sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Reunião discute o Brasileiro de Handebol sobre Cadeiras de Rodas


Realização do Brasileiro de Handebol sobre Cadeiras de Rodas no Amapá vai dar um incentivo maior à prática do esporte paralímpico
Bastante proveitosa a reunião que deu início aos debates para a realização do Campeonato Brasileiro de Handebol sobre Cadeiras de Rodas no Amapá. O encontro ocorreu, na manhã desta sexta-feira, 31, no auditório da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
Estavam  presentes os presidentes da Associação Brasileira de Handebol sobre Cadeiras de Rodas, Décio Roberto Calegari; do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Jodoval Farias da Costa; da Associação dos Deficientes Físicos do Estado do Amapá (Adefap), José Carlos; o secretário da Sedel, Mário Brandão; paratletas, técnicos e dirigentes.
Para os presidentes da Adefap e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a realização do evento no Estado vai dar um incentivo maior à prática do esporte paralímpico e servir como base para outras competições nacionais e internacionais.
De acordo com Décio Calegari, a ideia de promover o campeonato no Estado é uma consequência da participação dos paratletas amapaenses em competições nacionais e internacionais, especialmente dos paratletas João Bosco e Lena Gomes e da técnica Luane Nascimento na Seleção Brasileira Mista de Handebol sobre Cadeiras de Rodas, que, em 2013, foi campeã mundial.
O presidente recebeu aplausos dos presentes quando disse que "aqui, no meio do mundo, nós vamos realizar o melhor campeonato da história do handebol sobre cadeiras de rodas".
O secretário Mário Brandão aproveitou a oportunidade para comunicar que, por determinação do governador Camilo Capiberibe, está criando um departamento específico das pessoas com deficiência, na Sedel, inclusive solicitou às entidades presentes que indiquem os nomes das pessoas que irão trabalhar nesse setor. Também anunciou a instalação de uma área vip destinada às pessoas com deficiência e idosos durante a inauguração do Zerão. Disse, ainda, que solicitou ao Ministério Público que, através de um dos termos de ajustamento de conduta, ceda um ônibus para o transporte de cadeirantes aos centros didáticos da Sedel.
Sobre o campeonato de handebol, o secretário disse que há todo interesse do governo em que o Amapá sedie a competição. Mas adiantou que é preciso um estudo bem minucioso, onde todos os detalhes sejam levantados, para que as delegações contem como o melhor possível em termos de hospedagem, alimentação, transporte e estrutura para os jogos.
Durante a reunião, ficou acertado que uma comissão de paratletas e dirigentes discutirá com os técnicos da Sedel a elaboração de um projeto apontando todas as necessidades da competição.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Governo incentiva a criação de conselhos de desporto e lazer nos municípios

O Governo do Amapá, por intermédio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), está incentivando a formação de conselhos de desporto e lazer em todos os municípios do Estado com o objetivo de formular, executar e acompanhar políticas públicas destinadas ao setor.

De acordo com o secretário Mário Brandão, a determinação do governador Camilo Capiberibe é de que essas organizações sejam braços da Sedel nos municípios, para que as ações do governo sejam distribuídas de acordo com a necessidade de cada unidade.
Inicialmente, os conselhos vão elaborar um calendário com os eventos tradicionais de cada município e projetos com o apoio técnico da Sedel, para captação de recursos públicos e privados, visando melhorar o desempenho das modalidades que mais se destacarem ou que proporcionem a inserção social de crianças e adolescentes, por meio do esporte.

"Nós queremos, ainda, que os conselhos incentivem a formação de grupos da maior idade, promovam atividades com pessoas com deficiência e estejam atentos aos atletas de ponta ou que se destacarem em suas modalidades, para que, através de um trabalho mais específico, possam se tornar de alto rendimento e levar o nome do Amapá em competições nacionais e internacionais", frisou o secretário.

Com a formalização dos conselhos em cada município, a Sedel terá condições de planejar e executar as ações esportivas que serão desenvolvidas nas unidades, além de viabilizar a construção de estruturas físicas.

"O governador Camilo Capiberibe quer que cada município tenha um complexo esportivo, com quadra coberta polivalente, campo de futebol, área de lazer e outras dependências e os conselhos de desporto e lazer serão muito importantes no acompanhamento desses projetos", disse Mário Brandão.

Para colocar a ideia em prática, a Coordenadoria de Apoio aos Municípios da Sedel finaliza as reuniões com desportistas e entidades de todos os municípios do Estado a fim de que, a partir de março deste ano, os conselhos já estejam formalizados.

Jorge Bitencourt/Sedel

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Presidente vem discutir Brasileiro de Handebol sobre Cadeiras de Rodas no Amapá

O presidente da Associação Brasileira de Handebol sobre Cadeiras de Rodas (ABRHACAR), Décio Roberto Calegari, estará em audiência com o secretário de Estado do Desporto e Lazer, Mário Brandão, nesta sexta-feira, 31, às 9h, para tratar da realização, no Amapá, do Campeonato Brasileiro de Handebol sobre Cadeiras de Rodas.

Décio Calegari já esteve várias vezes no Estado acompanhando o trabalho da República dos Esportes, cuja equipe de handebol sobre cadeiras de rodas esteve representando o Amapá por duas vezes no campeonato brasileiro da modalidade, tendo, inclusive, o atleta João Bosco Júnior e a técnica Luane Nascimento como integrantes da seleção brasileira. Bosco e Luane foram campeões mundiais em 2013, tendo recebido total apoio do Governo do Estado para participar da competição.Gerente do Núcleo de Esporte e Rendimento da Sedel, Olivaldo Nunes, reunido com o secretário da Sedel, Mário Brandão
De acordo com o gerente do Núcleo de Esporte e Rendimento da Sedel, Olivaldo Nunes, será muito importante para o Amapá sediar o campeonato, pois, além de motivar a participação de pessoas com deficiência em atividades esportivas, dará maior visibilidade ao projeto Esporte Paralímpico, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desporto e lazer. Esse projeto, segundo Olivaldo, visa levar atividades esportivas para pessoas com deficiência nas modalidades de atletismo, natação, goalbal (esporte praticado por cegos), tênis de mesa, bocha (esporte praticado por cadeirantes) e voleibol sentado.

Por outro lado, o Campeonato Brasileiro de Handebol sobre Cadeiras de Rodas vai oportunizar a realização do Curso de Classificação Funcional para fisioterapeutas, professores de Educação Física e médicos, além do Curso de Técnicos e Árbitros da modalidade, para professores de Educação Física e acadêmicos.

Geralmente, o Campeonato Brasileiro de Handebol sobre Cadeiras de Rodas dura em torno de uma semana, com a participação de aproximadamente 250 atletas de todo o país. A proposta inicial da Sedel, segundo o secretário Mário Brandão, é que a competição seja realizada em julho para que as delegações fiquem instaladas em escolas que têm banheiros adaptados e estrutura condizente com a necessidade dos atletas.

Jorge Bitencourt/Sedel

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Governador Camilo Capiberibe anuncia data de reinauguração do Estádio Zerão para 15 de fevereiro

Já está marcada a data de reabertura do principal palco esportivo do Amapá, o Estádio Milton de Souza Corrêa, o popular "Zerão". A festa de entrega será dia 15 de fevereiro, quando estão previstas duas atrações nacionais, uma musical e outra esportiva. O anúncio da data de reinauguração foi feito pelo governador do Amapá, Camilo Capiberibe, durante coletiva para a imprensa na residência oficial.
"Nós decidimos antecipar a data de entrega após um pedido da Federação Amapaense de Futebol (FAF), que nos solicitou a liberação do campo para a participação do representante do Amapá - o Santos - nas competições da Copa Verde e da Copa do Brasil", explicou o chefe do Executivo. Pela Copa Verde, o clube amapaense enfrenta o Princesa Solimões, do Amazonas, no dia 19 de fevereiro, em Macapá.Estádio Milton de Souza Corrêa, o popular ″Zerão″, é o único do mundo cujo gramado é dividido ao meio pela linha imaginária do Equador
Segundo Camilo Capiberibe, o governo conta com a ajuda do Ministério dos Esportes para levar ao gramado do Zerão um grande time do futebol brasileiro. Cogita-se a equipe do Flamengo do Rio de Janeiro. A outra opção para a festa de reabertura seria a realização de um grande clássico do futebol do Norte: o tradicional Re-Pa, como é chamado o jogo entre os paraenses Remo e Paysandu. Já como atração musical, o contato foi feito com o pagodeiro Dudu Nobre.
"Estamos conversando com os clubes. Há também a possibilidade de ser realizado o jogo da Amizade, que seria uma partida entre as seleções do Amapá e da Guiana Francesa", disse o governador.
Os serviços de reestruturação da cobertura e revitalização das entradas privativas, do muro e a edificação do Museu do Esporte e da Calçada da Fama, além da manutenção do gramado, chegaram a 98% da execução. Toda a estrutura física também foi adaptada de acordo com a Lei de Acessibilidade e os critérios de segurança estabelecidos no Estatuto do Torcedor. A imprensa terá à disposição oito salas de transmissão – espaço que antes era condicionado à metade da atual área.
Destacado por ser o único estádio do mundo cujo gramado é dividido ao meio pela linha imaginária do Equador, o Zerão conta agora com outra peculiaridade: sua arquibancada foi arquitetada para formar o desenho da Bandeira do Amapá. Agora faltam apenas pequenos ajustes para receber o público novamente.
Da segunda etapa, que corresponde aos preparativos para receber a pista de atletismo, 80% dos serviços foram concluídos. Durante a coletiva, o governador adiantou que pretende fechar uma cooperação técnica com o governo cubano para trazer ao Estado profissionais de diversas modalidades do atletismo. A ideia é peneirar atletas que tenham potencial para disputar vagas nos Jogos Olímpicos de 2017, que serão realizados no Rio de Janeiro.
"A entrega antecipada mostra a nossa capacidade de gestão e o nosso compromisso com o esporte. Ela significa o resgate do futebol, que sempre teve um papel importante na vida do Estado, e, em junho, com a entrega da segunda etapa, será o início de uma nova fase no atletismo amapaense", avaliou Camilo Capiberibe.
O valor total das obras do Zerão é de R$ 12,644 milhões.

Elder Abreu/Secom

Com o apoio do Governo do Amapá, Tiago Trator vai defender cinturão do Jungle Fight

O atleta Tiago Trator, da Academia Nocaute Team, vai defender o cinturão da categoria peso leve, até 70 quilos, do Jungle Fight, o maior evento de MMA da América Latina, no dia 2 de fevereiro, em Salvador. Tiago, que é patrocinado pelo Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), conseguiu o cinturão da sua categoria ano passado, no Rio de Janeiro, ao vencer o atleta Geraldo Luan Santana, de Curitiba.
Na manhã desta segunda-feira, 27, ele foi recebido pelo secretário do Desporto e Lazer, Mário Brandão, se dizendo bastante confiante na vitória, até porque, com o apoio que vem recebendo do governo, através da Sedel, conseguiu empreender um ritmo alucinante de treinamento e, com isso, se sente mais do que preparado para enfrentar qualquer desafio e manter no Amapá o cinturão da sua categoria.
Tiago Trator está com 26 anos de idade, tendo começado a treinar MMA aos 19. Estreou na categoria peso médio, até 77 quilos, depois baixou para 70 quilos, peso leve, sendo campeão invicto (seis lutas, seis vitórias) e se tornando um dos atletas de ponta do MMA nacional, o que lhe faz vislumbrar a possibilidade de assinar com o UFC, que é o maior evento de MMA do mundo, ainda este ano.
Para manter o cinturão, Tiago vai enfrentar o atleta Ary Santos, de Campos dos Goitacazes, Rio de Janeiro, que está na vez no desafio ao atleta amapaense. A luta vai ser transmitida ao vivo pelo Sport TV e pelo canal fechado Combate, a partir das 21h do dia 2 de fevereiro, sendo que a viagem do atleta amapaense a Salvador será nesta quinta-feira, 30.

Jorge Bitencourt/Sedel

sábado, 25 de janeiro de 2014

Como legado dos Jogos Olímpicos, Amapá quer fortalecer o tênis de mesa

Três medalhas nos Jogos Escolares de 2013, disputados em Belém, terceiro colocado na disputa de duplas nos Jogos Sul-Americanos Escolares, em 2010, e campeão juvenil estadual, em 2012. Esses são alguns dos títulos conquistados pelo atleta do tênis de mesa Caio Silva, um dos expoentes da modalidade no Estado. Aos 17 anos, o mesatenista é uma das apostas do Projeto Amapá Olímpico, iniciativa que conta com o apoio da Federação de Tênis de Mesa do Amapá (FTMA) e tem como objetivo desenvolver a modalidade no extremo Norte do país.
Por meio da estruturação da modalidade no Estado, os dirigentes locais buscam contribuir para que os atletas amapaenses representem o estado de origem em competições de nível nacional, visto que muitos acabam se mudando para treinar e competir por outras unidades da Federação.
"Queremos mostrar para o Brasil e para o mundo o valor e qualidade do povo amapaense. Nossa miscigenação é extremamente favorável à prática esportiva e precisamos trazer para cá políticas públicas capazes de atender com instalações físicas e capacitação de recursos humanos uma demanda reprimida dentro do universo escolar de mais de 700 alunos que escolheram o tênis de mesa como esporte principal", comenta o presidente da FTMA, Alan Cardoso.
Segundo Caio – que conta com o apoio do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte para custear os materiais de treinos –, a iniciativa já contribuiu para o aumento de praticantes do tênis de mesa no Amapá.
"O Norte e o Nordeste têm desenvolvido uma ótima estrutura para o tênis de mesa, além de ter um importante trabalho com técnicos, que é desenvolvido pela Federação. Competir pelo estado onde nasci influencia no aumento do número de praticantes de tênis de mesa aqui. Além disso, a visibilidade que a modalidade terá nos Jogos Olímpicos de 2016 também contribuirá para difundir a modalidade no país", diz o atleta, que tem como ídolo no esporte o mesatenista cearense Thiago Monteiro.
"Gosto muito do estilo de jogo dele. Assim como eu, ele joga com a empunhadura clássica", enfatiza Caio, referindo-se ao modo como os atletas do tênis de mesa seguram a raquete durante a partida.
O recente resultado nos Jogos Escolares de 2013, em Belém, apenas concretizou o desempenho de Caio, que já havia participado de mais quatro competições escolares nacionais, conquistando duas pratas em Fortaleza (2010), um ouro em Curitiba (2011) e um ouro e um bronze em Cuiabá (2012). Até 2016, o atleta promete conseguir mais títulos e intensificar a rotina de treinos para buscar uma vaga para disputar sua primeira competição olímpica.
"Os trabalhos irão continuar e todos os meus treinos serão voltados para 2016. Minhas expectativas são as melhores. Chegar lá já é um sonho, e estrear em casa vai ser ainda melhor", afirma.
Investimento nacional
Em 2013, foram firmados quatro convênios – no valor total de mais de RS 9,1 milhões – com a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) para o desenvolvimento da modalidade no país. Entre os recursos repassados está o montante de RS 1.789.460,82 para a estruturação de quatro centros de treinamentos da modalidade – em São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Paulo e Santos – e ajuda de custo para sete atletas da seleção brasileira. A parceria também prevê a contratação de comissão técnica, incluindo dois treinadores estrangeiros e a aquisição de equipamentos e materiais para a modalidade.
Outro convênio, no valor de R$ 3.493.047,44, prevê a participação dos atletas das categorias adulto e jovem em competições internacionais e sessões especiais de treinamento, em Paris, na França.
"Os investimentos foram muito importantes, pois antes treinávamos com material nacional ou material importado que já estava desgastado. Agora temos a oportunidade de treinar em diferentes materiais. Além disso, pela primeira vez num ciclo olímpico temos a oportunidade de participar dos principais eventos do circuito mundial e contar com os melhores treinadores e especialistas na área de ciências do esporte", destaca Alaor Azevedo, presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.
Jorge Bitencourt/Sedel

Centro Didático Rosa Ataíde desenvolve trabalho de reabilitação; inscrições abertas

Em 2013, o Centro Didático Rosa Ataíde recebeu em torno de 1.900 alunos, chamando atenção à turma de hidroginástica para idosos
Crianças, adolescentes e idosos, na faixa etária de 8 a 100 anos, que quiserem participar das atividades do Centro Didático Rosa Ataíde poderão procurar o local a partir desta segunda-feira, 27, para fazerem as suas inscrições. O Centro fica localizado na Rua São José, atrás do Ginásio Avertino Ramos, no Centro.

Segundo o diretor Jason Lemos, por contar com profissionais especializados em reabilitação, o Centro Rosa Ataíde recebe todos os anos uma grande demanda de pessoas que estiveram envolvidas em algum tipo de acidente doméstico, no trabalho ou no trânsito ou, ainda, que apresentam sequelas de AVC, paralisias e doenças cardiorrespiratórias.

De acordo com a idade, os interessados podem fazer suas matrículas nas modalidades de natação terapêutica, balé, dança de salão, pilates, hidroterapia, hidroginástica e tênis de quadra, sendo obrigatória a apresentação do atestado médico ou prescrição semelhante que indique o trabalho adequado para cada aluno.
Em 2013, o Centro Didático Rosa Ataíde recebeu em torno de 1.900 alunos, chamando atenção à turma de hidroginástica para idosos, com cerca de 600 alunos, que ao longo do ano tiveram vários problemas de saúde amenizados graças ao trabalho dos professores dessa modalidade. Muitos desses idosos frequentam o Centro há vários anos e isso é importante para que eles gozem sempre de uma boa saúde.

As inscrições de novos alunos no Centro Rosa Ataíde começam a partir de segunda-feira e se estendem até 30 de janeiro, no horário das 8h às 11h30 e das 14h às 17h. As aulas estão previstas para começar no dia 10 de março.
Jorge Bitencourt/Sedel

Secretário Mário Brandão acompanha obras do Zerão

Atendendo determinação do governador do Amapá, Camilo Capiberibe, o secretário de Estado do Desporto e Lazer, Mário da Silva Brandão, vem acompanhando pessoalmente, passo a passo, a finalização da primeira etapa das obras do Estádio Milton de Souza Corrêa, o Zerão. Na manhã de quinta-feira, 23, o titular da Sedel esteve vistoriando as obras da área administrativa, arquibancadas e campo de futebol, acompanhado do administrador do Estádio, Edson Santos, do presidente da Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Amapá, Ramilton Farias, do presidente da Associação dos ex-jogadores de Futebol do Amapá, Germano Tiago e do técnico da Sedel, Romulo Rocha.

A comitiva observou o processo de implantação das cadeiras, que já está sendo finalizado, sendo que o diferencial nesse projeto é que vista de longe a arquibancada do Zerão terá o desenho da Bandeira do Amapá, uma ideia do próprio governador Camilo Capiberibe, que dará um visual todo especial ao Estádio. Em seguida, a visita se estendeu aos banheiros, vestiários, estacionamentos, bilheterias, acessibilidade para pessoas com necessidades especais e o local onde ficará a ambulância.

Os presidentes da Acleap e dos ex-jogadores se mostraram satisfeitos com as obras do Zerão, com destaque para o tratamento que será dado aos profissionais de imprensa, arbitragem e jogadores. Ramilton Farias elogiou a estrutura das cabines, a área onde ficarão os equipamentos de televisão e o acesso da imprensa ao campo de futebol. Germano Tiago destacou a perfeição do gramado, a rampa de acesso às pessoas com deficiências, saídas de emergência, vestiários, acesso à ambulância e bombeiros.

"A preocupação do Governo do Estado, através da Sedel é de oferecer boas condições para os frequentadores, atletas, profissionais de imprensa, e alunos das escolinhas de atletismo e futebol de campo, já que, além de estádio de futebol, o Zerão funciona como Centro Didático, oferecendo esporte e lazer para crianças e adolescentes em situação de risco social", ressaltou o secretário.

Após a conclusão das obras, a administração e manutenção do espaço continuarão sob a responsabilidade da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

Cliver Campos/Sedel

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Secretário do Desporto e Lazer realiza primeira reunião de 2014 com os diretores dos Centros Didáticos

Foto: Felipe Facundes

O secretário do Desporto e Lazer, Mário Brandão, realizou na manhã desta quarta-feira, 22, a primeira reunião de 2014 com os diretores dos Centros Didáticos coordenados pelo Governo do Estado do Amapá, através da Sedel. O encontro foi para ouvir dos diretores às necessidades dos centros e tomar conhecimento do cronograma de atividades para o ano letivo de 2014.
"Atendendo determinação do governador Camilo Capiberibe, todos os centros didáticos deverão intensificar suas ações com vistas à inserção social de crianças, jovens e adolescentes através do esporte e do lazer, além de proporcionarem as mesmas atividades aos idosos. Por isso, estaremos diuturnamente em contato com todos os diretores dos centros para que eles implementem essas ações", disse o secretário.
Durante o encontro, além de garantir apoio material, de pessoal e logístico aos centros, o secretário exigiu que os diretores apresentem um calendário de atividades até o final deste mês, inclusive com modalidades esportivas que anteriormente não eram oferecidas em alguns centros. "Nós precisamos trabalhar com praticamente todas as modalidades de campo e de quadra, até porque temos excelentes profissionais na Sedel que estão dispostos a exercerem suas atividades com mais dinamismo em favor da comunidade, especialmente a mais carente", salientou Mário Brandão.
Com relação aos idosos, o secretário exigiu que os diretores criem em cada centro um grupo da melhor idade com vistas a proporcionar atividades que melhorem a autoestima dos idosos.
Estiveram presentes na reunião a coordenadora de Formação Esportiva (Cofe), Silvia Cristina Quaresma; diretor do Núcleo Educacional Esportivo (Need), Agostinho Lopes e os diretores dos centros didáticos: Avertino Ramos, Francisca Ione Bentes; Ginásio Poliesportivo de Santana, Raimundo Cordeiro; Piscina Capitão Euclides Rodrigues (Piscina Olímpica), Iracema Alves; Rosa Ataíde Jarson Lemos, Paulo Conrado Rodrigo Macêdo; Piscina Chico Noé, Everson Lima; Augusto Antunes, Juliana Melo, Milton de Souza Corrêa Rogelson Martins e Novo Buritizal Alessandro Coelho Gomes.

Vale ressaltar que os Centros Didáticos já estão realizando as matrículas e rematrículas, de segunda a sexta-feira, das 8 h às 12 h e das 14 h às 18 h, em várias modalidades esportivas.

Cliver Campos/Sedel

Parceria com o SESC possibilita ações da Sedel aos moradores da Zona Norte




O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), assumiu hoje, 22.01, a administração e manutenção do Centro Comunitário de Esporte e Lazer do Serviço Social do Comércio (Sesc), que fica localizado na rodovia do Curiaú, bairro Jardim Felicidade I. A cerimônia contou com a presença do diretor Regional e a diretora de Programas Sociais do SESC, Glicério Tavares da Silva e Cristina Castro, respectivamente, do secretário de Estado do Desporto e Lazer, Mário da Silva Brandão, técnicos do SESC e da Sedel e pessoas da comunidade.


A solenidade finalizou o Termo de Cooperação Técnica, celebrado entre os SESC e a Sedel, com o aval do governador do Amapá, Camilo Capiberibe. No entanto, a parceria entre os dois órgãos vai continuar como bem frisou o diretor Regional Glicério Tavares da Silva. Segundo ele, as ações da Sedel vão dar maior dinamismo e fortalecer a execução do Projeto Resgatando a Cidadania, que vem sendo implementado em várias unidades do órgão. Glicério lembrou que a comunidade do entorno do Centro é muito carente e precisa de um espaço de esporte e lazer que atenda as suas necessidades.
O secretário Mário Brandão destacou o momento impar, quando o governo passa a administrar e manter a estrutura de um órgão tão importante como o SESC. “Para nós é uma grande responsabilidade e, por isso, daremos as condições necessárias para que o Centro receba o maior número de pessoas possíveis, até porque o governador Camilo e a vice-governadora Dora têm determinado que as ações da Sedel sejam levadas, realmente, a quem mais precisa. Mário Brandão completou afirmando que já está mais do que provado que o esporte diminui a violência, e influencia positivamente na formação do caráter do cidadão. “Então a Sedel vai contribuir, do Oiapoque ao Laranjal do Jari, para que a população amapaense conte com mais e mais ações esportivas e de lazer”, finalizou.
Inaugurado em 03 de janeiro de 2010, o local, que recebe agora a denominação de Centro Didático Curiaú, conta com quadra coberta polivalente, quadras de areia, banheiros masculinos e femininos e administração. A sua localização possibilita atendimento aos moradores dos bairros Jardim Felicidade I e II, Novo Horizonte, Ipê, Infraero I e II, Açaí, Brasil Novo e até mesmo da comunidade quilombola do Curiaú.
Inicialmente o Centro vai atender pessoas na faixa etária de 06 a 17 anos, com escolinhas de handebol, voleibol, basquetebol e futsal, além de realizar várias atividades esportivas e de lazer com idosos. A ideia da Sedel é ir mais longe, realizando parcerias com o SESC e outros órgãos, e a iniciativa privada, para que o espaço seja aproveitado em muitos outros projetos de inserção social.

Fotos: Felipe Facundes

       
 Jorge Bitencourt/Sedel

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Curso de Formação de Árbitros de Futsal abre inscrições

O Governo do Estado do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, promove o I Curso de Formação de Árbitros de Futsal, no período de 17 a 22 de Fevereiro de 2014.
O curso tem o apoio da Liga Santanense de Futsal e será destinado para acadêmicos de educação física, profissionais da área e desportistas, a partir de 18 anos.
As inscrições ocorrem no período de 20 de janeiro a 10 de fevereiro, na Secretaria do Ginásio Poliesportivo de Santana.

Interessados devem entrar em contato com o diretor do Ginásio de Santana, José Raimundo Cordeiro, pelo telefone 9147-6150.
Cliver Campos/Sedel

Transferência do Centro Comunitário de Esporte e Lazer do SESC para a Sedel

O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, e o Serviço Social do Comércio (Sesc), no Amapá, assinam Termo de Cooperação Técnica para a transferência da administração do Centro Comunitário de Esporte e Lazer, no bairro Jardim Felicidade I, à Sedel. Com a tranferência, a Sedel vai implantar o Centro Didático para a realização de atividades esportivas, culturais e sociais, benefíciando os moradores do bairro e áreas adjacêntes.
A solenidade de repasse da unidade ocorrerá nesta quarta-feira, 22, às 10h, na Rodovia do Curiaú, bairro Jardim Felicidade I.
Local:Centro Comunitário de Esporte e Lazer do Sesc
Horário:22/01/2014 às 10:00h
Endereço:Rodovia do Curiaú, bairro Jardim Felicidade I
Contatos: Cliver Campos: 8126 0880 / 9175 8550, Jorge Bitencourt 9123 6605


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Sedel de cara nova



A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer está de cara nova e já está funcionando em seu novo endereço na Rua: Eliezer Levy, esquina com Mendonça Júnior, bairro central de Macapá.

Em valorização e por acreditar no Esporte Local, o Governo do Estado do Amapá disponibilizou um novo espaço para melhor atender todos os segmentos da sociedade e do esporte.

Com este feito a Secretaria saiu das dependências do Ginásio Avertino Ramos, que passará por reformas e abrigou a Sedel por quase 20 anos. O local é um novo referencial para a comunidade, graças ao esforço conjunto do governador do Amapá Camilo Capiberibe e do Secretário do Desporto e Lazer, Mário Brandão.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Começam as matrículas e rematrículas nos centros coordenados pela Sedel

Os centros didáticos coordenados pelo Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, já iniciaram as matrículas e rematrículas para novos alunos das escolinhas de diversas atividades esportivas.

Os centros atendem pessoas na faixa etária de 6 a 17 anos para iniciação esportiva e treinamento, pessoas idosas e jovens a partir de 17 anos para academia. Vale ressaltar que as inscrições são gratuitas, os interessados deverão apenas levar a documentação exigida no ato destas.

O período de rematrículas no Centro Didático Parque Aquático Capitão Euclides Rodrigues (Piscina Olímpica) ocorrerá no período de 13 a 24/01/2014. Matrículas de novos alunos, de 27/01 a 24/02. Horário de matrículas: das 8h às 11h30 / 14h30 às 17h30.
Modalidades: natação, níveis I , II III, treinamento, acesso, escolinha de natação para adultos. Turmas: manhã, tarde, noite.

Documentação necessária: RG, comprovante de residência, 2 fotos 3x4, atestado médico.
Avenida Procópio Rola, entre as ruas Hildemar Maia e Santos Dumont - Santa Rita.

Centro Didático Rosa Ataíde

Rematrículas: 13/01/2014 até o dia 24/01/2014
Matrículas alunos novos 27/01 até 31/01/2014
Documentos necessários: rematrícula xerox
Natação: classificador, atestado médico e declaração escolar
Yoga e Pilates: atestado médico, classificador amarelo de plástico
Tênis de quadra: classificador azul-transparente, declaração escolar
Hidroginástica: atestado médico, classificador verde-plástico
Balé: declaração escolar, classificador vermelho-plástico
Dança de salão e ginástica de academia
Classificador preto-plástico
Matrículas alunos novos

Obs: para os alunos atuais da dança de salão e ginástica de academia serão necessários somente a confirmação de rematrícula e um classificador
Rua São José - Centro, ao lado do Prodap

Ginásio Poliesportivo Avertino Ramos

Rematrículas e matrículas das escolinhas
O período de matrícula para todos os alunos incluindo os que já são alunos, 13 a 17 de janeiro ou até preencher as vagas
Modalidades: futsal, basquete, vVôlei e badminton
Documentos: declaração da escola
Comprovante de residência
Certidão de Nascimento ou RG do aluno
Não é necessário cópia
Rua Cândido Mendes - Centro

Centro Didático Raimundo Adamor Picanço "Vanderlei"

De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30
Declaração escolar e 1 foto 3 x 4
Faixa etária: 9 a 17 anos
Futebol de campo, futsal, vôlei e basquete
Rua Jovino Dinoá, ao lado do Siac Beirol

Ginásio Paulo Conrado

As rematrículas iniciam na segunda-feira, 20, a partir das 8h, e irão até o dia 7 de fevereiro de 2014. Matrículas para novos alunos ocorrerão no período de 17 a 28 de fevereiro
Modalidades: vôlei, basquete e futsal
Documentação: 2 fotos 3x4, 1 classificador, declaração escolar atualizada e cópias do comprovante de residência, Certidão de Nascimento ou RG
Rua General Rondon - Centro

Ginásio de Santana

Cópias do RG ou Certidão de Nascimento, comprovante de residência, 2 fotos 3x4, declaração escolar
Modalidades: academia, futsal, vôlei, handebol, basquete, capoeira, karatê, malhação feliz (3ª idade)
Obs: menor de idade deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis; grupo da terceira idade não precisa de declaração escolar

Município de Santana

Os centros Augusto Antunes, Piscina Capitão Chico Noé, Milton de Souza Corrêa e Novo Buritizal estão em definição.

Cliver Campos/Sedel

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Sedel vai assumir o Centro Esportivo do Sesc no bairro Jardim Felicidade I

Centro Comunitário do Sesc será repassado para a Sedel no próximo dia 22 (Foto: Felipe Facundes)O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), assumirá a administração do Centro Comunitário de Esporte e Lazer do Serviço Social do Comércio do Amapá (Sesc Amapá), localizado na Rodovia do Curiaú, bairro Jardim Felicidade I.

Os técnicos dos dois órgãos reuniram-se nesta quarta-feira, 15, para tratar dos últimos ajustes do Termo de Repasse do Centro, que será assinado no dia 22, às 10h, e possibilitará a transferência e, por conseguinte, a realização de várias atividades esportivas, culturais e sociais no local.

De acordo com o secretário da Sedel, Mário Brandão, o Centro receberá a denominação de Centro Didático Curiaú e contará, inicialmente, com os profissionais que trabalham no Centro Didático Chico Noé, do bairro do Laguinho, que passa por reformas. Esses profissionais estarão empenhados na iniciação esportiva nas modalidades de quadra, na faixa etária de 6 a 17 anos, além de trabalhos com idosos e pessoas da comunidade.Centro possibilitará atividades esportivas para crianças e adolescentes (Foto: Felipe Facundes)
Para a técnica do Sesc Amapá, Cristina Castro, diretora de Programas Sociais, o Termo vai além do repasse da estrutura física para a Sedel, pois o órgão também dará apoio às atividades no Centro e será parceiro em vários projetos que beneficiem crianças e adolescentes em situação de risco e, também, a comunidade de um modo geral.

O Centro Didático Curiaú conta com quadra coberta polivalente, quadras de areia, banheiros masculinos e femininos e administração. A sua localização possibilita o atendimento aos moradores dos bairros Jardim Felicidade I e II, Novo Horizonte, Ipê, Infraero I e II, Açaí, Brasil Novo e até mesmo da comunidade quilombola do Curiaú.

Ascom/Sedel

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Sedel está funcionando em novo endereço





A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer já está funcionando em novo endereço, na Rua: Eliezer Levy, esquina com Mendonça Junior – Centro.