quinta-feira, 20 de março de 2014

Jogos Indígenas 2014 são decididos em reunião com caciques na Sedel



Jorge Bitencourt
Em reunião com lideranças indígenas do município de Oiapoque, no gabinete da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), ficou decidido que as seletivas dos Jogos Indígenas de 2014 serão realizadas no mês de junho nas aldeias Kumarumã, Kumenê, Tukay, Manga, Galibi e Wajãpi. A solenidade de abertura do evento está prevista para o dia 21 de abril em uma das aldeias de Oiapoque, a ser definida até o final de março.
Participaram do encontro à gestora da Sedel, Áurea Brito; o secretário Extraordinário dos Povos Indígenas, Coaracy Macial; os caciques de Oiapoque, Luciano, Yerwolay, Jackson, Azarias, Colares, Raimundinho, Tiago, Olivaldo, Felipe, Júlio, Ivan, Rosinaldo, Nivaldo, Bira, Miguel, Paulo (coordenador dos caciques); as mulheres caciques Creuza e Verônica; o vereador de Oiapoque, Ramon dos Santos; além do diretor da Coordenadoria de Apoio aos Municípios da Sedel, Jáder Cavalcante, e os técnicos da Coam, Ricardo Alcântara e Paulo Tupinambá.
Os Jogos Indígenas do Amapá, que ficaram paralisados por oito anos, voltaram a ser realizados na administração do governador Camilo Capiberibe, através da Sedel, que está responsável pela elaboração da tabela, fornecimento de materiais esportivos, arbitragem, alimentação das equipes nas seletivas e na grande final, transporte e premiação.
Ano passado foram realizadas seis seletivas, com a participação de cerca de 3.500 atletas das aldeias de Oiapoque, Parque do Tumucumaque e Norte do Pará. Este ano, os técnicos do projeto acreditam que vão participar dos Jogos cerca de quatro mil atletas das etnias Galibi Marworno, Galibi Kalinã, Palikur, Karipuna, Wajãpi, Tiriyó, Kaxuyana, Txikuyana, Apalai e Wayana, que disputarão corrida com tora, corrida com jamaxi, corrida livre, subida no açaizeiro, natação, futebol de campo, cabo de guerra, canoagem, arco e flecha, pescaria, arremesso de lança, pintura corporal e contos e mitos.
Por decisão dos caciques, ficou acertado que a premiação (até 2013 era de medalhas e troféus) será artesanal, confeccionada pelos próprios índios, como forma de impulsionar o artesanato indígena. Também foi decidido que a sede da final dos Jogos será a aldeia que melhor se classificar nas seletivas.
A secretária da Sedel, Áurea Brito, disse que, por orientação do governador Camilo Capiberibe, os Jogos Indígenas de 2014 contarão com o aparato de boa parte das secretarias de governo, que oferecerão vários serviços aos indígenas, durante a final da competição, onde se espera uma concentração de mais de quatro mil participantes, entre atletas, familiares e pessoal de apoio.
A programação também conta com a realização de uma feira de artesanato, culinária, pintura e cultura indígena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário