Aconteceu na manhã desta terça-feira, 6, no auditório da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), reunião envolvendo diretores e professores de Educação Física da Rede Pública de Ensino (Estadual e Municipal) e escolas privadas. A reunião contou com a presença do secretário da Sedel, Luiz Pingarilho e de técnicos do Núcleo de Esporte e Rendimento (NER).
O secretário abriu os trabalhos com discurso solicitando empenho e envolvimento das escolas para o sucesso dos Jogos Escolares deste ano. Pediu também que os alunos-atletas sejam bem treinados e preparados para um bom desempenho na competição, haja vista que os melhores atletas representarão o Amapá nas Olimpíadas Escolares do ano em curso. “O governador Camilo Capiberibe é o maior incentivador dos Jogos Escolares tanto que, este ano nós estaremos realizando os jogos em todos os 16 municípios do nosso estado cabendo a cada prefeitura a responsabilidade na efetivação do evento. As escolas campeãs de cada município virão até Macapá para as disputas finais de onde sairão as escolas campeãs, que serão as nossas representantes na etapa nacional”, comentou o secretário.
Após o pronunciamento do secretário, quem tomou a palavra foi a diretora do NER, Sônia Cristina com a participação da psicóloga Nayara Karoline Montenegro. Sônia expôs sobre o novo regulamento do COB sobre as novas modalidades que serão implementadas, este ano, nas Olimpíadas Escolares. Sônia também falou sobre a questão dos professores que não são registrados no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Pediu para que os professores providenciassem seus registros pois, somente os professores registrados poderão viajar com seus alunos para as Olimpíadas Escolares.
A diretora também reafirmou aos presentes a data da abertura oficial dos Jogos Escolares, prevista para o dia 13 de abril, no Ginásio Avertino Ramos.
As Olimpíadas Escolares são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com o Ministério do Esporte.
Na edição deste ano, a etapa dos alunos de 12 a 14 anos, acontecerá em Poços de Caldas, Minas Gerais, de 6 e 15 de setembro. Já a etapa de 15 a 17 anos, será disputada em Cuiabá, Mato Grosso, entre os dias 25 de novembro e 8 de dezembro.
Em 2011 foi realizada em João Pessoa a maior edição das Olimpíadas Escolares, para alunos de 12 a 14 anos. Com o recorde de 3,5 mil atletas, os jovens participaram de nove dias de competições intensas, na busca de medalhas em 12 modalidades.
As Olimpíadas, que têm grande potencial de detecção de talentos esportivos no Brasil, envolvem mais de dois milhões de estudantes, de 40 mil escolas de 3,6 mil municípios brasileiros, nas etapas regionais.
Informações à Imprensa
Jornalista Rodolfo Santos
Ascom / Sedel
Contatos: (96)3212-5136 / 9121-4353
E-mail: rodolfo.soares1953@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário