sábado, 12 de maio de 2012

Sedel promove Audiência Pública para discutir desenvolvimento do esporte no Amapá




Muita gente compareceu na manhã desse sábado, 12, no auditório da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), para participar da Audiência Pública que teve como Tema principal “O Desenvolvimento de Esporte no Amapá nas três categorias: educacional, participação e rendimento”.

Essa proposta veio do secretário da Sedel Luiz Pingarilho, que trouxe para o debate, como convidados especiais, o deputado federal Evandro Milhomem (PC do B) e o professor de Educação Física e Mestre em Administração Alexandre Galindo. Os três compuseram a mesa de trabalhos presidida pelo secretário Luiz Pingarilho.

Houve considerações iniciais dos componentes da mesa para posteriormente haver a participação dos presentes que fizeram seus depoimentos cujo foco principal foi a questão de recursos para o desenvolvimento do esporte no Amapá.

O presidente da Federação Amapaense de Basquetebol, Agostinho Lopes disse que o Amapá nunca tratou o esporte como política pública, mas justificou: “O Governo criou a Secretaria de Esportes, mas não criou seu quadro de funcionários e se eu não estou enganado, na secretaria devem ter apenas dois concursados, o restante são todos cedidos de outras secretarias – se por acaso esses servidores forem novamente chamados para as suas origens, não sei como o secretário vai se virar”, disse sorrindo. Agostinho disse, também que a falta de mobilização dos agentes políticos no esporte contribui para essa falta de orçamento público para o esporte.

Já o presidente do Conselho das Federações de Esporte Amador e do Ciclismo Amapaense, Antonio Carlos entende que existem várias deficiências no esporte amapaense e disse: “A falta de estrutura física, como Ginásios Poliesportivos, Praças Esportivas, entre outros, e se o poder público pelo menos agilizasse esse tipo de carência, melhoraria bastante e seria um impulso muito importante para o desenvolvimento do nosso esporte”, concluiu.

E assim foram as declarações de outros gestores de federações, que também poderam extravasar suas dificuldades para executar suas competições, locais, nacionais e internacionais.

O secretário Luiz Pingarilho, que foi muito bem conceituado pelos gestores presentes pela sua atuação e dedicação frente a Sedel disse que o Governo do Estado tem feito todo esforço para contribuir com o esporte amapaense. “A prova está aí, quando nós assumimos a secretaria do governo anterior, ela estava toda sucateada e mesmo assim o Governo ainda investiu R$150 mil e nesse ano, ele já garantiu R$400 mil – então por esses números nós podemos dizer que há compromisso com o esporte amapaense e nós não vamos parar por aí estaremos sempre lado a lado com as federações, principalmente aquelas que têm brilhado Brasil afora trazendo medalhas e resultados positivos para o esporte como um todo”, disse empolgado.

O deputado Federal Evandro Milhomem (PC do B), que há muito vem trabalhando em favor do esporte amapaense trazendo recursos financeiros, através das emendas parlamentares, fez um pequeno balanço de suas atividades em Brasília se colocando a disposição de todos aqueles que labutam dia-a-dia pelo esporte no Amapá. Milhomem disse que o esporte tem que ser trabalhado como política pública e que é preciso mais mobilização dos agentes políticos no esporte, que participem do PPA de suas cidades para que possam fazer incluir, no orçamento do Estado, recursos para desenvolver suas atividades durante o ano.

O deputado ficou empolgado com a quantidade de público na Audiência Pública e disse: “Vou continuar me empenhando em Brasília para trazer recursos para a construção de Ginásios, Praças de Esportes, Reformas de Estádios contribuindo, verdadeiramente com o esporte do nosso Estado – e eu quero aproveitar para parabenizar todas as Mães do nosso Estado, pelo seu dia”, finalizou emocionado.


Informações à Imprensa
Jornalista Rodolfo Santos
Ascom / Sedel
Contatos: (96)3212-5136 / 9121-4353
E-mail: rodolfo.soares1953@gmail.com
Blog: sedelamapa.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário