quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Governo incentiva a criação de conselhos de desporto e lazer nos municípios

O Governo do Amapá, por intermédio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), está incentivando a formação de conselhos de desporto e lazer em todos os municípios do Estado com o objetivo de formular, executar e acompanhar políticas públicas destinadas ao setor.

De acordo com o secretário Mário Brandão, a determinação do governador Camilo Capiberibe é de que essas organizações sejam braços da Sedel nos municípios, para que as ações do governo sejam distribuídas de acordo com a necessidade de cada unidade.
Inicialmente, os conselhos vão elaborar um calendário com os eventos tradicionais de cada município e projetos com o apoio técnico da Sedel, para captação de recursos públicos e privados, visando melhorar o desempenho das modalidades que mais se destacarem ou que proporcionem a inserção social de crianças e adolescentes, por meio do esporte.

"Nós queremos, ainda, que os conselhos incentivem a formação de grupos da maior idade, promovam atividades com pessoas com deficiência e estejam atentos aos atletas de ponta ou que se destacarem em suas modalidades, para que, através de um trabalho mais específico, possam se tornar de alto rendimento e levar o nome do Amapá em competições nacionais e internacionais", frisou o secretário.

Com a formalização dos conselhos em cada município, a Sedel terá condições de planejar e executar as ações esportivas que serão desenvolvidas nas unidades, além de viabilizar a construção de estruturas físicas.

"O governador Camilo Capiberibe quer que cada município tenha um complexo esportivo, com quadra coberta polivalente, campo de futebol, área de lazer e outras dependências e os conselhos de desporto e lazer serão muito importantes no acompanhamento desses projetos", disse Mário Brandão.

Para colocar a ideia em prática, a Coordenadoria de Apoio aos Municípios da Sedel finaliza as reuniões com desportistas e entidades de todos os municípios do Estado a fim de que, a partir de março deste ano, os conselhos já estejam formalizados.

Jorge Bitencourt/Sedel

Nenhum comentário:

Postar um comentário