domingo, 20 de novembro de 2011

Indios mostram que são bons de bola na aldeia Manga



Evento marca o encerramento dos Jogos Indígenas 2011

Uma grande festa marcou o início das disputas finais dos Jogos Indigenas na aldeia do Manga, 18km da sede oiapoquense. Mais de 500 atletas representando etnias como palikur, uaça, gabili, tyrió estão na disputa do título de destaque da temporada. Corrida de tora, subida no açaizeiro, zarabatana, arco e flecha, corrida normal, corrida do jamachi e pintura indígena são algumas das modalidades que estão sendo disputadas na região. O cacique Carlos Anicá está feliz por ver que o Manga tem a infraestrutura necessária para receber a comunidade das zonas Norte e Sul do Estado para a realização deste evento. “É uma grande alegria sediar a final dos Jogos e saber que em 2012 vamos disputar competição nacional como já foi apresentado pelo governador Camilo”, lembrou o cacique Anicá.

Empolgado com sua delegação já que é uma das vitoriosas na disputa de futebol, derrotando o Tumucumaque, os Palikur, da comunidade Aracauá, o cacique Gilberto Iaparrá disse que a realização destes jogos fazem bem para todos porque serve como forma de fortalecer a integração entre os povos, mas lembrou que os Karipuna, de Oiapoque já chegaram a ser campeões de futebol na sede da região “Nosso povo está feliz com os jogos e queremos lembrar da necessidade de investimento em atividades como esta. O secretário de esportes e o governador do Amapá estão de parabéns pela bela organização no evento, e gostaria de lembrar que temos uma equipe na região que faz a diferença que é o Karipuna, já vimos em Oiapoque ele ser campeão e a maioria dos jogadores é índio”, finalizou.

Para o secretário de desporto e lazer, Luiz Pingarilho a unificação de vontades, tanto do governador Camilo em se posicionar de forma determinante na realização deste evento como da comunicação pela organização da mídia e da secretaria de políticas indígenas serviu para confirmar o sucesso deste evento que termina neste domingo. E que vença o melhor, aliás os melhores de cada categoria”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário