segunda-feira, 31 de março de 2014

Governo apoia participação de judocas no campeonato brasileiro

Por Jorge Bitencourt
Seis atletas da Associação Equipe Pedrão de Artes Marciais receberam do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, as passagens aéreas que garantirão a participação deles no Campeonato Brasileiro Regional de Judô, que acontece em Fortaleza-CE, no período de 3 a 7 de abril deste ano. A entrega dos bilhetes aconteceu no final da tarde de hoje, 31, no gabinete da secretária da Sedel, Áurea Brito, que ficou bastante motivada com a promessa de mais medalhas para o judô do Amapá numa competição nacional.
Os seis beneficiados são Glauber do Vale, atual campeão amapaense da categoria sub 13, até 28 quilos; Lais Fernandes, tetracampeão do campeonato amapaense, categoria sub 18, até 48 quilos; Lucas Ramos, campeão amapaense sub 18, até 50 quilos; Raulene Marciel, campeã amapaense sub 18, até 44 quilos; Taiane Rocha, vice-campeã brasileira dos Jogos Escolares, campeã amapaense, campeã regional, categoria sub 18, até 40 quilos; e Joddy Quaresma, campeão amapaense sub 18 até 31 quilos.
De acordo com o presidente e técnico da Associação, Pedro do Rosário Cunha Gonçalves, os seis atletas fazem parte do projeto social da entidade, que hoje atende 150 pessoas, entre crianças, adultos e idosos. Vale acrescentar que, para participar do projeto, as crianças devem estar matriculadas na rede pública de ensino e apresentar bom rendimento escolar.

Quando a participação dos seus atletas no Campeonato Brasileiro, Pedro acredita que eles estarão disputando medalhas em suas respectivas categorias. “Nós intensificamos os treinamentos para fazer bonito no campeonato e trazer mais medalhas para o judô amapaense”, disse o presidente.

quinta-feira, 27 de março de 2014

FESTA SURPRESA PARA SOCORRO NEVES

A família Sedel fez uma pausa no trabalho e realizou, agora a pouco, festa surpresa para comemorar o aniversário da nossa chefa de Gabinete, Socorro Neves. Como sempre, muita descontração nos parabéns pra você e nos abraços e beijos da turma cá de casa a essa pessoa que vem contribuindo para fortalecer ainda mais a união de toda a equipe cá de casa. A nossa secretária Áurea Brito e todos os colegas receberam os agradecimentos da aniversariante, que disse estar muito feliz por fazer parte da família Sedel. Que a felicidade esteja sempre presente em sua vida, Socorro! Parabéns!













quarta-feira, 26 de março de 2014

Mesatenistas cubanos estão no Amapá potencializando atletas locais



Por Jorge Bitencourt
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, está viabilizando a permanência, por noventa dias no Amapá, dos mesatenistas cubanos Jorge Moisés Campos Valdez e Johan Mora. Os dois atletas, juntamente com o presidente da Federação de Tênis de Mesa do Amapá (FTMA), Alan Cardoso, foram recebidos na manhã de hoje, 26, pela secretária da Sedel, Áurea Brito, que aproveitou a oportunidade para tratar de vários projetos que vão dar uma nova roupagem ao tênis de mesa no Estado.
De acordo com Áurea Brito, dentre estes projetos está à vinda de técnicos cubanos ao Amapá, que está sendo articulada pelo próprio governador Camilo Capiberibe, objetivando estruturar e aprimorar o tênis de mesa no Estado, desde a iniciação até o auto rendimento, a importação de materiais e equipamentos e a capacitação de profissionais especificamente para essa modalidade.
Os mesatenistas cubanos, recebidos pela secretária da Sedel, fazem parte da Seleção Cubana de Tênis de Mesa. Jorge Moisés, de 22 anos, foi medalha de bronze no Pan de Guadalajara, em 2011, e João Moura, 26 anos, foi campeão latino americano em 2013, sendo graduado em educação física, com especialização em auto rendimento em tênis de mesa.
A presença dos mesatenistas cubanos no Amapá é fruto de um acordo de cooperação entre o Governo local e a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa com a interveniência da FTMA. Durante a estadia no Estado, eles vão potencializar, através de treinamento específico, os atletas amapaenses, que estão se preparando para o Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, que acontecerá no período de 22 a 25 de maio, em Fortaleza-CE.



terça-feira, 25 de março de 2014

Indígenas vão contar com ações do governo durante os Jogos de 2014


Por Jorge Bitencourt

Representantes de vários órgãos da administração estadual estiveram reunidos na manhã de hoje, 25, no auditório do Superfácil Beirol, para definir a participação de cada um na programação dos Jogos Indígenas 2014. De acordo com a secretária de Estado do Desporto e Lazer, Áurea Brito, a ideia é fazer com cada setor coloque os seus serviços à disposição dos indígenas, principalmente na final dos Jogos, que vai acontecer no mês de agosto na aldeia Manga, no município de Oiapoque.
Os Jogos Indígenas do Amapá, que ficaram paralisados por oito anos, voltaram a ser realizados na administração do governador Camilo Capiberibe, através da Sedel, que está responsável pela elaboração da tabela, fornecimento de materiais esportivos, arbitragem, alimentação das equipes nas seletivas e na grande final, transporte e premiação.
Segundo o cronograma elaborado pela Coordenadoria de Apoio aos Municípios da Sedel, as eliminatórias vão acontecer no período de 18 a 29 de junho nas aldeias Kumenê, Kumarumã, Tukai, Manga, Galibi e Aramirã, com a participação de atletas das etnias Galibi Marworno, Galibi Kalinã, Palikur, Karipuna, Wajãpi, Tiriyó, Kaxuyana, Txikuyana, Apalai e Wayana, que disputarão corrida com tora, corrida com jamachí, corrida livre, subida no açaizeiro, natação, futebol de campo, cabo de guerra, canoagem, arco e flecha, pescaria, arremesso de lança, zarabatana, pintura corporal e contos e mitos.
“Este ano, a diferença vai ser a presença de vários órgãos da administração direta e indireta do Estado na programação, o que vai tornar os jogos muito atrativos, inclusive, abrindo um leque de serviços de cidadania e atividades paralelas nas áreas culturais, sociais e de empreendedorismo em favor dos indígenas”, adiantou a secretária Áurea Brito.
De acordo com a titular da Sedel, só para se ter uma ideia da oferta de serviços e atividades, estão inseridos na organização do evento as secretarias Extraordinária dos Povos Indígenas, de Transporte, de Desenvolvimento Rural, de Inclusão e Mobilização Social, da Comunicação, de Cultura e de Turismo, além da policiais Militar e Federal, Funai, Corpo de Bombeiros, rede Superfácil, 34° BIS e as prefeituras de Oiapoque e de Pedra Branca do Amapari.
Para o secretário Extraordinário dos Povos Indígenas, Coaracy Macial, será de fundamental importância à participação de boa parte da máquina administrativa do Estado nos Jogos Indígenas. “Na final dos jogos são esperadas mais de quatro mil pessoas, entre atletas e seus familiares, lideranças indígenas e pessoal de apoio. Por isso, será muito importante que o governo aproveite esse momento e se faça presente, com ações importantes em benefício dos povos indígenas”, explicou Coaracy.
Na próxima segunda-feira, 31, a partir das 9 horas, todos os órgãos envolvidos com a organização e execução dos Jogos Indígenas 2014 voltam a se reunir no auditório do Superfácil Beirol. “Depois dessa reunião e da visita técnica que faremos ao município de Oiapoque e em algumas aldeias da região nós fecharemos a programação que vai ser executada durante as seletivas e na final dos Jogos”, completou a secretária Áurea Brito.



ENCONTRO

Secretária da Sedel, Áurea Brito, recebendo em seu gabinete o vereador santanense, Venício Santos (PSB), e o gerente de Articulação Institucional da Sedel, Juan Monteiro. Na pauta do encontro vários projetos na área esportiva e de lazer que serão colocados em prática no Município de Santana, para beneficiar, principalmente, a juventude local.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Governo do Amapá apoia 1º Campeonato de Quarentões do Bairro Novo Buritizal


Por Cliver Campos

Iniciou na noite de sábado, 22, com apoio do Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), o 1º Campeonato de Futebol dos Quarentões do Bairro Novo Buritizal. O evento reúne 78 atletas, divididos em seis equipes representando os países Brasil, Suíça, Itália, Alemanha, França e Espanha.

O técnico Jonas Duarte, no ato representante da secretária do Desporto e Lazer, Áurea Brito, falou sobre a importância do certame. Para ele, os centros didáticos por estarem mais perto da comunidade, devem fomentar o esporte comunitário, oferecendo saúde e lazer para crianças, jovens, adultos e pessoas idosas, além de outras modalidades esportivas. "E é isso que o Governo do Amapá estás fazendo, através da Sedel", comentou.

A competição é uma organização da Associação Recreativa dos Quarentões do Bairro Novo Buritizal (ARQBN), fundada no dia 4 de março de 2009, visando oportunizar aos associados, interação, práticas saudáveis como o esporte e o lazer.

O presidente da Associação, Adelcio Furtado, destacou a importância da primeira competição para os associados. "Os quarentões surgiram com o propósito de promover ações de esporte e lazer para seus associados, hoje temos 96, agradecemos ao Governo do Amapá, através da Sedel, que apoiou o nosso primeiro campeonato", disse.

A competição ocorre no Centro Didático do Bairro Novo Buritizal, ao lado do Siac da Zona Sul. O governo garantiu a estrutura do local, material esportivo, bolas e premiação. O campeonato se encerra no dia 29 de abril.



 

Paratletas do Amapá conquistam 32 medalhas no Circuito Caixa


Por Jorge Bitencourt

A delegação de paratletas do Amapá, que esteve competindo no Circuito Caixa de Loteria Norte/Nordeste de Atletismo e Natação, em Natal-RN, foi à sexta colocada na classificação geral, de um total de 32 que participaram do evento, aparecendo, no quadro geral de medalhas, com 12 de ouro, 8 de prata e 12 de bronze. A participação da delegação amapaense só foi possível graças ao apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), que fez a doação de 30 passagens aéreas aos paratletas cegos, amblíopes (baixa visão) e deficientes físicos com paralisia cerebral e amputação de membros e, também, aos demais integrantes da delegação.
Pela Associação Amapaense de Esporte para Pessoa com Deficiência (AAEPED) participaram 14 paratletas nas provas de corrida, arremesso de peso e lançamento de dardo e disco e, pela  Associação dos Cegos e Amblíopes do Amapá (ACAAP), dois paratletas, que disputaram nas provas de arremesso de peso e lançamento de disco e dardo.
De acordo com a organização do Circuito Caixa, o quadro de medalhas dos paratletas amapaense foi o seguinte: Igor de Souza Miranda (ouro nos 100 metros rasos, 200 metros rasos e arremesso de peso) Alessandro Brito de Souza (bronze no lançamento de dardo e foi quarto lugar no lançamento de disco); Gilson Machado da Silva (prata nos 100 e 200 metros rasos e ouro nos 400 metros rasos); Luis Silva de Miranda (ouro no lançamento de dardo e prata no arremesso de peso); Romário da Silva Feio (ouro nos 400 metros rasos, prata nos 100 metros rasos e bronze nos 200 metros rasos); Weliton Carlos Santos da Silva (bronze nos 200 e 400 metros rasos); Edinelza Brito Amorim (bronze nos 200 metros rasos); Fabrícia Marreiros de Carvalho (ouro nos 400 metros rasos e bronze nos 100 e 200 metros rasos; Márcia Cristina de Almeida Oliveira (ouro no arremesso de peso e lançamento de disco e bronze nos 400 metros rasos); Yndiraima Alessandra Santos Cunha (ouro no lançamento de dardo e prata no arremesso de peso e lançamento de disco); Adrielson Cleiton Fernandes Pereira (prata no arremesso de peso); Renato Pinheiro da Silva (prata nos 400 metros rasos e bronze nos 100 metros rasos); Luiziane da Silva Feio (ouro nos 100 e nos 400 metros rasos); Erilene Gomes Paiva (prata lançamento de dardo e bronze no arremesso de peso) e Jocivaldo (bronze no lançamento de disco).
Cumpre salientar que por decisão do governador Camilo Capiberibe, a Sedel, além de projetos voltados para a pessoa com deficiência nos seus centros didáticos, passou a realizar os Jogos Paralímpicos Escolares Amapaenses, que reúne os alunos/atletas das escolas públicas e privadas do Estado, com deficiência física, intelectual e visual, na faixa etária de 12 a 20 anos, e, também, viabiliza a participação dos campeões locais na etapa nacional dos jogos, denominada de Paralimpíadas Escolares, promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.
Em 2012, nas Paralimpíadas, o Amapá participou com uma delegação de 35 componentes, nas modalidades de atletismo, bocha, goalball, tênis de mesa, tendo conseguido 06 medalhas no atletismo, 04 medalhas de prata e 02 medalhas de bronze. Em 2013, a delegação foi de 39 componentes, conquistando 06 medalhas no atletismo, 02 medalhas de ouro, 02 medalhas de prata e 02 medalhas de bronze.
A secretária da Sedel, Áurea Brito, parabenizou os paratletas amapaenses pelas medalhas conquistadas no Circuito Caixa e voltou a enfatizar a disposição do governador Camilo Capiberibe em fazer com que o esporte seja um grande instrumento de inserção social influencie positivamente na melhor qualidade de vida do cidadão, especialmente das pessoas com deficiência.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Atleta de 11 anos vai representar o Amapá em torneio de badminton



O atleta Alexandre Guilherme Vaz Cavalcante, com apenas 11 anos de idade, vai representar o Amapá na 1ª Etapa de Niterói de Badminton, que vai acontecer no período de 27 a 30 deste mês. O atleta é uma das maiores promessas do badminton local, sendo que a sua participação no torneio de Niterói-RJ, que vai reunir os atletas de elite da modalidade, só está sendo possível com o apoio do governo do Estado, através da Sedel.
Ontem, 20, Alexandre e seu pai, Agnaldo Ricardo Cavalcante da Silva, foram recebidos pela secretária de Estado do Desporto e Lazer, Áurea Brito, que disse acreditar em um bom desempenho do atleta na competição, considerando-se a sua performance dentro e fora do Estado.
Alexandre começou a treinar badminton no Centro Didático Avertino Ramos. Ano passado, no Amapá, o atleta conquistou o primeiro lugar na categoria sub 11 e segundo lugar na categoria sub 17 nos torneios promovidos pela Federação Amapaense de Badminton. Em Fortaleza, Ceará, no I Campeonato Aberto de Badminton, Alexandre foi primeiro lugar em dupla e terceiro individual, categoria sub 13.
Em Niterói, o atleta quer fazer o máximo possível para trazer o título da categoria sub 13 para o Amapá, além de se aprimorar ainda mais tecnicamente, visando às etapas local e nacional dos jogos escolares.
A secretária Áurea Brito voltou a afirmar que a Sedel, por decisão do governador Camilo Capiberibe, está sempre de portas abertas para  incentivar novos talentos e valorizar os atletas amapaenses em todas as modalidades esportivas. 




quinta-feira, 20 de março de 2014

Jogos Indígenas 2014 são decididos em reunião com caciques na Sedel



Jorge Bitencourt
Em reunião com lideranças indígenas do município de Oiapoque, no gabinete da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), ficou decidido que as seletivas dos Jogos Indígenas de 2014 serão realizadas no mês de junho nas aldeias Kumarumã, Kumenê, Tukay, Manga, Galibi e Wajãpi. A solenidade de abertura do evento está prevista para o dia 21 de abril em uma das aldeias de Oiapoque, a ser definida até o final de março.
Participaram do encontro à gestora da Sedel, Áurea Brito; o secretário Extraordinário dos Povos Indígenas, Coaracy Macial; os caciques de Oiapoque, Luciano, Yerwolay, Jackson, Azarias, Colares, Raimundinho, Tiago, Olivaldo, Felipe, Júlio, Ivan, Rosinaldo, Nivaldo, Bira, Miguel, Paulo (coordenador dos caciques); as mulheres caciques Creuza e Verônica; o vereador de Oiapoque, Ramon dos Santos; além do diretor da Coordenadoria de Apoio aos Municípios da Sedel, Jáder Cavalcante, e os técnicos da Coam, Ricardo Alcântara e Paulo Tupinambá.
Os Jogos Indígenas do Amapá, que ficaram paralisados por oito anos, voltaram a ser realizados na administração do governador Camilo Capiberibe, através da Sedel, que está responsável pela elaboração da tabela, fornecimento de materiais esportivos, arbitragem, alimentação das equipes nas seletivas e na grande final, transporte e premiação.
Ano passado foram realizadas seis seletivas, com a participação de cerca de 3.500 atletas das aldeias de Oiapoque, Parque do Tumucumaque e Norte do Pará. Este ano, os técnicos do projeto acreditam que vão participar dos Jogos cerca de quatro mil atletas das etnias Galibi Marworno, Galibi Kalinã, Palikur, Karipuna, Wajãpi, Tiriyó, Kaxuyana, Txikuyana, Apalai e Wayana, que disputarão corrida com tora, corrida com jamaxi, corrida livre, subida no açaizeiro, natação, futebol de campo, cabo de guerra, canoagem, arco e flecha, pescaria, arremesso de lança, pintura corporal e contos e mitos.
Por decisão dos caciques, ficou acertado que a premiação (até 2013 era de medalhas e troféus) será artesanal, confeccionada pelos próprios índios, como forma de impulsionar o artesanato indígena. Também foi decidido que a sede da final dos Jogos será a aldeia que melhor se classificar nas seletivas.
A secretária da Sedel, Áurea Brito, disse que, por orientação do governador Camilo Capiberibe, os Jogos Indígenas de 2014 contarão com o aparato de boa parte das secretarias de governo, que oferecerão vários serviços aos indígenas, durante a final da competição, onde se espera uma concentração de mais de quatro mil participantes, entre atletas, familiares e pessoal de apoio.
A programação também conta com a realização de uma feira de artesanato, culinária, pintura e cultura indígena.