terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Pingarilho participa de Consocial no centro Azevedo Picanço

O secretário de estado do desporto e lazer, Luiz Pingarilho esteve presente na manhã desta terça-feira (31), no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço da abertura oficial dos debates do Consocial (Conferência de Juventude, Transparência e Controle Social) 2011. E destacou a importância de se tratar assuntos relacionados a este segmento, principalmente porque se visa resgatar a credibilidade de setores e a valorização dos profissionais responsáveis pelo crescimento deste estado e do país.
Sua participação se deu a convite do secretário de juventude, Alex Nazaré.

Tradução "abrandada" de lista de exigências da Fifa ao governo federal trava Lei Geral da Copa

Vinícius Konchinski e Vinícius Segalla
Do UOL, em São Paulo

Uma tradução não exatamente literal está no centro do principal impasse entre Fifa e governo federal que atrasa a votação da Lei Geral da Copa no Congresso Nacional. O problema está no Caderno de Garantias e Responsabilidades assinado pelo Brasil em outubro de 2007. No documento, o país assumiu o compromisso de assegurar alguns serviços e isenções para garantir a organização da Copa da maneira como a Fifa solicita.

Em uma delas -a que diz respeito às indenizações que deverão ser pagas à Fifa em caso de catástrofes ou acidentes- a versão em português teria "abrandado" as obrigações do governo, comparando com o que estava escrito na versão original, em inglês, apresentada pela Fifa a todos os países então candidatos a sediar o evento.

Cada uma das garantias foi assinada, em uma versão em português e em outra em inglês, pelo ministro da pasta cujo assunto era relacionado. Assim, por exemplo, na Garantia 11, relacionada às telecomunicações e tecnologia da informação, o Ministério das Comunicações foi encarregado de aprovar.

A garantia de número 10, sob responsabilidade da AGU (Advocacia Geral da União), porém, foi assinada apenas em sua versão em português. À época, o Advogado Geral da União era José Dias Toffoli, que hoje é ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Ao contrário de todos os outros ministros que assinaram o Caderno de Garantias, Tofolli recusou-se a assinar a versão em inglês do documento.

A versão que foi utilizada pelo autor do projeto da Lei Geral da Copa, deputado Vicente Cândido, para redigir a norma, foi a que está em português. Agora, segundo o próprio deputado, a Fifa discorda da forma como foi feita a tradução da Garantia 10, e quer que o Brasil vá além do que está no projeto que tramita na Câmara dos Deputados.

Segundo ele, a Fifa quer que a lei aprovada deixe muito claro que o governo federal deverá indenizar a entidade em quaisquer casos de prejuízos gerados por catástrofes naturais, atos de terrorismo ou de guerra, e tal garantia não estaria clara na versão assinada pelo então Advogado Geral da União. "Esta é a questão mais problemática em relação à aprovação da lei", afirma Cândido.

A versão em português da Garantia 10 descreve:

"Na hipótese da candidatura brasileira (...) ser a escolhida pela Fifa para sediar a Copa (...), afirmamos e garantimos à Fifa que tomaremos, no exercício de nossas competências constitucionais e legais, todas as providências necessárias no sentido do Brasil assegurar indenização à Fifa e seus representantes, empregados e consultores, bem como defendê-los e colocá-los a salvo de todos os custos com processos, reivindicações e custos afins (bem como honorários advocatícios) que possam ser incorridos ou sofridios ou ameaçados por outros contra a Fifa e seus representantes, empregados ou consultores com relação à organização da Copa do Mundo da Fifa de 2014.

Esta tradução não teria agradado à Fifa, afirma o relator da Lei Geral da Copa. O UOL apresentou o texto original, em inglês, para a tradutora Flávia Ferreira. Segundo ela, a versão assinada pelo governo brasileiro não representa uma tradução literal da peça originalmente apresentada pela Fifa. "São diferenças bem sutis, mas que têm peso", afirma a profissional.

A pedido da reportagem, a tradutora redigiu a sua versão do texto em questão:

"Na hipótese da candidatura brasileira (...) ser a escolhida pela Fifa para sediar a Copa (...), declaramos e nos responsabilizamos perante à Fifa, garantindo indenização à FIFA e seus representantes, funcionários e conselheiros, bem como a defendê-los e mantê-los imunes em qualquer processo, reclamação e custos relacionados (incluindo quaisquer honorários profissionais), que podem ser incorridos ou sofridos por ou ameaçados por outros contra a FIFA e suas representantes, funcionários e conselheiros em relação à organização e realização da Copa do Mundo da FIFA."

Já a versão original do documento, em inglês, é a que segue:

"In the event that the Bid LOC established by the Confederacão Brasileira de Futebol (CBF) is selected by FIFA to host and stage the 2013 FIFA Confederations Cup and the 2014 FIFA World Cup (the “Competitions”), we hereby represent and guarantee to FIFA, and will ensure to indemnify FIFA and its representatives, employees and advisors and defend and hold them harmless against all proceedings, claims and related costs (including professional advisor’s fees), which may be incurred or suffered by or threatened by others against FIFA and its representatives, employees and advisors in relation to the organization and staging of the 2014 FIFA World Cup."

A principal diferença entre o texto assinado pelo Brasil e a versão em inglês é a inclusão, no texto em português, da ressalva de que o Brasil garantirá a indenização perante à Fifa "no exercício de nossas competências constitucionais e legais".
Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014

O problema é que, em casos de sinistros gerados por catástrofes naturais, como enchentes ou vendavais, a Constituição Federal não é clara no sentido de responsabilizar o Estado e obrigá-lo a indenizar as vítimas. Há jurisprudência nos tribunais tanto responsabilizando os entes públicos, em casos que se constata omissão do poder público em realizar obras contra enchentes, por exemplo, como de isenção do Estado de qualquer responsabilidade, no caso de catástrofes consideradas absolutamente fortuitas e inevitáveis.

"Não temos tradição de jurisprudência responsabilizando o Estado por catástrofes naturais e atos de terrorismo. A Fifa quer ir além das garantias constituicionais", afirma o deputado Vicente Cândido. O parlamentar tem uma reunião nesta terça-feira na Advocacia Geral da União, e espera sair de lá com uma solução para o impasse.

Embora não confirme oficialmente, a Fifa já demonstrou seu descontentamento com a Garantia número 10. Em visita ao Brasil no início da segunda quinzena de janeiro, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, deu a seguinte declaração à imprensa: "Desastre natural e segurança no país não podem ser responsabilidade da Fifa, têm que ser do governo. Não podemos ser responsáveis por eventos deste tipo".

O UOL procurou a Advocacia Geral da União para comentar o assunto. O órgão afirmou que irá divulgar um posicionamento até o fim da tarde desta terça-feira.

Ministro Aldo Rebelo elogia trabalho de São Pauylo

Durante a visita de acompanhamento às obras da Arena de Itaquera, em São Paulo, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, se disse convencido de que o estádio escolhido pela FIFA para abrir o Mundial de 2014 corresponderá à altura às expectativas do Brasil e da comunidade internacional para o evento.

"A empresa responsável pela obra me apresentou o roteiro e tem grande experiência nesse tipo de empreendimento. Aliás, na reunião da diretoria da FIFA, o engenheiro chefe da inspeção abriu a exposição com elogios à engenharia brasileira. Por isso, não teríamos outra expectativa aqui. Estamos muito otimistas que em são Paulo tenhamos uma grande abertura da Copa", afirmou o ministro.

O trabalho na Arena de Itaquera é realizado em três períodos desde o início deste ano. A estimativa é que até dois mil operários estejam em atividade até o meio do ano. Pelo projeto, a disposição das arquibancadas permitirá a visualização dos jogos, em alguns assentos, a uma distância de apenas sete metros da linha do campo. A previsão é que o estádio seja entregue em dezembro de 2013.

Segundo o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, um dos grandes ganhos com a construção da arena é a possibilidade de dar vitalidade e oportunidades de emprego e renda na Zona Leste de São Paulo. "O estádio é um incentivador para novos investimentos. Haverá duas linhas de metrô, três linhas de acesso de veículos. Em dez anos, vamos ter uma nova Zona Leste, vamos crescer de fora para dentro”, disse o prefeito. "A ideia é, em 20 anos, concretizar um sonho de São Paulo, que é fazer com que boa parte das três milhões de pessoas que vivem aqui possam trabalhar aqui", completou.

A agenda de Aldo Rebelo na capital paulista integra uma série de visitas às 12 cidades-sede da Copa, com o intuito de acompanhar os preparativos para o Mundial. Na próxima quarta (01.02), o ministro vai a Cuiabá acompanhar as obras da Arena Pantanal. Na sexta, estará em Manaus.

Andamento
As obras na Arena de Itaquera estão 25% concluídas, segundo a construtora responsável. Do total de 3.200 estacas, 3.022 foram cravadas. Além disso, 508 blocos de concreto foram instalados, assim como 62 pilares e 88 vigas jacaré (que dão sustentação aos degraus da arquibancada). O estádio, que tem previsão de entrega para dezembro de 2013, conta com 1.180 operários trabalhando em três turnos em sua construção. São 124 máquinas no empreendimento.

Investimento
A arena está orçada em R$ 820 milhões. Localizada na Zona Leste da capital paulista, o estádio fica a 500 metros da estação Corinthians-Itaquera do metrô. Do total previsto, R$ 400 milhões virão de financiamento do BNDES.

Gabriel Fialho - Portal da Copa
Foto: SECOM/Prefeitura de São Paulo
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Cubana palestra para técnicos do desporto amapaense

A cubana, Josefina Ileana Alfonso Valdés, do Instituto de Desporto, Educação Física e Recreação palestrou na manhã desta segunda-feira (30) para técnicos da governo amapaense. A palestra faz parte do intercâmbio de cooperação entre Brasil (Amapá) e Cuba, que se articula desde o ano passado.
Na oportunidade, Ileana fez uma explanação sobre os princípios básicos de sucesso para qualquer tipo de ação, principalmente no esporte, onde o respeito, a organização através de planejamento, prioridades e açóes fazem a diferença. "Se faz necessário trabalhar um investimento escolar para fortalecer os novos talentos do esporte porque é a partir daí que se conhece os futuros atletas", lembrou.
Para o secretário de desporto e lazer , Luiz Pingarilho este foi um momento de se conhecer mais as atividades do projeto cubano que o transformaram em grande potência do esporte. "E precisamos fortalecer a política de governo para chegar nas olimpiadas de 2016 como grandes potências do esporte a começar pelas conquistas de medalhas em olimpiadas escolares e disputas nacionais", lembrou o secretário.
Estiveram presentes na palestra representantes do boxe, voleibol, ciclismo, basquetebol, badminton, judo, atletismo, além de técnicos do Nucleo de Esporte Rendimento (NER), Nucleo de Esporte, Particiipação e Aventura (Nepa), Nucleo de Projetos Especiais (NPE) e centros didáticos Paulo conrado, Avertino Ramos, Chico Noé, Rosa Ataíde, Ginásio de Santana, Piscina Olimpica, Laurindo Banha e Zerão.


Pesquisa aponta Sedel como a segunda mais conhecida administração de gestão

Durante dois dias, 25 e 26 de janeiro, quarta e quinta-feira, oito pesquisadores foram a campo e aplicaram um formulário objetivo, com sentido estritamente consultivo, ouvindo 904 pessoas, sendo 462 mulheres e 442 homens, considerando a faixa etária, o nível de escolaridade e a condição econômica de cada entrevistado, contendo 8 perguntas, todas de resposta direta e que tinham com objetivo principal oferecer elementos para que fosse avaliado o primeiro ano de trabalho do governador Camilo Capiberibe, na qualidade de coordenador da equipe de governo.

O primeiro escalão do Governo conta com 62 cargos, sendo que apenas um não conta com o gestor nomeado. Os outros 61 cargos todos estão ocupados nesse começo de ano, sendo que apenas dois deles, em caráter interino, os cargos de secretário de Estado da Administração e o de secretário de Estado da Comunicação. O cargo vago é do titular da ARSAP.

Além do governador Camilo Capiberibe e da vice-governadora Dora Nascimento, ainda são 5 secretários extraordinários; 10 dirigentes de Órgãos Estratégicos de Execução, 18 secretários de Estado; 23 dirigentes de Autarquias Estaduais e Órgãos Vinculados e 4 Sociedades de Economia Mista.

A enquete constatou que entre as secretarias que trabalham e estão sendo reconhecidos pela população amapaense, Luiz Pingarilho da Secretaria de Desporto e Lazer está na segunda colocação com 40% de conhecimento da populalão, independentemente dos desportistas.

Na opinião do secretário, esse resultado é muito bom para quem teve que trabalhar sem orçamento e tendo que conviver com muitos abandonos no setor esportivo. "Essa é a resposta pelo trabalho de nossa equipe e isso me deixa mais incentivado a continuar nosso trabalho com aval do governador Camilo Capiberibe", lembrou.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Dirigentes de COB e CBF discutem olimpiadas de Londres

O diretor de Seleções da CBF Andrés Sanchez entre o superintendente executivo de esportes do COB Marcus Vinicius e o administrador da Seleção Guilherme Ribeiro em reunião no COB - Foto: CBF
O diretor de Seleções da CBF, Andrés Sanchez, e o administrador Guilherme Ribeiro estiveram nesta quarta-feira, dia 25, na sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Na pauta da visita, uma reunião com o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinicius Freire, e o gerente geral de projetos especiais do COB, Jorge Bichara, para alinhamento da preparação da seleção masculina para os Jogos Olímpicos Londres 2012. Uma nova reunião será marcada para os próximos dias para tratar da seleção feminina.
Esta foi a primeira visita de Andrés Sanchez ao Comitê Olímpico. O diretor de Seleções conheceu as instalações do COB e ficou muito bem impressionado com o trabalho executado pela entidade. Andrés afirmou que a conquista do ouro olímpico é umas das prioridades da CBF.
- Quando se trata de futebol brasileiro, sempre temos a obrigação de conquistar o primeiro lugar. Como essa medalha de ouro ainda não veio, a conquista se torna mais importante ainda. A medalha de ouro dos Jogos Olímpicos é uma conquista inédita, vamos em busca dela", afirmou Andrés.
Na reunião, o diretor de Seleções da CBF tomou conhecimento de toda a logística do COB para o período que antecede aos Jogos Olímpicos de Londres e o período de competição. Andrés Sanchez também explicou a programação da CBF para a seleção masculina de futebol visando à competição.
- A presença do Andrés Sanchez em reunião no COB foi essencial e mostra a importância que a CBF está dando para as Olimpíadas - disse Marcus Vinicius Freire.
- O futebol tem duas medalhas em disputa e com grande possibilidade de conquista. Por isso, essa aproximação é fundamental. Estamos totalmente à disposição da CBF para ajudar no planejamento tanto da seleção masculina quanto da feminina, explicou o superintendente executivo de esportes do COB.


Legenda fotos
Diretor de Seleções da CBF, Andrés Sanchez, e o administrador Guilherme Ribeiro visitam COB para traçar planejamento para Olimpíadas de Londres 2012

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Sedel recebe técnicos cubanos para futuro acordo de cooperação

Rodolfo Santos
Ascom Sedel

O Governo do Estado do Amapá, através da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) realizou na tarde desta quarta-feira, 25, reunião com técnicos cubanos, em continuidade aos trabalhos de diagnósticos para futuro acordo de cooperação, nas áreas de Esporte, Educação Física e Recreação, entre o Amapá e Cuba.

Participaram da reunião, o secretário do desporto e lazer, Luiz Pingarilho, a representante do Instituto de Desporto, Educação Física e Recreação de Cuba, Josefina Ileana Alfonso Valdés, o conselheiro de Assuntos Econômicos de Cuba no Brasil, Raciel Rodrigues, a diretora presidente da Adap, Ivana Maria Antunes Moreira e técnicos da Sedel.

Josefina Ileana fez rápida explanação sobre a história esportiva de Cuba, contando a trajetória do sucesso da ilha na execução do esporte de rendimento. “Somos o segundo melhor país colocado nos Jogos Panamericanos perdendo apenas para os Estados Unidos e isso demonstra nossa dedicação e comprometimento com o esporte em nosso país, cujas prioridades são: saúde, educação e lazer”, comentou Ileana.

Para o secretário Luiz Pingarilho, a reunião serviu para se fazer um diagnóstico de tudo aquilo que o Governo precisa para o engrandecimento do desporto no Estado e para isso precisava do apoio dos professores de educação física e de outros técnicos da Sedel. “Daqui sairá um relatório com todas as necessidades que precisamos para o desenvolvimento do nosso desporto e entregaremos ao governador Camilo Capiberibe para o fechamento do acordo de cooperação. E nós temos certeza que este intercâmbio será de grande valia para o desporto do Amapá”, finalizou.

Agora os técnicos cubanos irão reunir, nesta quinta-feira, 26, com técnicos da Seed e da Sesa para diagnósticos nos eixos da educação e saúde.




Comitiva Cubana reúne com o governador Camilo

A comitiva cubana que está discutindo cooperação técnica com o estado do Amapa´, esteve na manhã desta quarta-feira (25), no salao de reuniões do Setentrião com o governador Camilo Capiberibe (PSB). Presentes os secretários: de desporto e lazer, Luiz Pingarilho, Saúde - Edilson Pereira, Educação - José Maria Lobato e a diretora-presidente da Adap - Ivana Antunes.
Á tarde, técnicos, professores e membros da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer estarão reunidos com a técnica Elliana, de Cuba para fazer uma apresentação das ações do Governo do Estado para o esporte amapaense.
Um dos pontos importantes




neste projeto de cooperação será a participação de técnicos da Sedel em centros de treinamento de Cuba no Brasil.

Manaus receberá o Fórum Footecon no dia 25 de junho

A cidade de Manaus receberá, no dia 25 de junho, o Fórum Internacional de Futebol (Footecon). O acordo foi assinado no fim da tarde desta terça-feira (24), entre o gestor da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer, Fabrício Lima, e o diretor do evento, o ex-técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira.
"Nós receberemos o Fórum por sermos uma das cidades que realizarão a Copa de 2014. Eles têm o intuito de visitar todas as sedes até a realização do evento. E o Footecon em Manaus acontece para fomentar ainda mais a modalidade, além de trazer grandes nomes para debater o esporte”, declarou o secretário.
O Footecom, que acontece na cidade do Rio de Janeiro há oito anos, será recebido também por Curitiba, em março. O Fórum sempre discute temas relacionados a gestão de equipes, táticas de jogos, competições, marketing e direito esportivo.
O evento é realizado pela Instituto João Havelange em parceria com a Football Sports Venture (FSV) e a Faga Eventos e GL Events Exhibitions, e, na edição Manaus, terá o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Semdej.

Secretário responsável pela segurança da Copa de 2014 e Olimpíada de 2016 pede demissão

O secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, José Ricardo Botelho, pediu demissão no último final de semana e alegou motivos pessoais para deixar o cargo. O mais cotado para substituir Botelho é o corregedor da Polícia Federal Valdinho Jacinto Caetano. As informações são da “Folha”.

A secretaria foi criada em agosto de 2011 e tem a responsabilidade de coordenar as ações de segurança em eventos internacionais que acontecerão no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014, o Rio+20 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Botelho comandava mais de 50 mil homens e administrava um orçamento de aproximadamente R$ 1 bilhão, destinados a proteger torcedores na Copa.

Há duas semanas, o diretor de logística da mesma secretaria, Odécio Carneiro, também saiu do governo após se tornar alvo de uma ação de improbidade administrativa.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Equipe técnica de Cuba começa a discutir cooperação

O Governo do Estado do Amapá, através da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), presidida por Ivana Antunes, em continuidade aos trabalhos de diagnósticos para futuro acordo de cooperação, recebe nesta terça-feira, 24, no Aeroporto Internacional de Macapá, uma delegação de técnicos cubanos que permanecerá no Estado até o dia 1º de fevereiro.
A equipe cubana estará presidida pelo conselheiro de Assuntos Econômicos Cubanos no Brasil, Raciel Rodriguez, que virá acompanhado de Janet Cotarelo, representando o Ministério da Educação; Maria Elena Soto Entenza, dos Serviços Médicos; e de Josefina Ileana Alfonso Valdés, do Instituto de Desporto, Educação Física e Recreação.Parceria e desenvolvimento: delegação cubana desembarca no Aeroporto Internacional de Macapá e permanecerá no Amapá até o dia 1º de fevereiro.
A primeira visita do conselheiro cubano ao Amapá aconteceu em dezembro de 2011, quando foram tratados assuntos para futuros convênios de interesse do Estado nas áreas de Educação, Saúde, Esporte, Ciência e Tecnologia.
A equipe realizou visitas técnicas a hospitais, escolas da rede pública estadual, quadras de esportes, além do Instituto de Estudos e Pesquisas do Amapá (Iepa), Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e a Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
Agora a equipe cubana irá participar de reuniões e realizar visitas técnicas nas Secretarias da Educação, Saúde, Esporte e Lazer visando conhecer as condições de operação e de outras estruturas que compõem o governo estadual.
O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, ressaltou a importância dessa parceria, visando o interesse do Estado na formalização de acordos e estudos técnicos junto aos Ministérios da Educação, Saúde, Ciência, Tecnologia e Desporto, Educação Física e Recreação de Cuba, ressaltando, ainda, que as articulações de relações internacionais são prioridades para o desenvolvimento socioeconômico do Amapá.

Delegação Cubana chega nesta terça em Macapá

Dando continuidade no processo de ações conjuntas entre a Cuba e o governo brasileiro desembarca na tarde desta terça-feira (24), em Macapá, no aeroporto internacional, a delegação cubana composta de representantes de diversos segmentos. Eles serão recepcionados pela diretora da Adap, Ivana Antunes e representantes das secretarias (Sesa, Seed e Sedel). Em Macapá eles participam de jantar.
Nesta quarta-feira (25), a partir das 9 horas a delegação cubana participa de reunião de apresentação e nivelamento: explanação sobre metodologia de agenda de trabalhos no auditório da Escola de Administração Pública e logo em seguida se reúne com o governador Camilo Capiberibe (PSB) no palácio do Setentrião.
A partir das 14h30 cada técnico de Cuba estará se deslocando e reunindo com técnicos amapaenses de cada secretaria.
Na quinta-feira (26) haverá reunião e apresentação de práticas atuais do Governo do Amapá em áreas de interesse de cooperação pela manhã e tarde.
O secretário Luiz Pingarilho acredita no sucesso deste projeto que começou com a vontade política do governador Camilo Capiberibe em rever a cooperação internacional com países que mostram que o esporte pode virar um sucesso para seu país.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Escolinhas de Mazagão Velho recebem apoio da Sedel

Investir em várias comunidades seja da cidade como do interior é dever do Estado. Assim, a Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel) reafirma seu compromisso de estar lado a lado com os desportistas de todo o Estado e repassa material esportivo para os desportistas Josué e José Maria, de Mazagão Velho. Eles receberam bolas para basquerebol e futebol de campo que serão utilizados em suas atividades, diárias, na praça de Mazagão Velho "A gente já recebeu outros materiais e estamos vivendo do apoio da comunidade e agora do Governo, através da Sedel para desenvolver nossas atividades esportivas. A gente não ganha nada financeiramente, mas vê que a comunidade de Mazagão Velho fica feliz com a participação nos eventos esportivo e ísso é o que importa", ressaltou Josué.
Para o secretário Luiz Pingarilho ainda existe muito a se fazer, principalmente pelo interior, mas é necessário verificar quais são as priroridades de cada um. Ano passado investiu-se no Intermunicipal e o resultado foi muito bom. Neste ano é objetivo da Sedel realizar competições em todo o Estado com futebol e outras modalidades e avisou: - Com a gente o que não vai faltar é trabalho - .

Comitiva da Sedel prestigia festa em Mazagão Velho

Uma comitiva da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) esteve na manhã desta segunda-feira (23) em Mazagaõ Velho participando das festividades de 242 anos daquela comunidade. Eles estiveram acompanhando o governador Camilo Capiberibe e confirmando dois pontos importantes que serão realizados naquela região: a primeira é a obra de recuperação do ramal que liga Mazagão Velho a Mazagão Novo e também a estruturação do espaço que servirá como Museu a Céu Aberto de Mazagão Velho.
O secretário Luiz Pingariho comandou a equipe e foi bem recebido pelo prefeito José Carlos Correa de Carvalho, o Marmitão.
Segundo Pingarilho são ações como esta, de iniciativas do Governo do Estado sem ollhar em legenda partidária, e sim visando a comunidad

e que fazem um Governo de Mudança no Amapá.

Em programa de TV, Aldo fala o que pensa da Copa de 2014

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participou na tarde desta sexta-feira (20) do programa Arena Sportv. Confira abaixo os principais trechos das respostas do ministro sobre temas relacionados à organização brasileira para a Copa do Mundo da FIFA 2014.

Venda de cerveja nos estádios. Não temos uma lei nacional. O que há é uma norma da CBF. Em competições organizadas pela CBF, não se consome bebida. Quando o jogo não é da CBF, e já acontece em outros torneios de outras responsabilidades, há o consumo. Na Europa, há uma legislação diferenciada. É possível consumir no bar do estádio. Não se pode é portar, para evitar que sirva como instrumento de prática de violência. Nesse debate, há preocupações legítimas com torcedor, com patrocinadores, segurança e saúde. O que nos parece é que é necessário achar o equilíbrio para não cometer uma violência unilateral e tentar atender a todos os lados. Assim, me parece que a tendência entre os parlamentares que trabalham na Lei Geral da Copa é permitir com limites. Não poder circular em ambientes coletivos. O consumo seria no bar, no restaurante. Hoje, os estádios têm grande número de restaurantes, de bares, shoppings, centros de convenção.

Relação com a FIFA, A FIFA tem os seus interesses legítimos como organizadora e patrocinadora do futebol e nós respeitamos. Mas é uma organização privada, que cuida de seus interesses privados. O governo é um ente público que tem de cuidar também de interesses dos quais, legitimamente, porque não é o papel dela, a FIFA não cuida. Temos de compor esses interesses até o limite do interesse nacional e público, que no fundamental não estão em conflito com os interesses da FIFA. Há uma diferença ou outra. Se há diferença quando se propõe pauta em redação, imagine num evento desse. Mas tudo conduzido com espírito de unidade, de respeito e de cooperação.

Lei Geral. No Brasil não é fácil aprovar uma lei. Tem gente que se queixa. Eu acho bom. Se pudesse aprovar uma lei do dia para a noite, imagine que tipo de lei estaríamos aprovando dia e noite. É preciso ter critérios, regras. Muita gente é ouvida. Especialistas, entidades, organizações. Tudo isso está envolvido num debate desses. Mas a Câmara já deixou a Lei Geral pronta para ser votada. E a Câmara faz o papel de mais longo prazo. Ela praticamente esgota o debate. Quando chega no Senado, o prazo é menor. Por isso creio que é possível aprovar em março. Mais do que possível, acho necessário, porque o próprio governo precisa dessa legislação para ter referência sobre as próximas iniciativas a serem adotadas. Os organizadores e consumidores, também.

Arena das Dunas, em Natal. Eu penso que a declaração do secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke (sobre o atraso nas obras do estádio), foi exatamente no sentido de garantir a inclusão de Natal no Mundial. A cidade vai participar, mas tem de corresponder com o compromisso de estádio pronto. O Valcke falou que precisa entregar no prazo. O prazo para entrega em Natal é dezembro de dezembro de 2013, e é plenamente possível.

Exigências da FIFA ao país e às outras sedes. O acordo, o contrato da FIFA, tem isonomia, é igual para todos. Eu peguei muitos deles. Da África do Sul, da Alemanha, da Coreia do Sul, da França e dos Estados Unidos. Todos assumem compromissos parecidos, semelhantes. Eles assumem até com mais facilidade porque, por exemplo, no caso da Alemanha, toda a legislação que a FIFA pedia já estava na legislação europeia, porque já está prevista para organização dos campeonatos europeus. Lá foi facilmente resolvido. Aqui tivemos pequena diferenças. Mas as exigências são muito parecidas, semelhantes.

Possibilidade de dívidas no pós Copa. O governo não terá. Estamos recebendo inclusive investimentos em função dos dois grandes eventos (Copa e Olimpíadas). Os entes privados, por exemplo, construtores dos estádios, fizeram consórcios e contraíram dívida com o BNDES. Houve uma linha de financiamento de até R$ 400 milhões. O governo exigiu garantia real.

Aeroportos. Estou otimista e vou dizer o porquê. Temos grandes investimentos previstos na infraestrutura aeroportuária. Boa parte serão investimentos privados, por concessões. O terminal de Cumbica, em Guarulhos, será privado. Já foi privatizado o de Natal. O problema é que subestimamos o crescimento da procura pelos aeroportos, o número de passageiros. Isso tanto governo quanto setor privado, ninguém imaginava que cresceria tanto a demanda por transporte aéreo. A projeção para 2014 é ampliar o fornecimento do serviços, a nossa capacidade de transporte. Os serviços disponíveis nos aeroportos do Brasil precisam melhorar e muito. Não dá para ficar uma hora numa fila de táxi, por exemplo. Esses serviços, além das demandas da pistas, da capacidade de receber aeronaves. É um desafio do governo e dos concessionários. E não só para a Copa ou as Olimpíadas. É uma questão posta para a população do Brasil e para os turistas hoje.

Fonte: Portal da Copa

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ao vivo no SBT, Pingarilho fala de ações da Sedel

O secretário de estado do desporto e lazer, Luiz Pingarilho foi o entrevistado de hoje do programa Meio-Dia, que vai ao ar pelo SBT Amapá. Ele conversou com a jornalista Bernadeth Farias e falou sobre a vinda da comitiva da Copa do Mundo de Futebol que virá no dia 3 em Macapá para a primeira inspeção. Falou também do retorno da delegação de Cuba (um pedido do governador Camilo Capiberibe) que irá trabalhar a questão esportiva dos dois países, além da educação e saúde, bem como da visita da equipe guianense que irá confirmar participação nas Olimpiadas Amapaenses deste ano, evento programado para o mês de julho.



Pingarilho lembrou que a meta do Governo Camilo, a partir de agora é fortalecer o intercãmbio esportivo, investir nas competições importantes e criar novos talentos para o esporte. “Por isso, o campeonato feminino e masculino de futebol será de 17 a 19 anos com participação de Macapá, Santana, Guiana e vencedores de seletivas”, lembrou o secretário.

Judô amapaense tem contas aprovaads no Ministério do Esporte

O Ministério do Esporte, através de sua Coordenação Geral de Prestação de Contas – CGPCO aprova prestação de contas da Federação Amapaense de Judô referente ao convênio nº 312/2006 firmado entre o Ministério do Esporte - ME e a Federação Amapaense de Judô - FAJ cujo objeto foi a implantação do núcleo de categoria de base de esporte de alto rendimento na modalidade de judô. Anexo ofício informando a APROVAÇÃO.
“Este convênio propiciou o início do crescimento da modalidade no Estado. Ao assumir a gestão da entidade em 2005 com apenas 02 pastas de documentos e após regularizar toda a situação fiscal, buscamos parcerias e a primeira a ser concretizada foi com o Ministério do Esporte através do Senador José Sarney. O convênio no valor global de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) equipou a entidade com a estrutura que está sendo utilizada até hoje. Foram adquiridos Tatames, computadores, equipamento de som, balanças, placares, filmadora e máquina fotográfica. Graças a este convênio foi possível aumentar o número de praticantes e clubes. Equipe do SEST/SENAT, da Escola Gonçalves Dias, Sindiviap/Equipe Pedrão, Estação da Criança(Judô Lima), Clube dos Campeões, Macapá Esporte Clube, Universidade da Criança não existiriam sem os tatames adquiridos através deste convênio, bem como a vinda do projeto social “Avança Judô” para o Estado. Muitos atletas jamais teriam tido acesso à modalidade. Fico feliz por ter feito tudo de acordo com a lei e esta aprovação confirma isso. Alguns projetos estão em andamento e outros serão implantados e terão o mesmo tratamento, com transparência e legalidade.” Disse Antonio Viana, Presidente da Federação Amapaense de Judô.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Secretário-geral da Fifa diz que estádio de Natal está ‘muito atrasado’

Coletiva sobre a Copa de 2014 (Foto: Bernardo Tabak/G1)Coletiva sobre a Copa de 2014 realizada nesta
quinta (19) no Rio (Foto: Bernardo Tabak/G1)
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou, nesta quinta-feira (19), que as obras no estádio que está sendo construído em Natal, no Rio Grande do Norte, para a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, estão “muito atrasadas” e que a cidade terá “monitoramento permanente da Fifa”.
Apesar disso, em seguida, Valcke minimizou o atraso e disse que não há motivo para pensar em redução das 12 cidades-sede previstas para o evento. “Natal está construindo um estádio para a Copa do Mundo. Natal é uma cidade-sede e está simplesmente atrasada. Eles vão ter que agilizar as obras”, acrescentou.

Valcke se disse “muito satisfeito” pelo entendimento entre a entidade máxima do futebol mundial e o governo federal para a realização da Copa do Mundo do Brasil, em 2014. “As relações entre a Fifa e o governo federal sempre estiveram excelentes. Estou muito satisfeito por estarmos caminhando juntos, na direção certa”, disse Valcke, durante a reunião do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo, realizada em um hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Arlindo Moreira agradece apoio do Governo na Copa São Paulo 2012

O presidente do Oratório Recreativo Clube, empresário Arlindo Moreira esteve na tarde desta quinta-feira (19) na Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) para agradecer o apoio do Governo do Estado para com o clube na Copa São Paulo de Futebol Juniores. O Oratório esteve em São Paulo neste mês e conseguiu a melhor apresentação já vista de todos os tempos do Amapá na competição nacional. “E participações como esta a gente só consegue realizar porque conta com apoio do Governo do Estado e demais parceiros”, lembrou Arlindo Moreira.
O Governo do Amapa investiu R$ 20 mil no grupo amapaense que disputou a Copinha, em São paulo, neste ano.

Comitiva da Copa do Mundo visitará Macapá

Em busca dos melhores lugares para práticas esportivas em todo o Brasil, a comitiva da Copa do Mundo estará visitando Macapá no próximo dia 3 de fevereiro. Foi o que informou o Ministério do Esporte na tarde desta quinta-feira, em documento enviado ao secretário de estado do desporto e lazer, Luiz Pingarilho.
O Amapá vem concorrendo a uma das vagas para Centro de Treinamento de Seleções que irão disputar a competição desde que foi anunciada a reforma do estádio no ano passado pelo governador Camilo Capiberibe.
Os contatos estão sendo mantidos com o Ministério e o Comitê Organizador da Copa.
O nome da equipe de vistoria que estará em Macapá no dia 3 de fevereiro será anunciada em breve.

Centros Didáticos recebem computdores novos

O secretario de estado do desporto e lazer, Luiz Pingarilho entregou no final da manhã desta quinta-feira computadores para dois centros didáticos do Governo do Estado. O primeiro foi o Centro Didático Paulo Conrado Bezerra, onde o sistema de informática foi recebido pela diretora Aldinéa Machado. O segundo foi o Milton de Sousa Correa, que foi recebido pela equipe de Ubiratan do Espirito Santo Silva. Bira está em Belem participando de curso administrativo para estádios, ele que comanda os trabalhos no estádio Zerão.
Os computadores também atenderão os demais centros didáticos e servem como segunda parte da visita de fiscalizaçaõ que foi realizada pela comissão da secretaria na semana passada.




O chefe da coordenadoria de operação dos núcleos esportivos (Cofe), José do Carmo informou que foi feita uma solicitação para o Prodap a fim de que o mesmo faça a instalação e confirme nos centros atendidos o serviço de internet.
Segundo Dewlman Costa o que mais está se vendo é a vontade de se mudar o atendimento. "No centro didático Zerão já estamos com bebedouro, central de ar, computador e vamos ter internet. Quando chegamos aqui a gente só tinha acesso a cadeiras, por isso acreditamos que muita coisa ainda vai mudar no esporte amapaense", lembrou.
Luiz Pingarilho informou que em todos estes centro o chefe de informática da secretaria, Geovani Coutinho estará dando suporte necessário para o funcionamento. "E é assim que a gente vai mudar a história do futebol amapaense, principalmente no gerenciamento do esporte", destacou.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Chamada Pública

Para fins de definição dos Projetos/Programas que poderão ser objeto de apresentação de pleitos e propostas, considerando as orientações específicas e prazos estabelecidos, serão consideradas as seguintes dimensões:

Funcionamento de Núcleos de Esporte EducacionalProrrogação da Fase de Validação da Chamada Pública PST/2011
Eventos e Atividades Esportivas Educacionais

As parcerias com o Programa Segundo Tempo poderão ser estabelecidas com Entidade Públicas (Federais, Estaduais, Distrital ou Municipais) e Privadas sem fins lucrativos que tenham, comprovadamente, mais de três anos de atuação na área de abrangência do Projeto, mediante descentralização da execução orçamentária e financeira para execução dos Projetos apresentados e descritos nas Diretrizes disponibilizadas no link anterior do Menu.

Os pleitos serão submetidos à análise, em consonância com os critérios de seleção estabelecidos em edital específico.

Dúvidas a respeito do processo acima mencionado, as Entidades poderão acessar as Diretrizes do Segundo Tempo - Padrão e outras informações disponíveis no portal do ME: http://www.esporte.gov.br/snee/segundotempo ou pelos telefones disponibilizados.

Para formalização de parcerias, as entidades proponentes deverão, obrigatoriamente, seguir as orientações e normativas estabelecidas na chamada pública PST/2011:

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Jérôme Valcke aponta Fortaleza como favorita para sorteio da Copa


São Paulo e Rio também querem ser sede do evento

Fortaleza, CE, 17 (AFI) - O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, apontou nesta terça-feira a cidade de Fortaleza como favorita para receber o sorteio dos grupos da Copa de 2014, previsto para acontecer em dezembro do ano que vem. São Paulo e Rio também querem ser sede do evento, mas a capital cearense parece levar vantagem nessa disputa.
Fortaleza foi a primeira parada da visita pelas sedes brasileiras do Mundial, iniciada nesta terça-feira por Valcke. A comitiva do secretário-geral da Fifa também conta com a presença do ex-jogador Ronaldo, que é membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014. Além de vistoriar as obras do Estádio Castelão, Valcke foi conhecer o centro de eventos de Fortaleza, local indicado pela cidade para receber o sorteio dos grupos da Copa. E o dirigente admitiu ter ficado impressionado com a estrutura do local. "Vocês me conhecem. Se tenho que falar alguma coisa negativa, eu falo. O centro de eventos que eu vi hoje é impressionante. Pode-se dirigir um ônibus lá dentro. Há uma grande possibilidade que seja a sede do sorteio, um evento para três mil convidados e mil trabalhadores de imprensa. São vários candidatos, mas há uma grande possibilidade", afirmou Valcke.
O dirigente, no entanto, garantiu que a decisão sobre a sede do sorteio ainda não está tomada. "São Paulo e Rio também concorrem, mas o Rio já recebeu o sorteio das Eliminatórias e queremos dividir os eventos entre as cidades. Então, o Rio não deve receber. Mas o COL fará sua avaliação e vai passar à Fifa", explicou Valcke.

Dando show em muita capital
Fortaleza é uma das principais sedes da Copa de 2014. Será palco de quatro jogos na primeira fase, incluindo o segundo da seleção brasileira. E ainda receberá uma partida das oitavas de final e outra das quartas de final, que pode ser novamente do Brasil.
Depois de Fortaleza, a comitiva com Valcke e Ronaldo seguiu para Salvador, onde visitou as obras da Arena Fonte Nova na tarde desta terça-feira.

Ronaldo ao lado de Valcke no Castelão, em Fortaleza

Lei Geral e estádios é tema de discussão para a Copa de 2014

O acerto nos detalhes que faltam para a aprovação da Lei Geral da Copa no Congresso Nacional e o acompanhamento atento das obras de estádios, de mobilidade urbana e dos aeroportos estão entre as prioridades reafirmadas pelo secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e pelo membro do Conselho de Administração do COL, o ex-jogador Ronaldo Nazário. Antes do embarque para Fortaleza, onde terá início uma série de visitas às 12 cidades-sede, Valcke e Ronaldo concederam entrevista nesta segunda-feira (16.01), ao lado do ministro e do secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes. Aldo Rebelo encontrará a comitiva na segunda escala da viagem, em Salvador.

O ministro reforçou a necessidade de um trabalho conjunto e comentou o momento atual da preparação do país. “Temos a firme convicção do sucesso da organização do Brasil para o Mundial. Hoje, em Fortaleza, temos o Castelão com mais de 50% de obra concluída. O local já acolhe três secretarias. O último problema em estádios, que era Porto Alegre, foi resolvido e já temos data para retomar as obras, no dia 25. As ações de mobilidade urbana estão em curso e a Lei Geral da Copa deverá ser votada no início de março, com um ou outro detalhe pendente", afirmou o ministro. “Vamos promover o esforço necessário para realizar uma Copa de acordo com as expectativas do mundo e do Brasil”, completou.

Jérôme Valcke explicou o andamento das negociações para a aprovação da Lei Geral. Segundo o secretário-geral da FIFA, haverá uma reunião no Rio de Janeiro na próxima quinta-feira (19.01) para debater os últimos pontos em aberto, como a configuração do Grupo 4, reservado a ingressos mais baratos. “Me sinto bastante confiante de que vamos alcançar um texto mais costurado nos próximos dias. Nessa reunião, vamos fazer um documento detalhando todas as categorias de ingresso para explicar claramente como deve funcionar a logística do acesso de todos esses grupos (indígenas, integrantes de programas sociais, idosos e estudantes). Precisamos ter certeza de que dá para implementar”, disse.

“Nossa visita vai ser uma longa viagem e o início de uma agenda positiva para a Copa do Mundo. Vamos demonstrar que não há absolutamente nada de errado entre o Comitê Organizador, a FIFA e o governo federal. Ficará claro que, além de bons de bola, somos bons organizadores e faremos a melhor Copa de todos os tempos”, completou Ronaldo.

Estádios
Ronaldo e Valcke seguiram para Fortaleza na tarde desta segunda-feira. Na terça, se juntam à prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, e ao governador do Ceará, Cid Gomes, em visita ao Castelão. Depois, Valcke, Ronaldo e Aldo Rebelo se encontram em Salvador. Na capital baiana, ao lado do governador Jaques Wagner e do prefeito João Henrique Carneiro, a comitiva fará uma visita à Fonte Nova. A previsão é de que as visitas da FIFA às demais cidades-sede sejam retomadas em março. (do esporte.gov.br)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Comissão reúne para acertar detalhes de Olimpiadas no Meio do Mundo


Foi na tarde desta segunda-feira (16) que a comissão organizadora das Olimpíadas no Meio do Mundo esteve reunida no auditório da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel). Na oportunidade, o professor Ronaldo Cunha Nascimento, que esteve no final do ano passado em Caiena fez um breve relatório das ações do Estado junto à comunidade internacional e como foi recebido por eles o convite para partida deste evento. “Tivemos a grata satisfação de conversar com várias autoridades esportivas da região e de apresentar a eles o projeto Olimpiadas no Meio do Mundo. Eles confirmaram que estão interessados em participar do evento e estarão aqui na próxima quinta-feira”, lembrou Ronaldo.
O professor Olivaldo Ataíde Nunes, técnico da Sedel, informou que o Governo do Estado pretende mobilizar cerca de 4 mil pessoas neste evento, sendo que, se houver confirmação, pelo menos 1.200 atletas deverão vir de Caiena para a disputa da competição. “Todos os detalhes, inclusive logomarca estão sendo verificados pela equipe técnica da secretaria a fim de montar um grande evento para o Estado com abertura no estádio Milton de Sousa Correa, o Zerão”, lembrou.
Para o secretário de desporto e lazer, Luiz Pingarilho este é o grande evento do esporte que se pretende realizar no mês de julho e com a participação da Guiana poderemos mostrar para o mundo nosso interesse de interagir com a comunidade européia e valorizar o intercâmbio entre os países através do esporte. “E na próxima quinta-feira (19) vamos receber a comitiva francesa para discutir a participação deles neste evento”, finalizou o secretário.

Pingarilho presta esclarecimentos sobre a piscina Euclides Rodrigues




O secretário de estado do desporto e lazer, Luiz Pingarilho esteve na Tv Amapá na manhã de hoje e foi entrevistado na tarde desta segunda-feira (16) pela equipe da Tv Macapá para esclarecer sobre os investimentos que o Governo tem feito na piscina Euclides Rodrigues.
O local está com suas atividades suspensas por um período de dez dias e espera que o serviço de limpeza da piscina número dois do complexo esteja liberado para atividades normais.
O secretário lembrou que existe um movimento para reformar a academia do complexo Euclides Rodrigues, bem como de construção de uma piscina de saltos ornamentais, em parceria com o Ministério do Esporte.
Luiz Pingarilho lembrou que existe um compromisso por parte do Governo do Estado para viabilizar o funcionamento initerrupto da piscina Euclides Rodrigues "A gente sabe que é o ponto de encontro dos praticantes do esporte e por isso precisamos mantê-la funcionando sempre", lembrou o secretário Pingarilho.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Pingarilho premia campeão da Copa Norte de Futebol



O secretário de estado do desporto e lazer, Luiz Pingarilho esteve na tarde deste sábado, em Calçoene, prestigiando a decisão da Copa Norte de Futebol. A decisão foi entre a Portuguesa e o Vera Cruz, de Amapá. A lusa venceu o jogo nos penais 5x4, depois de empate no tempo normal em 2x2.
Edilson Pita, presidente de honra do Pita Clube e organizador do evento disse que este é uma fato inédito para o esporte do Município "Ter um secretário que não promete, cumpre. Vem em nosso município e trabalha para que o esporte seja valorizado. É assim que a gente quer ver os demais administradores do governo Camilo", disse Edilson Pita.
O secretário Luiz Pingarilho agradeceu pelas palavras de elogia, mas informou que existem grandes nomes no Governo que irão trabalhar com afinco para o fortalecimento da administração estadual. Parabenizou os campeões do time da Portuguesa, entregou premiação no valor de R$ 5 mil ao capitão Cláudio e lembrou que o projeto de retomada das atividades do novo estádio de Calçoene terá mais uma voz no Governo e junto à bancada federal. "Já estamos sabendo que o Felipão vai receber reformas, mas precisamos inaugurar o novo estádio municipal, que iniciou sua obra no Governo do senador Capi e agora podem ter certeza vai continuar com Camilo Capiberibe", finalizou.
A quarta edição da Copa Norte, em Calçoene, contou com a participação de 12 equipes, representando seis municípios, ficando Vera Cruz (Amapá) e Portuguesa (Macapá) na decisão.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Guiana Francesa confirma presença nas Olimpiadas Amapaenses

Evento será realizado no mês de julho no meio do Mundo

O conselho geral da Guiana Francesa enviou documento, na tarde desta sexta-feira, confirmando os delegados que estarão presentes na reunião do dia 19 de janeiro em Macapá para tratar assuntos concernentes a realizaçao das Olimpiadas Amapaenses 2012. Evento programado para ser realizado em julho deste ano.
Integram a delegaçao Athys Jair - vice-presidente, Richard Monlois - Diretor do Gabinete do Presidente, Alain Champlain - Responsavel da Direção de Esportes, Gaëtane Tarriaffe e Katiana Larance - serviços de cooperação.
O local da reunião será definido na próxima semana.

Cuba. Raciel Rodrigues, de Cuba estará retorando a Macapá no período de 25 de janeiro a 5 de fevereiro para dar continuidade à cooperação entre os dois países envolvendo setores da saúde, educaçao e esporte.

Zerão recebe visita do deputado Milhomem e da comitiva do esporte

Zerão recebe comitiva do esporte e deputado Milhomem


Foi na manhã desta quarta-feira (11) que os secretário de desporto e lazer, Luiz Pingarilho, de infraestrutura, Joel Banha estiveram recebendo no estádio Milton de Sousa Correa, o Zerão, o deputado federal do PC do B, Evandro Milhomem, autor de emenda complementar no valor de R$ 1,5 milhão para ser investida no único estádio do Meio do Mundo. Evandro Milhomem verificou os serviços já executados no local como estacionamento, calçamento externo, limpeza interna, melhoria do gramado, instalação elétrica, montagem externa da cobertura e outros.

Conversando com o secretário Luiz Pingarilho, o deputado foi informado sobre o trabalho que pretende ser realizado no local com a transferência da secretaria de desporto do Avertino Ramos para o Zerão e da busca por se garantir uma nova área onde funcionará o ginásio do Meio do Mundo.

Já com o secretário de infraestrutura questionou sobre os investimentos na obra e foi surpreendido com a mudança de conta que era da Seinf e agora passou para a Seplan junto a Caixa Econômica Federal. Que, já está em Macapá o técnico responsável pelo levantamento das atividades de cobertura do estádio, previstas para já estarem a vista da comunidade em fevereiro, e se confirmou a compra das cadeiras, da pista e do placar eletrônico.

O secretário de infraestrutura, Joel Banha informou que toda a pintura interna será encerrada até o dia 25 deste mês e depois se pintará do lado de fora do estádio, e que se depender da vontade do Governo do Estado em abril ele estará pronto para ser inaugurado. “A data oficial, deputado, só será informada pelo governador Camilo Capiberibe porque teremos aqui um grande evento com a presença do ministro Aldo Rebelo e outras autoridades”, lembrou Joel.

O estádio Zerão estava com obras paralisadas desde 2008 e teve suas atividades retomadas no ano passado. Um investimento na ordem de R$ 10 milhões estava no orçamento, que agora tam


bém terá mais R$ 1,5 milhão. “Não quero ver o que aconteceu com a Prefeitura de Macapá porque perdemos recursos de emenda para o estádio Glicério Marques e o estádio Zerão é importantíssimo não só para o futebol, mas para outros segmentos do Estado”, lembrou Evandro Milhomem.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Fotos atualizadas do estádio Zerão






Comitiva da Sedel visita centros didáticos

Uma comitiva composta pelo secretário de desporto e lazer, Luiz Pingarilho, do chefe do Cofe/Sedel, José do Carmo Menezes e do coordenador pedagócio, Feliphe Lacerda esteve na manhã desta quarta-feira visitando os centros didáticos pertencentes ao Governo do Estado. “O objetivo é verificar o que ainda pode ser feito antes da abertura das inscrições de matrículas a fim de atender bem a comunidade amapaense”, lembrou o secretário Pingarilho.
O primeiro centro visitado foi o Paulo Conrado Bezerra, situado no bairro Central ele havia sido esquecido pela administração passada, mas graças ao trabalho em conjunto da secretaria e o apoio de igrejas evangélicas possibilitou-se reorganizar o centro e realizar uma revitalização no local. Enquanto isso, cooperação formada com a Ueap possibilitou a realização de atividades das escolinhas do local na quadra da universidade estadual. A diretora do centro, Aldinea Machado fez algumas solicitações ao secretário e espera que em 2012 possa sediar jogos federados, o que não ocorreu em 2011.
O segundo centro em que a comitiva esteve foi o da praça Chico Noé. A piscina está recebendo serviços de melhoria, o produto de limpeza está garantido e a relação com a comunidade possibilitou um número grande de materiais para uso dos estudantes. É pensamento da Sedel investir nos alunos carentes em 2012.
No Centro Didático Euclides Rodrigues capina, pintura, limpeza das piscinas e melhoria das salas está sendo verificado. O local estará sendo usado como Museu da Natação, e também servirá para as atividades da federação de esporte aquático.
No bairro Laurindo Banha, o secretário conversou com a equipe de trabalho do estádio Zerão que também está dando expediente no local. Com o coordenador Nunes verificou-se a possibilidade de ações neste ano junto com federações de futsal, basquetebol, futebol de areia e fut




ebol para a realização de atividades no local. “Mas, o importante é ter a comunidade presente. Ouvir o que eles têm a dizer sobre a prática esportiva e em breve estaremos iniciando essa discussão”, comentou.
A visita encerrou no estádio Zerão, onde ao lado do secretário Joel Banha, da Seinf (Secretaria de Infraestrutura) e do deputado Evandro Milhomem (PC do B) verificaram os andamentos da obra do estádio do Meio do Mundo.
A próxima etapa da comitiva é verificar os centros de Santana.

Piscina Olímpica passa por reformas internas





Ano novo, novas braçadas para a natação amapaense. Por isso, o Governo do Amapá através da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) está investindo na revitalização do Centro Didático Euclides Rodrigues, a conhecida piscina Olímpica. Durante quinze dias, a contar do dia 10 deste mês as atividades estão suspensas no localç para que seja feita a primeira etapa de ação no local. “O objetivo é dar mais qualidade no atendimento ao praticante do esporte na piscina olímpica”, declarou o chefe do COF/Sedel, José do Carmo Menezes.
Na manhã desta quarta-feira (11), o chefe da casa civil, Kelson Vaz esteve com o secretário de estado do desporto e lazer, Luiz Pingarilho verificando todos os detalhes do serviço. Na oportunidade, Kelson lembrou ao secretário que será uma prioridade de Governo a manutenção periódica do local e a melhoria na qualidade do atendimento aos praticantes do esporte na piscina Olímpica.
Para o secretário Luiz Pingarilho essa é uma ótima notícia porque quando se assumiu os trabalhos na secretaria e se verificou como estava a piscina olímpica descobriu-se que para enganar a comunidade até pintura interna das piscinas havia sido feita e isso prejudicou em muito a ação administrativa no local. Essas pinturas estão sendo retiradas, uma nova pintura no entorno da piscina grande está sendo feita, limpeza interna deverão dar nova visão ao centro didático. “Estamos também reforçando a relação com as federações amadoras, e iremos ceder uma sala para funcionamento da Federação Amapaense de Esportes Aquáticos, e esperamos que neste ano um novo momento seja vivido pela comunidade esportiva”, lembrou.

PARABÉNS


Juciara Monteiro
Alcemy Serra Junior

Hoje é dia de felicidades aos profissionais da Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel)

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Luiz Pingarilho hoje no programa ESPORTE TOTAL LOCAL

O secretário de desporto do Amapá, Luiz Pingarilho estará no programa Esporte Total Local, da Tv Macapá falando do novo investimento que irá receber o estádio Zerão, na ordem de R$ 1,5 milhão. Recursos na ordem de R$ 400 mil já estarão diretamente na conta do Governo do Estado.
Luiz Pingarilho destacou ainda, que existe um outro grande projeto a se trabalhar nesse ano que é a bolsa atldta, onde o governador Camilo Capiberibe anunciou sua funcionabilidade e está sob a administração do autor do projeto, deputado Moisés Souza para adequação e votação.
Lembrou ainda, que em 2011 ganhou espaços por ter uma equipe coesa, determinada e que busca sempre atingir seus objetivos. "O nosso orçamento vai melhorar, vamos investir mais em 2012 e esperamos que não somente a nossa equipe, mas todas as secretarias possam trabalhar como pede o governador Camilo, buscando sempre a mudança", lembrou.
O programa é apresentado por Costa Filho, comentários de Orlando Santana e Estevão Picanço. E vai ao ar partir de 11h30 desta terça.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Estádio Zerão vai receber mais R$ 1 milhão de investimento

Emenda federal visa fortalecer ainda mais o trabalho no estádio do Meio do Mundo



Uma ótima notícia para quem está esperando a entrega do estádio Milton de Sousa Correa, o Zerão, previsto para ser entregue em abril deste ano. Uma emenda de autora do deputado federal, Evandro Milhomem (PC do B) garante repasse de mais R$ 1 milhão para investimentos no estádio. A primeira etapa, graças ao empenho e determinação da equipe técnica do governo do Estado, garantiu a reativação da obra, orçada no valor de R$ 10 milhões nesta primeira etapa e consiste na recuperação das arquibancadas, cobertura, área de entorno, campo de futebol, iluminação e pista de atletismo.
O secretário de estado do desporto e lazer, Luiz Pingarilho enfatizou que a confirmação da verba vai ajudar em suma o trabalho a ser realizado no local, principalmente porque o Zerão está situado no meio do Mundo. “Além dos R$ 10 milhões recuperados pelo governo junto a Caixa Econômica Federal, teremos mais um mjlhão para investimentos no estádio do Meio do Mundo, isso é que promover a mudança no esporte amapaense”, lembrou.
Luiz Pingarilho informou ainda, que recebeu convite do ministro Aldo Rebelo para verificar as mudanças efetivadas no ministério e, acertar detalhes sobre sua vinda ao Estado. “Vamos levar um convite do governador Camilo Capiberibe para que ele esteja em Macapá na entrega do estádio Zerão à comunidade”, destacou o secretário.