domingo, 16 de junho de 2013

Sedel e Hemoap Lançam o projeto Esporte tá no Sangue


A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), em conjunto com o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), lançaram na tarde da última sexta-feira, o projeto Esporte tá no Sangue. A cerimônia aconteceu no Parque do Parque e  também envolveu as federações esportivas do Estado. O lançamento aconteceu no dia 14 junho, em virtude do dia Internacional do doador de Sangue.

No momento, houve aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, verificação de glicemia capilar e cadastro do Registro Nacional de Medula Óssea, entre outros serviços. Além da apresentação Banda Musical do Corpo de Bombeiros Militar, comandada pelo Tenente CBM Wilker.

Secretário da Sedel, Mário Brandão, explicou sobre a motivação em realizar este projeto. “Hoje é o dia internacional do doador de sangue e estamos aproveitando a data para lançar este projeto. O Governo do Estado Amapá, por meio da Sedel e Hemoap. O governador Camilo Capiberibe e a vice-governadora Dora Nascimento, também estão incentivando o ato de doar sangue. A partir de hoje, cada semana uma federação estará no hemoap doando sangue. Chamamos não só os atletas, mas também todas as pessoas para doarem sangue e ajudarem a salvar vidas.”


O Diretor do Hemoap, Ivan Daniel Amanajás. “A importância deste projeto, é poder captar novos doadores e aumentar o abastecimento de sangue pro Hemoap. O banco de sangue que funciona no hemoap, é da população. A manutenção deste banco, é a população que tem que fazer, pois o sangue é um tecido humano e somente o ser humano pode doar. O Governo do Estado, disponibiliza toda a estrutura necessária para o funcionamento deste banco de sangue, que é o único aqui no estado e poder fornecer o sangue para os hospitais públicos e privados” enfatizou.

O presidente da Federação Amapaense de MMA, Marcelo Farias, também destacou a importância do projeto. “É uma importância pela valorização da vida, não podemos virar as costas pra vida. Não apenas doando sangue, mas também doando medula. Quanto mais pessoas se cadastrarem no REDOME, mais pessoas poderão serem salvas” destacou.

A finalidade do projeto é trabalhar a elaboração de um calendário de doações, realizarção de cadastro de doadores e palestras com as federações e Hemoap. Cada federação esportiva levará seus atletas para doarem sangue no dia do evento. A programação também com o apoio das Instituições de Ensino Superior Estácio de Sá/Seama, IMMES e Faculdade de Macapá (FAMA).

Cliver Campos

Assessoria de Comunicação-Sedel

Nenhum comentário:

Postar um comentário