sábado, 15 de junho de 2013

Programa COB nas Ruas ocorreu com sucesso em Macapá

O programa COB nas Ruas ocorreu com sucesso em Macapá, na última quinta-feira, 13. O evento aconteceu na quadra do Colégio Amapaense, com clínicas das modalidades Luta Olímpica, que foi aplicada pelo coordenador de Seleções de Lutas da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), Flávio Cabral, e Esgrima, ministradas por Danilo Guedes e Vitor Moura. A judoca Sarah Menezes, campeã nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, esteve presente e interagiu com o público.
O secretário do Desporto e Lazer, Mário Brandão, falou da importância em receber o programa COB nas Ruas em Macapá. "É uma satisfação muito grande para todos nós do Amapá e uma maneira bonita de incentivar a juventude a praticar esportes. O Governo do Estado, em conjunto com a Sedel, tem exatamente essa proposta de fomentar o desporto e trazer novas modalidades para a nossa comunidade", salientou.

O professor de esgrima Vitor Moura explicou como funciona a modalidade. "A esgrima é um esporte presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, em 1896. O objetivo é bem simples: basta tocar o oponente e evitar de ser tocado também".
A esgrima tem três modalidades: florete, espada e a esgrima. Na espada, vale todo o corpo do adversário, do pé até a cabeça. No florete, somente no tronco e no sabre, da cintura para cima.


O membro da CBLA comentou sobre o objetivo de sua vinda ao Amapá. "Estamos aqui numa ação do Comitê Olímpico Brasileiro e aproveitamos para trazer o conteúdo de regras e características da luta olímpica ao conhecimento dos treinadores e atletas aqui de Macapá", enfatizou.
Sarah Menezes destacou a importância de sua presença no evento. "Viemos incentivar as crianças e os jovens para a prática do esporte, pois, quanto mais o jovem se ocupar praticando modalidades esportivas, menos ele procura o caminho das drogas e das ruas. E para ser um campeão no esporte, você tem que ter um objetivo e estabelecer metas, que você vai conseguir", ensinou.
A programação em Macapá foi organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e teve o apoio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), com a finalidade de promover a prática desportiva, divulgar as modalidades que serão disputadas nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e difundir os ideais olímpicos.
Em 2013, o COB nas Ruas ainda passará pelas cidades de Belém (PA), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO) e Vitória (ES).
Cliver Campos/Sedel


Nenhum comentário:

Postar um comentário