Governador Camilo Capiberibe diz que o Amapá quer, através desse intercâmbio, preparar nossos atletas para disputar as Olimpíadas de 2016Pensando em preparar atletas amapaenses para disputar as Olimpíadas do Brasil em 2016, o governador Camilo Capiberibe se reuniu nesta sexta-feira, 20, com o vice-presidente do Instituto Nacional de Esporte e Recreação (Inder), Pedro Cabrera Isidrón, e o diretor de Relações Internacionais, Carlos Rodríguez Acosta, para iniciar o processo de cooperação entre Amapá e Cuba na área do esporte.
De acordo com a proposta apresentada, o Governo do Estado pretende levar técnicos cubanos para treinar os atletas amapaenses na prática de esporte de autorrendimento. "Cuba é referência no boxe, basquete, voleibol, natação e atletismo. Queremos, através desse intercâmbio, preparar nossos atletas para disputar as Olimpíadas de 2016", disse o governador.
Além disso, Camilo Capiberibe quer aproveitar a ida dos técnicos cubanos para formar treinadores amapaenses para atuarem dentro das escolas públicas do Amapá. "O Ministério dos Esportes já tem um acordo firmado entre Brasil e Cuba, na modalidade de autorrendimento. Queremos incluir o Amapá através de um Termo de Ajuste Complementar", propôs.
O vice-presidente do Instituto Nacional de Esporte e Recreação (Inder), Pedro Cabrera Isidrón, disse que Cuba tem experiências de formação de técnicos em países como a Índia, a Colômbia, o Panamá e o Equador. "E, no máximo, em um ano, pretendemos iniciar nossas atividades com o Amapá", ressaltou o diretor.
As propostas que foram feitas pelo governador Camilo Capiberibe serão apresentadas à Embaixada de Cuba no Brasil até o dia 5 de Outubro. "Queremos firmar cooperação com Cuba nas áreas de esporte, educação e saúde o quanto antes", reforçou.
Estiveram na reunião os deputados estaduais Jorge Salomão e Jaci Amanajás; a futura embaixadora de Cuba no Brasil, Maria Ruiz Capote; a diretora-presidente da Agência de Desenvolvimento do Amapá, Ivana Antunes; os secretários Mário Brandão (Sedel), Juliano Del Castilo (Seplan), Elda Araújo (Seed), Olinda Araújo (Sesa) e o chefe da Assessoria Especial do Gabinete do Governador, Wendel Rodrigues.
Eduardo Neves/Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário