O secretário de Desporto e Lazer, Rogério Salvador, e equipe do Núcleo de Esportes, Participação e Aventura, representada pelo professor Roberto de Sena, participaram na manhã desta quarta-feira, 27, da XXI Assembleia de Avaliação e Planejamento dos Povos Indígenas do Oiapoque, na aldeia do Manga.
O objetivo foi levar alguns esclarecimentos sobre a não realização das finais dos Jogos Indígenas 2012 e apresentar algumas propostas para a competição em 2013. O cancelamento do certame no ano passado ocorreu em virtude de três jovens indígenas do Kumarumã que se perderam na mata, e a comunidade pediu a paralisação dos Jogos. Graças a Deus a comunidade conseguiu encontrá-los.
As propostas apresentadas pela Sedel foram: realizar as finais dos Jogos 2012 na aldeia do Manga, em abril próximo, e o encerramento dos Jogos Indígenas deste ano na aldeia Santa Izabel. As comunidades de Kumarumã, Manga, Santa Izabel, Kumenê, Flexa, Encruzo, Espírito Santo, Kutiti, Arumã, Paxiubal, Curipi, Estrela, Japim, Taminá, Ariramba, Uara, Kunanã e Galibi, que estavam presentes no evento, aprovaram.
O secretário Rogério Salvador sugeriu às comunidades que produzam farinha para os Jogos. "Ao invés de trazermos de Macapá, o produto será utilizado na alimentação dos atletas. Isso é uma maneira de valorizar a cultura indígena", considerou.
As datas para as etapas finais dos Jogos Indígenas do ano passado foram as seguintes:
Seletiva Wajãpi: período de 2 a 4 de abril de 2013;
22 a 23 de abril de 2013 - Kumenê, modalidades: futebol de campo e provas aquáticas;
24 a 28 de abril - grande final dos Jogos 2012 na aldeia do Manga, em Oiapoque.
Premiação:
Além de troféu e medalhas, a comunidade campeã ganhará um boi.Cliver Campos
Assessoria de Comunicação-SEDEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário