O time, formado pelos estudantes do Colégio NEI, venceu por 3 sets a 2 o Colégio São José, de Tocantins. Eles perderam o primeiro set, venceram o segundo, perderam o terceiro, novamente venceram no quarto set, levando o jogo para o "tie-break", onde derrotaram o adversário por 15 x 10.
O ponteiro Bruno Oliveira, o maior pontuador da partida, falou do que representou a conquista do ouro. "Para mim isso é tudo, pois tentei dois anos e não consegui, estávamos treinando desde o ano passado e este ano conseguimos ganhar a medalha de ouro. Além de ser o meu último ano na competição, estou super feliz", enfatizou.O grupo está invicto desde a etapa amapaense dos jogos escolares
Nas etapas classificatórias, o grupo venceu os times do Expoente Colégio e Cursos (AL) por 2 sets a 0, com parciais de 25 x 18, 25 x 21, e Colégio Dom Bosco por 2 sets a 1, 24 x 26, 25 x 21, 15 x 5.
Na semifinal, sexta-feira, 15, venceram a equipe do C.E.B.R.B. (AC) por 3 sets a 1, 15 x 21, 12 x 25, 25 x 19 e 25 x 16. 
Os Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional 15 a 17 anos, se encerraram neste sábado 16.Torcida amapaense empurrou o time do início ao fim do jogo
O coordenador de Esporte e Lazer da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer )Sedel), Ronaldo Miranda, comentou sobre o sucesso dos atletas.
"Graças à decisão política do governador Camilo Capiberibe, de enviar a delegação completa, possibilitou estarmos com mais chances de disputas por medalhas", disse, acrescentando que "desde 2011, o Amapá participa tanto na etapa de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos com o grupo completo de atletas", completou.Torcida invadiu a quadra para comemorar o título inédito junto com os atletas
Nesta edição dos Jogos Escolares da Juventude, o Amapá conquistou seis medalhas: ouro - vôlei masculino Colégio NEI; Ouro - tênis de mesa (equipes) Caio Lobato, representante do Colégio Podium, e Luan Morais, representante do Colégio Argos; ouro - tênis de mesa (duplas) Caio Lobato e Luan Morais; prata - tênis de mesa (individual) Caio Lobato, representante do Colégio Podium; prata - judô Taiane Rocha, representante da Escola Estadual Aracy de Mont´Alverne; bronze - judô Lilian Amaral, representante da Escola Estadual José Barroso Tostes, do município de Santana.
Cliver Campos/Sedel

sábado, 16 de novembro de 2013

Vôlei masculino amapaense disputa medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude

Alunos-atletas do Colégio NEI classifcaram o vôlei masculino amapaense na segunda divisão dos Jogos Escolares da Juventude, 15 a 17 anosA equipe de vôlei masculino, formada pelos estudantes do Colégio NEI (AP) e comandada pelo professor Eduardo, disputa neste sábado, 16, a medalha de ouro da modalidade nos Jogos Escolares da Juventude.
Nas etapas classificatórias, o grupo venceu os times do Expoente Colégio e Cursos (AL) por 2 sets a 0, com parciais de 25 x 18, 25 x 21, e Colégio Dom Bosco por 2 sets a 1, 24 x 26, 25 x 21, 15 x 5.
Na tarde desta sexta-feira, 15, no segundo jogo da semifinal, os meninos do NEI venceram a equipe do C.E.B.R.B (AC) por 3 sets a 1, 15 x 21, 12 x 25, 25 x 19 e 25 x 16. Os alunos-atletas do Colégio NEI jogarão a final na tarde deste sábado, às 16h, na quadra do Colégio Santa Catarina, localizado na Avenida Nazaré, em Belém (PA).
Vencendo ou não a partida final, eles já classificaram o vôlei masculino amapaense na segunda divisão da competição.
O ponteiro Caled Matheus Ferreira falou da importância da conquista. "Para o nosso time essa vitória foi muito importante, garantimos uma participação inédita da Região Norte numa final, além de subirmos para a segunda divisão dos Jogos, pois a cada jogo pegamos motivação e chegamos na final", enfatizou.
Em 2012, os alunos-atletas da Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café também classificaram o basquete masculino do Amapá na segunda divisão dos Jogos Escolares, com um vice-campeonato inédito para o Estado em modalidades coletivas. Na edição deste ano, o basquete disputou a segunda divisão e garantiu a permanência, o que mostra uma evoluçao do Amapá em modalidades coletivas dentro da competição.
Em 2014 haverá duas modalidades na segunda divisão do certame. Nas modalidades coletivas handebol (M/F), basquetebol (M/F), futsal (M/F) e vôlei (M/F) são organizadas divisões: 1ª, 2ª e 3ª, diferente das modalidades individuais, que são confrontos diretos entre os atletas.
Os Jogos Escolares da Juventude etapa nacional, 15 a 17 anos, se encerram neste sábado.
Cliver Campos/Sedel

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Basquete masculino do Amapá vence e permanece na segunda divisão dos Jogos Escolares da Juventude


A equipe de basquete masculino do Amapá, representada pelos alunos-atletas do Centro de Ensino Podium, venceu a Paraíba pelo placar de 65 x 48, na tarde desta quinta-feira, 14. Com esse resultado, o Estado permanece com a vaga na segunda divisão dos Jogos Escolares da Juventude, faixa etária 15 a 17 anos. Diferente das modalidades individuais, nas quais as disputas acontecem diretamente entre os jovens de todo o país, as coletivas funcionam com as primeiras, segundas e terceiras divisões.

"Foi muito bom manter o feito dos alunos do Gabriel de Almeida Café (CCA), que lutaram muito em 2012 para o basquete masculino do Amapá chegar na segunda divisão, demos o nosso máximo, porém não caímos de série", salientou o atleta Moisés Marques.

Já o atleta Marcus Oliveira, que ano que vem não participará da competição, também falou da experiência. "Não subimos e nem caímos de série, mantivemos a vaga do Amapá na segunda divisão. Esperamos as próximas equipes também manter ou subir de série", comentou.

Na edição de 2012, em Cuiabá, a equipe formada pelos alunos da Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café conquistou o vice-campeonato inédito numa modalidade coletiva para o Estado na competição, o que garantiu a classificação do basquete masculino na segunda divisão dos Jogos.

As meninas do futsal feminino, estudantes da Escola Estadual São Joaquim do Pacuí, que conquistaram a torcida paraense, venceram os dois primeiros jogos por 6 x 2 contra a equipe de Roraima, 5 x 2 a do Rio Grande do Norte, não têm mais chance de classificação, em virtude da derrota para a equipe de Minas Gerais por 4 x 01. Essa foi a primeira experiência delas na competição.

Nesta sexta-feira, 15, a equipe de vôlei masculina do Amapá (NEI) jogará a semifinal contra a equipe do estado do Acre, às, 16h, no Ginásio do Colégio Santa Catarina, localizado na Avenida Nazaré, 1016, bairro Nazaré. Em caso de vitória, classificará o Amapá para a segunda divisão.

Os atletas amapaenses também contam com o trabalho das fisioterapeutas Vanessa Moreira e Katiane Lima, que fazem o acompanhamento dos atletas antes das competições com alongamentos para prevenir lesões e depois com um tratamento para eliminar a dor, caso haja uma lesão mais séria.

Cliver Campos/Sedel

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Amapaenses participam da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas em Cuiabá

Os amapaenses Rosa Souza e Paulo Tupinambá estão participando da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, que começou no último sábado, 9, na aldeia instalada no Jardim Botânico, na região do Sucuri, em Cuiabá.
O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), garantiu a participação dos técnicos da secretaria como voluntários e observadores da competição, visando absorver as experiências da etapa nacional e adaptá-las na competição estadual.
Organizadores do evento, Carlos e Marcos Terena, e técnicos da Sedel, Paulo Tupinambá e Rosa Souza
Paulo Tupinambá e indígenas








Paulo Tupinambá e Rosa Souza auxiliando na mesa das súmulas dos Jogos
Paulo Tupinambá na aldeia dos Jogos Indígenas







O evento acontece até o próximo sábado, 16, com a participação de 1.600 índios, representantes de 48 etnias nacionais, além de lideranças indígenas de 16 países.
Organizados pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), os Jogos são patrocinados pelo Ministério do Esporte e contam com a parceira do do governo e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e da Prefeitura de Cuiabá.
A edição deste ano conta com o envolvimento dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Cultura, Justiça e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, além da Infraero.
Cliver Campos/Sedel