quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Atletas do boxe e do judô elevam o Estado do Amapá no cenário Nacional

O Amapá foi elevado ao podium em duas competições nacionais no último fim de semana nas cidades de Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ), com as atuações dos atletas Raimundo Costa e Moisés Santos (boxe) e Núbia Guedes (judô).
A primeira participação dos amapaenses ocorreu no Campeonato Brasileiro de Boxe, em Manaus, no período de 4 a 8, com a participação de sete atletas, dos quais dois se classificaram para as lutas das semifinais.
O boxer Raimundo Costa, peso leve, venceu duas lutas e perdeu uma na semifinal, mas conseguiu medalha de bronze na categoria 56 kg. Além dele, Moisés Santos, que também venceu duas, trouxe medalha de bronze na mesma categoria.
No judô o destaque foi Núbia Guedes, que venceu duas lutas, perdeu a final, mas conquistou a medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Judô no Rio de Janeiro.
Segundo Fábio Machado, técnico da Federação Amapaense de Judô (FAJ), a jovem é ousada e treina dentro dos limites estabelecidos; é disciplinada e tem potencial para buscar mais. "A Núbia vem se preparando com afinco, dedicação e muito foco na luta, perdeu por falha de pegada, mas depois foi bem. Ela tem potencial para participar das Olimpíadas em 2016", assegurou.
Nelson dos Anjos considera importante a participação do Amapá no esporte de rendimento. "Os atletas precisam desse incentivo, pois temos que acabar com essa caminhada de pires na mão, como ocorria anteriormente", ponderou.
Tanto a Academia Nelson dos Anjos como a Federação Amapaense de Judô foram beneficiadas, segundo o secretário de Desporto e Lazer, Mário Brandão, pela construção de uma política pública de incentivo ao esporte do Governo do Amapá, em todas as modalidades. "O resultado é a classificação de atletas em diversas competições de alto rendimento", disse o secretário.
Outro que destacou a participação dos atletas foi Antônio Viana, presidente da FAJ, que definiu como necessária a cooperação do governo com o esporte como um todo. "São vários atletas que são levados à luta por meio desse compromisso que o GEA tem com a FAJ. Estamos empenhados em mostrar resultados positivos para o povo amapaense", pontuou.
Os atletas amapaenses que receberam medalhas nas competições nacionais obtiveram o acesso ao programa Bolsa Atleta do Governo de Federal, que beneficia os competidores de alto rendimento e prevê uma preparação para as Olimpíadas em 2016.
Leonardo Santos/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário