sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Esporte e Responsabilidade Social no IAPEM





Nesta sexta feira, 20, a equipe do Núcleo de Participação e Aventura da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) esteve visitando o Presídio Estadual, a convite da direção da unidade. Esta foi a primeira parceria entre o IAPEM e Sedel, assinada pelo secretário Diego Duarte através de atividade esportivas. Um Campeonato de futebol foi realizado num campinho de terra batida localizado nos fundos do presídio, mais precisamente no pavilhão 1. Foram duas partidas interessantes. A primeira decidiu quem seriam os classificados em 3º e 4º lugares e a segunda decidiu o campeão e o vice.
Percebeu-se então, a presença de um número expressivo de agentes penitenciários, profissionais essenciais e indispensáveis dentro de um presídio, e que, na maioria das vezes, colocam suas vidas em risco para zelar pela tranqüilidade e segurança da própria sociedade. Na verdade, um grupo de jovens com a grande responsabilidade de manter a ordem e a segurança do local. Uns cuidando da portaria, outros da segurança interna dos pavilhões e todos participando do processo de ressocialização com os detentos.
Logo que os atletas entraram em campo ficou claro que se tratava de um presídio onde a maioria de seus presidiários são jovens que se envolveram diretamente ou indiretamente com o tráfico de drogas. Muitos deles reincidentes.
Foram duas partidas realizadas debaixo de um sol escaldante sob os olhares da direção do presídio e toda a sua equipe de Trabalho. Destaque para Vagalume, que marcou três gols na rodada. Outras atividades como atletismo, tênis de mesa, corrida e outros foram realizados pelos técnicos do Nepa/Sedel.
Para José Roque, o dia de lazer no Iapem serviu para valorizar ainda mais os profissionais da Sedel e uma responsabilidade social da secretaria que tem a frente o secretário Diego Duarte “E estamos aqui para a primeira de uma série de atividades que irão beneficiar os apenados através do esporte”,. Lembrou o professor.
Claudio Cesar Pereira, Diretor-Presidente Estadual do Instituto de Administração Penitenciária, que assumiu o Iapem neste ano lembrou que a vontade era aumentar ainda mais a relação entre a comunidade carcerária, o esporte e a imprensa e ressaltou, que através do esporte muitas pessoas já se tornaram grandes cidadãos e conseguiram algo na vida. “Esse é o pensamento do Governo do Estado, investir na ressocialização do apenado para ver no futuro eles de volta à sociedade’, destacou o diretor.
Ao final da competição não existia um campeão. Na realidade, todos estavam com a sensação de campeões por terem tido a oportunidade de contribuir com a ressocialização daqueles jovens. O próximo projeto a ser realizado no presídio deve ser em parceria com a Sedel e, provavelmente, na próxima quarta-feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário