segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Circuito Esportivo ocorre com sucesso no penúltimo dia da Semana da Juventude

No penúltimo dia da Semana da Juventude, 16, o Circuito Esportivo, coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), ocorreu com sucesso na Praça do Barão. A programação iniciou às 16h e durou até às 22h. O evento reuniu vários jovens que participaram de atividades esportivas nas modalidades de futebol de campo, vôlei, basquete e queimada.
O estudante Léo Amorim considerou boa a iniciativa do Governo Amapá em realizar uma programação voltada para a Juventude. "Estou gostando da programação e achando muito legal, pois está oportunizando todos os jovens", enfatizou.
A estudante Jacinete dos Santos também destacou a importância da programação. "Estou achando muito legal essa reunião de jovens, penso que deveria ter mais eventos como esse", sugeriu.
Além das atividades esportivas, houve apresentações de vários grupos de funk e melody, que também tiveram boa aceitação pelo público presente. "Muito interessante uma programação que está dando oportunidade aos jovens e às pessoas conhecerem o funk e outros ritmos", comentou a estudante Juliane Barbosa.
ProJuventude
No dia 12 de agosto, no Dia Mundial da Juventude, o governador Camilo Capiberibe lançou o Programa de Ações para a Juventude (ProJuventude), cujo objetivo é melhorar a vida dos jovens amapaenses trazendo cultura, educação e oportunidades para o mercado de trabalho.

Educa Jovem
Objetivo é incentivar, através de bolsas no valor de R$ 120 mensais, estudantes que fazem parte da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que estejam na faixa etária de 18 a 29 anos e que a renda familiar seja de até meio salário mínimo por pessoa. Cerca de 986 alunos serão beneficiados e a expectativa é de que, até o final de 2014, esse número alcance três mil pessoas, garantindo que o aluno do EJA continue sua formação, diminuindo assim a evasão escolar.

Jovem Produtor
Objetivo é a inclusão do jovem rural na faixa etária de 18 a 29 anos no setor produtivo, social e econômico do campo que seja egresso de escolas agrícolas. Será liberado um fomento de R$ 9,5 mil para que ele aplique no cultivo da terra e possa, a partir daí, criar o próprio negócio. A princípio, 50 alunos serão beneficiados.

Fala Juventude
Objetivo é levar oficinas de radiojornalismo, sonoplastia e locução para seis escolas públicas de Macapá e Santana em 2013, beneficiando mais de 300 jovens jornalistas e profissionais da área que serão os multiplicadores na arte de comunicar.

Meia passagem
Durante o lançamento do ProJuventude, o governador Camilo Capiberibe assinou o decreto que regulamenta a lei da meia passagem intermunicipal para o estudante amapaense, um direito que foi negado nos últimos anos.

Cliver Campos/Sedel

Nenhum comentário:

Postar um comentário