quarta-feira, 12 de março de 2014

Sedel realiza vasta programação para marcar o mês da mulher

Em clima de muita descontração aconteceu hoje, 12, em um salão de eventos no Centro de Macapá, uma manhã recheada de atrações, organizada pelo Gabinete da Sedel, para marcar o Dia Internacional da Mulher. Além das servidoras do órgão e convidadas, estiveram presentes a secretária Áurea Brito, a chefa de Gabinete, Socorro Neves, a secretária Extraordinária de Políticas para as Mulheres do Amapá, Maria Alice Ribeiro Bentes, e a representante do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), Rosimari Leitão. 
A saudação de boas vindas foi feita pela chefa de Gabinete da Sedel, Socorro Neves, que destacou a importância da data para se avaliar e refletir sobre as conquistas e avanços da mulher em todos os setores da sociedade e na convivência familiar. Ela, também, agradeceu a presença de todas e parabenizou as mulheres do Estado, que, este mês, estão participando de uma vasta programação desenvolvida pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres.
De acordo com a secretária Maria Alice Ribeiro Bentes, a programação começou no dia 7 e vai até o dia 29 deste mês, acrescentando que as mulheres amapaenses tem sim muito que festejar, apesar de reconhecer que elas precisam avançar muito mais nas suas conquistas pessoais e familiares.
Já a secretária da Sedel, Áurea Brito, lembrou que foi no Dia 8 de março de 1857, que operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve para reivindicar melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência, com as mulheres sendo trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica.
Prosseguiu Áurea Brito afirmando: “até hoje nós estamos lutando pelos nossos direitos”, destacando que muitas vitórias já foram conquistadas em lugares que anteriormente eram predominantemente preenchidos por homens, como é o caso da própria presidência da República. “Depois de mais de 500 anos temos uma mulher dirigindo o País: a presidenta Dilma”, enfatizou a secretária, afirmando, ainda, que, na política, “precisamos avançar muito mais e conquistar mais vagas no parlamento, ou seja: mais mulheres no poder e com poder de decisão”, disse. A secretária também mencionou o papel da vice-governadora do Estado, Dora Nascimento, e da secretária de Inclusão e Mobilização Social, Cláudia Camargo Capiberibe, que têm sido fundamental para as conquistas sociais das mulheres amapaenses.
A programação da Sedel em homenagem às mulheres prosseguiu com apresentação dos bailarinos Pablo Sena e Simoni Barreto, alunos das professoras Mila Barreto e Aleni Pires, do Centro Didático Rosa Ataíde; palestra da psicóloga Rosimari Leitão sobre Violência Doméstica e Familiar; dinâmica de grupo; homenagem às funcionárias da Sedel Francisca, Juliana, Jurema e a secretária Áurea Brito (a primeira mulher a assumir a direção da Sedel), café da manhã e distribuição de brindes.
























 

Nenhum comentário:

Postar um comentário