segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

QUINTA FELIZ NA FOLIA



O Núcleo de Esporte, Participação e Aventura da Sedel promove amanhã, 25, a partir das 14h30, a programação Quinta Feliz na Folia/2014, com a participação dos idosos que fazem parte do projeto. A concentração dos brincantes será em frente ao Ginásio Paulo Conrado. Depois, eles saem em micareta no percurso: Avenida Coriolano Jucá, Rua Tiradentes, Avenida Presidente Vargas, Rua São José, Avenida Raimundo Álvares da Costa, Rua Cândido Mendes, com chegada no Ginásio Avertino Ramos, onde haverá: palavra das autoridades e baile, com a escolha da fantasia mais original, do rei e da rainha do Quinta Feliz e do folião mais animado. No final da programação será servido um lanche aos frequentadores.
Na foto, frequentadores do projeto, que estarão participando da programação do Quinta Feliz na Folia 2014.

REUNIÃO NA SEPLAN



A secretária Áurea Brito reuniu-se hoje, 24, pela manhã, com o secretário de Planejamento do Estado, José Ramalho, com quem tratou assuntos relacionados ao Orçamento 2014 da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer. 

Secretária da Sedel discute andamento de obras na Seinf


          Atendendo orientação do governador do Estado, Camilo Capiberibe, a secretária do Desporto e Lazer, Áurea Brito, reuniu-se, na manhã de hoje, 24, com o secretário de Estado da Infraestrutura, Amilton Coutinho, visando dar andamento aos trâmites de vários projetos da Sedel, que estão em fase de formatação e licitação na Seinf. Além dos dois secretários, participaram da reunião, pela Sedel, a técnica em projetos, Alderinda Ferreira, e, pela Seinf, o chefe de Gabinete, Izautino Monte, o gerente de Custos e Orçamento, Marcos Rocha, e o coordenador de Planejamento e Projetos, Odailson Picanço.
Inicialmente, Áurea Brito se referiu às obras do Centro Didático Avertino Ramos, cuja licitação será lançada tão logo a Seinf conclua alguns ajustes na planilha original de valores. O projeto contempla serviços de reforma na quadra, arquibancadas, dependências administrativas, vestiários, cabines de imprensa, alojamentos, sistema de iluminação, instalações hidráulicas e hidro sanitárias; implantação de sistema de ventilação, de uma academia de musculação, adequação para criação de espaços às federações, e, ainda, a construção de uma nova fachada.
Em seguida, a secretária da Sedel tratou da revitalização e urbanização do Estádio Municipal Antônio Vilela, o Vilelão, em Santana, fruto de um convênio entre o governo e a prefeitura local. Para a conclusão da segunda etapa da obra, que envolve as reformas das arquibancadas, cabines de imprensa e a construção de quadras esportivas, faltam apenas acertos administrativos entre a prefeitura e o governo do Estado.
Ainda para Santana, secretária da Sedel tratou das reformas do Estádio Augusto Antunes, que compreende serviços nas cabines de imprensa, alojamentos, quadras e no sistema de iluminação, e, também, da construção de duas praças esportivas naquele município.
Com relação à reforma do Centro Didático Capitão Euclides Rodrigues, a Piscina Olímpica, Áurea Brito foi informada que estão sendo ultimados os projetos técnicos para que se dê andamento ao processo licitatório. O projeto contempla reforma nas dependências administrativas, nas duas piscinas, arquibancadas e construção de mais uma sala e de uma nova fachada.
Chamou atenção de Áurea Brito o estágio avançado dos projetos de reforma e construção de 15 arenas em praças da capital e de Santana. Ela conseguiu incluir nesse rol de obras a revitalização do Centro Didático Novo Buritizal, na Zona Sul de Macapá.
Sobre a reforma do Centro Didático Chico Noé, que já está sendo executada, a Seinf prometeu realizar, ainda, a reforma e ampliação da parte administrativa, que passará a ter dois pavimentos, além da construção de novos banheiros com acessibilidade e vestiários.
Especificamente sobre o Estádio Zerão, Áurea Brito foi informada pelo secretário Amilton Coutinho que a Seinf está empenhada em concluir o mais rápido possível o projeto técnico para a construção da nova arquibancada dentro dos padrões exigidos pela FIFA. O titular da Seinf também adiantou que, no mais tardar até junho, a pista de atletismo será inaugurada. Cumpre salientar que a manutenção do Zerão ficará a cargo da Sedel, por se tratar de um Centro Didático desta secretaria.
No final da reunião, Áurea Brito e Amilton Coutinho pediram empenho dos técnicos, para que a Sedel conte com estruturas físicas em condições de desenvolver suas ações em benefício de todos os segmentos desportivos do Estado e a da população em geral.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

REUNIÃO

A nova secretária Áurea Brito reuniu-se com mais um grupo de funcionários da Sedel, na manhã de hoje, 21. Ela pediu o engajamento de todos nas ações de estruturação e fortalecimento dos setores da Sedel e reafirmou o seu compromisso em valorizar cada servidor.
                                     

 





quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Secretária Áurea reúne-se com funcionários da Sedel

Por Jorge Bitencourt

A nova secretária da Sedel, Áurea Brito, reuniu-se, hoje, com os funcionários do turno da tarde. Depois da apresentação de praxe, Áurea Brito argumentou que fará uma gestão voltada para a valorização dos servidores, a estruturação de todos os setores do Sedel, inclusive os seus centros didáticos, e à viabilização de projetos que façam do esporte um meio de inclusão social. Áurea disse, ainda, que o sucesso da nova administração depende do esforço de todos. Por isso, pediu que a equipe esteja sempre coesa, para que a Sedel avance muito mais.
A secretária aproveitou a oportunidade para anunciar que a senhora Socorro Neves é a nova chefe de Gabinete da Sedel.




Secretária Áurea Brito e a nova chefe de Gabinete da Sedel, Socorro Neves

Projeto Quinta Feliz recebe a visita da nova secretária da Sedel

Por Jorge Bitencourt

A secretária de Estado do Desporto e Lazer, Raimunda Áurea Brito de Lima, visitou, no final da tarde de hoje, 20, o projeto Quinta Feliz, coordenado pelo Núcleo de Esporte, Participação e Aventura (NEPA), da Sedel, e executado no Centro Didático Paulo Conrado. O projeto atende, em média, 100 idosos, todas as quintas-feiras, no horário das 16 às 18 horas, sendo de fundamental importância para o desenvolvimento físico e mental dos beneficiados.

De acordo com o coordenador do NEPA, Felipe Lacerda, o projeto conta com cinco professores de educação física e cinco monitores, que trabalham, com os idosos, atividades em várias modalidades esportivas e de lazer. Uma das alunas mais aplicadas é Dona Aida Gemaque da Silva, a Vovó Iaiá, que entrou para o Guiness Book of Records como a pessoa mais velha do mundo a saltar de paraquedas.

Para o professor Roberto Sena, é uma experiência muito gratificante proporcionar momentos de alegria aos idosos do projeto. Já a professora Rosa Souza, acredita que os participantes têm uma vida muito melhor, até porque, além das atividades físicas, eles recebem muito carinho de todos os profissionais envolvidos.

Maravilhada com dedicação dos técnicos da Sedel e dos idosos, a secretária Áurea Brito disse que vai articular a participação de outros órgãos do governo no projeto, citando como exemplo as secretarias de Saúde, de Educação e de Inclusão e Mobilização Social. "Nós precisamos trazer mais parceiros para dentro do projeto e assim fazer com que os nossos idosos contem com serviços essenciais a sua melhor qualidade de vida", acrescentou Áurea Brito.

Os coordenadores aproveitaram para anunciar a realização da programação de carnaval do projeto, no dia 25 deste mês, a partir das 14h30, começando com uma Micareta, que sai do Ginásio Paulo Conrado até o Ginásio Avertino Ramos, onde haverá o Baile de Carnaval, inclusive com escolha do Rei e Rainha Momos.

Nas fotos:
Secretária Áurea Brito, técnicos da Sedel e participantes do projeto e a Vovó Iaiá em partida de voleibol


Nova secretária da Sedel vista Estádio Zerão

Por Jorge Bitencourt

A nova secretária de Estado do Desporto e Lazer, Raimunda Áurea Brito de Lima, visitou na manhã desta quinta-feira, 20, as instalações do Estádio Milton de Souza Corrêa, o Zerão, que também faz parte da estrutura administrativa da Sedel, como um dos seus centros didáticos.
Depois de percorrer as dependências administrativas e sala do Corpo de Bombeiros, a titular da Sedel, que esteve acompanhada do coordenador de Apoio aos municípios, Jader Cavalcante, se reuniu com o administrador geral do Estádio, Ezequías Martins, que fez um relato das necessidades do Zerão e colocou a secretária a par do cronograma de atividades do ano letivo de 2014.
Secretária Áurea Brito visitando as instalações do novo Zerão

Sobre o novo Zerão, Áurea Brito voltou a afirmar que a decisão do governo em retomar o projeto de reconstrução do estádio, com novas arquibancadas, gramado, sistemas de som e iluminação, parte administrativa e cabines de imprensa, bem como a construção da pista de atletismo, reflete justamente o tempo de mudança pelo qual o Amapá está passando, onde todos os setores são privilegiados.
Ela também destacou que os serviços realizados no estádio vão proporcionar condições extremamente ideais para o desenvolvimento das escolinhas que funcionarão naquele centro didático.
Assim como o Zerão, os demais centros didáticos da Sedel em Macapá e em Santana estarão recebendo a visita da nova secretária. Ela quer conhecer as realidades estruturais e funcionais e as programações para o ano letivo de 2014 dos centros, adiantando que vai manter contato permanente com os diretores e acompanhar pessoalmente o andamento dos projetos.

Sedel vai a Oiapoque discutir com caciques os Jogos Indígenas 2014

Por Jorge Bitencourt
A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) vai participar da Assembleia Geral dos Povos Indígenas do Amapá, que, este ano, acontece na aldeia Tukay, no município de Oiapoque, no período de 24 a 28 de fevereiro, com as presenças dos caciques das diversas tribos indígenas amapaenses, organismos governamentais e sociedade civil organizada.
De acordo com a secretária Áurea Brito, os técnicos da Sedel, Jader Cavalcante, coordenador de Apoio aos Municípios, Paulo César Silva de Almeida, coordenador dos Jogos Indígenas do Estado do Amapá, e Ricardo Alcântara, técnico administrativo, vão apresentar aos caciques uma minuta do projeto dos Jogos Indígenas 2014, para que sejam acordadas as principais questões pertinentes à programação que será desenvolvida durante as competições.Coordenador dos Jogos Indígenas, Paulo Tupinambá, secretária da Sedel, Áurea Brito, e coordenador de Apoio aos Municípios da Sedel, Jader Cavalcante
Segundo a secretária da Sedel, os jogos fazem parte de uma grande ação de governo em favor dos povos indígenas do Amapá. O objetivo principal é de proporcionar, às diversas tribos espalhadas por todo o Estado, momentos de lazer e entretenimento, além de envolvê-las em competições esportivas que levam em conta os costumes e as tradições dos índios amapaenses.
O projeto dos Jogos Indígenas 2014 detalha as ações do Governo do Estado, através da Sedel, relacionadas às competições, materiais, logística e alimentação de todos os envolvidos no evento. Contudo, adianta a secretária Áurea Brito, a equipe de técnicos da Sedel está orientada a colher sugestões junto aos caciques para aperfeiçoar ainda mais o projeto.
Em 2013, os Jogos Indígenas aconteceram em agosto, na aldeia do Manga. Este ano, a sede e a data do evento farão parte das discussões durante a Assembleia, com a palavra final sendo dada pelos próprios caciques.
A partir das definições na grande reunião, as equipes da Sedel estarão empenhadas em acertar todos os detalhes para que os Jogos deste ano alcancem o sucesso das edições anteriores.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

UDE O MÁXIMO

Muitos aplausos para a equipe da UDE/SEDEL, que com muita garra e dinamismo trabalhou na inauguração do Novo Zerão. Parabéns Michella e todos os funcionários!

MUSEU DO FUTEBOL

O museu "Exposição do Futebol Amapaense" foi uma das grandes atrações para o público que prestigiou no sábado, 15, a reinauguração do Estádio Milton Souza Corrêa, o Novo Zerão. O museu resgata a história do futebol amapaense, valorizando jogadores e clubes que se destacaram na modalidade.



 

INAUGURAÇÃO DO NOVO ZERÃO


Muita festa no evento que entra para a história do futebol amapaense: a inauguração do Novo Zerão.
Na solenidade oficial de entrega da obra, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, garantiu mais de R$ 4 milhões para a construção de uma nova arquibancada, recursos para reforma e ampliação da piscina olímpica e para a construção de dois centros de iniciação esportiva em Macapá e Santana. O governador do Estado falou da satisfação de entregar a obra do Zerão, destacando que até o mês de junho estará inaugurando a pista de atletismo, com a realização de um meeting de atletismo internacional, para marcar o evento.
Camilo Capiberibe homenageou os ex-atletas e juntamente com o ministro Aldo, secretário Mário Brandão, deputada Janete Capiberibe, senador João Alberto Capiberibe e vice-governadora Dora Nascimento, descerraram a placa inaugural do Novo Zerão.





 

MASTER E PROFISSIONAIS

O governador Camilo Capiberibe e o secretário Mário Brandão visitaram, em seus respectivos hotéis, na manhã de sábado, 15, as seleções de Master do Amapá e Carioca e o jogadores profissionais do amapá. Em clima de descontração, Camilo Capiberibe e Mário Brandão foram muito bem recebidos pelas delegações.
No Master, os amapaenses venceram pelo placar de 2 x 1. Os gols foram de Zé Roberto e Miranda para o selecionado cá de casa e, para os cariocas, marcou o grande Cláudio Adão.
Na principal, a Seleção Brasileira goleou os amapaenses pelo placar de 5 x 1. O gol dos amapaenses foi marcado por Luciano Júnior e para a Seleção Brasileira marcaram Natan, Leandro, Evandro (duas vezes) e Boschilia.




ALMOÇO COM CRONISTAS

Como parte da programação de inauguração do novo Zerão, ocorrido sábado, 15, o governador Camilo Capiberibe e o secretário de Desporto e Lazer, Mário Brandão, almoçaram com os cronistas esportivos do Estado. De parabéns todos os narradores, comentaristas, repórteres, cinegrafistas, fotógrafos e técnicos que fizeram a melhor cobertura da solenidade oficial, da homenagem aos ex-atletas e dos jogos.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

SELEÇÃO BRASILEIRA SUB-20 FAZ RECONHECIMENTO DO GRAMADO DO ZERÃO

Bastante movimentado o treino da Seleção Brasileira Sub-20, no início da noite de hoje, para reconhecimento do gramado do Estádio Zerão. Antes dos atletas de linha entrarem em campo, os goleiros Marcos, do Fluminense, e Rodolfo, do Atlético Mineiro, fizeram um treino separado, sendo exigidos bastante em cobranças de falta.
Depois, entrou em campo o restante do time, que foi inicialmente entregue aos preparadores físicos. Em seguida, começou o rachão com a participação dos jogadores amapaenses Marba Junior e Anderson, que atuaram para completar dois times.

Ao final, o governador Camilo Capiberibe, o senador João Alberto Capiberibe e o secretário da Sedel, Mário Brandão trocaram informações com o supervisor da CBF, Roberto Valdemar, e o administrador Gustavo Cupertino sobre as condições do campo e as reformas que foram feitas para que o Zerão seja palco de grandes competições nacionais e internacionais.
O governador Camilo Capiberibe e o secretário da Sedel, Mário Brandão também pousaram para fotos ao lado do assessor de imprensa da CBF, Gregório Fernandes, e do técnico Alexandre Gallo, que depois, em entrevista coletiva a imprensa, ao lado do goleiro Marcos e do atacante Mosquito, divulgou a escalação da Seleção Brasileira Sub-20 para o jogo de amanhã.



A Seleção Brasileira Sub-20 começa o jogo com: goleiro: Marcos, Zagueiros: Gabriel e Igor, Laterais: Willian e Caique, Meias: Eduardo, João Afonso e Natan, Atacantes: Leandro, Carlos e Bruno.