quinta-feira, 6 de março de 2014

Jogos Escolares e Paralímpicos discutidos em reunião na Sedel


Por Jorge Bitencourt

Técnicos do Núcleo de Esporte e Rendimento (NER) da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer se reuniram nesta quarta-feira, 5, com a secretária Áurea Brito para discutir o andamento dos projetos que fazem parte do calendário de atividades do referido setor, com foco principal nos jogos escolares e paralímpicos, etapas local e nacional, por mobilizarem parcela significativa do segmento estudantil, além de proporcionarem aos profissionais envolvidos vários cursos de aperfeiçoamento na área esportiva.
Com relação aos Jogos Escolares Amapaenses, que começam em abril, o gerente do NER, Olivaldo NUnes, esclareceu que as competições envolvem alunos na faixa etária de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, das escolas das redes pública e privada, nas modalidades de: atletismo, ciclismo, badminton, karatê, luta olímpica, judô, capoeira, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol.
Os campeões, individuais e coletivos, participam, em setembro e novembro, da etapa nacional: os Jogos Escolares da Juventude, onde, em 2013, na faixa etária de 15 a 17 anos, o Amapá conseguiu três medalhas de ouro, duas no tênis de mesa e uma no voleibol masculino; duas de prata no tênis de mesa e no judô, uma de bronze no judô e quatro quartos lugares na luta olímpica. Na faixa etária de 12 a 14 anos foram sete quartos lugares, "o que nós consideramos um grande avanço, haja vista que até 2011 o Amapá apareceu só uma vez no quadro de medalhas", disse Olivaldo.
Já os Jogos Paralímpicos Escolares Amapaenses, que começam em agosto, reúnem os alunos/atletas das escolas públicas e privadas do Estado com deficiência física, intelectual e visual na faixa etária de 12 a 20 anos, nas modalidades de atletismo, goalball, bocha, natação, tênis de mesa e vôlei sentado. Nessa etapa, são definidas as equipes e alunos/atletas que comporão a delegação amapaense para a etapa nacional denominada de Paralimpíadas Escolares, promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, nos meses de novembro e dezembro.
Em 2012, o Amapá participou com uma delegação de 35 componentes nas modalidades de atletismo, bocha, goalball, tênis de mesa, tendo conseguido 6 medalhas no atletismo, 4 medalhas de prata e 2 medalhas de bronze. Em 2013, a delegação foi de 39 componentes, conquistando 6 medalhas no atletismo, 2 medalhas de ouro, 2 medalhas de prata e 2 medalhas de bronze.
A secretária Áurea Brito disse que foi orientada pelo governador Camilo Capiberibe a dar total apoio à realização das etapas locais e nacionais dos Jogos Escolares e Paralímpicos. "Com a dedicação dos técnicos da Sedel e dos professores, diretores e alunos das escolas públicas e privadas, nós faremos os melhores jogos dos últimos anos para que o Amapá consiga avançar ainda mais nas etapas nacionais", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário