O Estado de São Paulo recebeu, entre 23 e 26 de março, a visita de representantes das federações de futebol da Alemanha e da Inglaterra com o objetivo de conhecer centros de treinamento que poderão receber as seleções durante a Copa do Mundo da Fifa de 2014. As vistorias foram acompanhadas pelo Comitê Paulista e pelo Comitê Organizador Local (COL).
Se somadas, as visitas das duas delegações foram a 24 espaços (entre hotéis e centros de treinamento) nas cidades de Barueri, Águas de Lindóia, Mogi das Cruzes, Guarujá, Santos, Cotia e São Paulo. Esta é a segunda visita das duas federações ao estado, que fazem uma triagem dos centros de treinamento oferecidos no país e devem retornar no fim do ano para uma avaliação mais detalhada. Austrália e Estados Unidos também já conheceram algumas das 80 opções de centros de treinamento paulistas candidatos a receber uma seleção em 2014.
Os Centros de Treinamento de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo são formados por um hotel e um centro de treinamento e são a base das seleções durante a preparação e participação na Copa. Os equipamentos devem atender a alguns requisitos básicos, como distância máxima de 1 hora entre o hotel e o aeroporto, hotel a aproximadamente 20 minutos do CTS (considerando o deslocamento com batedores), hotel com no mínimo 55 quartos com ar-condicionado e/ou calefação e área de fitness, por exemplo. "As seleções não vem ao país a passeio, vem para vencer em campo e portanto são muito criteriosas quanto ao locais a serem escolhidos como centro de treinamento", diz Raquel Verdenacci, coordenadora executiva do Comitê Paulista.
A escolha do local de treino é da própria seleção, com base em um catálogo organizado pelo COL com todos os equipamentos do Brasil que se inscreveram e atenderam aos pré-requisitos. O Estado de São Paulo apresenta a maior oferta do País: atualmente 80 CTS em 43 municípios estão inscritos, o correspondente a 30% do total. Há grande variedade entre os candidatos, que estão localizados em grandes cidades, no campo, na serra e na litoral.
Portal da Copa
Com informações do Comitê Paulista
Nenhum comentário:
Postar um comentário