sexta-feira, 7 de setembro de 2012

GR, xadrez e ciclismo trazem novidades nas Olimpíadas Escolares



Três dos nove esportes individuais das Olimpíadas Escolares 2012 trazem novidades interessantes na programação desse ano. A ginástica rítmica estreia a apresentação da ginástica de gala; o ciclismo terá uma nova prova, a de critério final, que substitui o revezamento; e o xadrez será disputado em dois formatos: o torneio convencional e o torneio relâmpago, reunindo meninos e meninas na mesma competição.

A ginástica rítmica terá a participação de 84 meninas de 22 estados, que disputarão a fase classificatória na sexta e no sábado. Destas, 18 participarão da final individual geral e por aparelhos, que acontece no domingo. A apresentação da ginástica de gala também acontecerá domingo, sempre no ginásio de Esportes Miguel Zanetti. As atletas do Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul devem monopolizar os pódios.

Destaques para as gaúchas Andressa Jardim e Stephany Gonçalves e a capixaba Mayra Luiza Siñeriz, de Vila Velha (ES), que disputaram recentemente o Campeonato Sul-Americano Juvenil, em Córdoba, na Argentina. Kaoanna Teixeira, de apenas 12 anos, e que acumula diversos títulos nacionais nas categorias pré-infantil e infantil e ficou com a medalha de bronze em sua estreia no Brasileiro Juvenil, em 2012.

“A GR nas Olimpíadas Escolares é dividida em três: as meninas acostumadas a competir que contam com grande estrutura e patrocínios, as que têm poucos recursos e tentam uma vaga na final e algumas que costuram o próprio maiô, treinam com garrafas pet, mas que competem com o mesmo entusiasmo, vontade e vibração. Aqui, encaram uma competição de alto nível, algo muito novo pra elas. A emoção e o nervosismo estão muito presentes. É uma experiência única”, afirmou a assessora da modalidade nas OEs, Silvana Morais.

O ciclismo acontecerá na Avenida Mansur Frayha, com largada em frente a Germânica Veículos e terá a participação de 38 atletas de 21 estados no masculino e 26 atletas de 15 estados no feminino. Serão disputadas três provas por naipe: contra relógio (500m), estrada (35 minutos e mais duas voltas para os meninos e 20 minutos e mais uma volta para as meninas), e o critério final, novidade no programa, em substituição à prova de perseguição. Na prova de critério final dividem-se os atletas em duas baterias. Os três primeiros de cada bateria se classificam para a final.

Desde 2010 no calendário das Olimpíadas Escolares, o ciclismo já revelou uma campeã pan-americana Junior. Gabriela Yumi Gomes participou das OEs em Goiânia 2010 e nesse ano, na Guatemala, sagrou-se campeã no keirin e vice-campeã de velocidade, duas provas de pista.

Já o xadrez, que conta com representantes das 28 delegações – 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal e Poços de Caldas –, acontecerá no Complexo Urca e terá dois tipos distintos de torneios: o Convencional, disputado no sistema suíço em cinco rodadas, com cada atleta dispondo de 61 minutos; e o Relâmpago, também no sistema suíço mas em sete rodadas e com 5 minutos de tempo para cada atleta. O torneio Convencional continua com a disputa nos dois sexos, mas no Relâmpago meninos e meninas competem juntos.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Governo do Estado de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário