terça-feira, 18 de outubro de 2011

Olimpiadas Indigenas 2011







Aramirã conhece classificados para a etapa final

O Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) encerrou neste final de semana a fase classificatória das Olimpíadas Indígenas Amapaenses. A competição ocorreu na aldeia Aramirã há 90km da entrada de Serra do Navio, na região de Pedra Branca do Amapari e participaram etnias de Amapari, Serra do Navio e Parque do Tumucumaque, totalizando 300 participantes ao todo.
Foram disputadas modalidades esportivas como futebol, cabo de guerra, subida no açaizeiro, canoagem, corrida de tora, corrida livre e arco e flecha.
No futebol a equipe mais dedicada, o Itwassu não foi a vencedora. Perdeu nos penais para o Tayawyawary depois de ficar em 1 a 1 no tempo normal. Nessa equipe foram escalados jogadores como Loco Abreu, Neymar, Pato, Ganso e o goleiro Doni (Uma homenagem dos indios aos grandes jogadores do futebol brasileiro). No braço de um deles o nome estampado do goleiro Júlio César, da seleção brasileira.
Nas demais modalidades os vencedores foram Yureratá - natação, Aramirã - Cabo de Guerra, Canoagem - Mamiry, Corrida do Jamachi - Yureratá, Subida no Açaizeiro - Itwassu e Corrida Livre - Yureratá.
A prefeita de Pedra Branca, Socorro Pelaes informou que vai dar todo o apoio para o grupo viajar até Oiapoque e irá acompanhar a delegação da região neste evento.
O cacique Kumarê parabenizou todas das etnias participantes e aproveitou para cobrar mais campo de futebol para a comunidade. O primeiro a ser construído com as especificações da Fifa (Federação Internacional de Futbool) será na aldeira Ararimã.
O secretário de desporto e lazer, Luiz Pingarilho representou o Governo no Amapá no evento e lembrou que, é inédito, acontecer uma atividade como esta na região, mas se deu pela vontade política do governador Camilo. "E em novembro vamos estar na aldeia do Manga, finalizando esta competição e referenciando nossa comunidade indigena através do esporte", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário