Na reuniu, que também serviu para definir quais comunidades participarão da competição, foram definidos o local dos jogos e forma de disputa. De acordo com Carlos Piru, um dos organizadores do evento esportivo, mais de 40 localidades do interior do estado foram convidadas. Segundo ele, a ideia dos jogos partiu do pioneiro Sebastião Menezes, que afirma não existir competições que possibilitem a integração entre as comunidades.
Sebastião Menezes: competição é muito aguardada (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)
-
A competição já vem sendo muito aguardada pela população negra
amapaense. Praticamente, não temos qualquer atividade esportiva que
possibilite
a gente rever os amigos que moram longe, em comunidades distantes. Acho
que será
uma competição muito boa, com a presença das torcidas nos jogos, - disse
Sebastião Menezes.Os Jogos Quilombolas de Futebol deverá contar com a presença de várias equipes masculinas e femininas, em regime de 'mata-mata'. Ou seja, perdeu, está fora. Keila Silva, que reside no Curiaú, é outra que aguardava com grande expectativa a realização dos jogos, já que este ano não houve o interdistrital, - competição entre a população negra do interior do estado.
- É uma boa iniciativa realizar os jogos também no feminino, pois temos um grande número de meninas que jogam futebol. Com isso, acho que há uma possibilidade de promover a integração entre os povos, incentivando a pratica esportiva como qualidade de vida. Será bem disputado, acredito, - afirmou.
Germano Tiago, um dos organizadores do evento, afirma que a ideia neste momento é realizar a competição deste ano e incluí-la no calendário de jogos anuais da Secretaria de Estado, Desporto e Lazer (Sedel).
Germano Tiago: a intenção é tornar a competição anual (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)
- O planejamento foi para que o maior número possível de
comunidades participem este ano. A ideia é que se torne anual e com
isso muitos talentos possam surgir para o futebol amapaense, - destacou.Aos vencedores serão distribuídos troféus, medalhas e um jogo de camisas como premiação. Todos os jogos e a grande decisão do certame serão disputados no Estádio Glicério de Souza Marques, no centro de Macapá.
Veja os confrontos da primeira rodada:
Masculino
Torrão do Matapi x Ambé
Santo Antônio x Carmo do Maruanum
Lontra da Pedreira x Ipyxuna Miranda
Abacate da Pedreira x São Pedro dos Bois
Mel da Pedreira x Curralinho
Feminino
Curiaú x Santo Antônio da Pedreira
Lontra da Pedreira x Torrão do Matapi
Campina Grande x Abacate da Pedreira
Carmo do Maruanum x São Pedro dos Bois
Fonte: Globoesporte.com/ap
Nenhum comentário:
Postar um comentário