O acerto nos detalhes que faltam para a aprovação da Lei Geral da Copa no Congresso Nacional e o acompanhamento atento das obras de estádios, de mobilidade urbana e dos aeroportos estão entre as prioridades reafirmadas pelo secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e pelo membro do Conselho de Administração do COL, o ex-jogador Ronaldo Nazário. Antes do embarque para Fortaleza, onde terá início uma série de visitas às 12 cidades-sede, Valcke e Ronaldo concederam entrevista nesta segunda-feira (16.01), ao lado do ministro e do secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes. Aldo Rebelo encontrará a comitiva na segunda escala da viagem, em Salvador.
O ministro reforçou a necessidade de um trabalho conjunto e comentou o momento atual da preparação do país. “Temos a firme convicção do sucesso da organização do Brasil para o Mundial. Hoje, em Fortaleza, temos o Castelão com mais de 50% de obra concluída. O local já acolhe três secretarias. O último problema em estádios, que era Porto Alegre, foi resolvido e já temos data para retomar as obras, no dia 25. As ações de mobilidade urbana estão em curso e a Lei Geral da Copa deverá ser votada no início de março, com um ou outro detalhe pendente", afirmou o ministro. “Vamos promover o esforço necessário para realizar uma Copa de acordo com as expectativas do mundo e do Brasil”, completou.
Jérôme Valcke explicou o andamento das negociações para a aprovação da Lei Geral. Segundo o secretário-geral da FIFA, haverá uma reunião no Rio de Janeiro na próxima quinta-feira (19.01) para debater os últimos pontos em aberto, como a configuração do Grupo 4, reservado a ingressos mais baratos. “Me sinto bastante confiante de que vamos alcançar um texto mais costurado nos próximos dias. Nessa reunião, vamos fazer um documento detalhando todas as categorias de ingresso para explicar claramente como deve funcionar a logística do acesso de todos esses grupos (indígenas, integrantes de programas sociais, idosos e estudantes). Precisamos ter certeza de que dá para implementar”, disse.
“Nossa visita vai ser uma longa viagem e o início de uma agenda positiva para a Copa do Mundo. Vamos demonstrar que não há absolutamente nada de errado entre o Comitê Organizador, a FIFA e o governo federal. Ficará claro que, além de bons de bola, somos bons organizadores e faremos a melhor Copa de todos os tempos”, completou Ronaldo.
Estádios
Ronaldo e Valcke seguiram para Fortaleza na tarde desta segunda-feira. Na terça, se juntam à prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, e ao governador do Ceará, Cid Gomes, em visita ao Castelão. Depois, Valcke, Ronaldo e Aldo Rebelo se encontram em Salvador. Na capital baiana, ao lado do governador Jaques Wagner e do prefeito João Henrique Carneiro, a comitiva fará uma visita à Fonte Nova. A previsão é de que as visitas da FIFA às demais cidades-sede sejam retomadas em março. (do esporte.gov.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário