quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Governador Camilo reúne com campeões olimpicos

Será nesta quinta-feira, 1, 17horas no auditório da Sedel

O governador Camilo Capiberibe reúne nesta quinta-feira (1), no auditório da Sedel, com os representantes do Amapá nas Olimpíadas Escolares de 12 a 14 anos. O evento que ocorre no período de 10 a 18 deste mês em João Pessoa, na Paraíba terá a participação de uma delegação com 91 participantes.
A etapa estadual foi realizada no período de maio e junho e graças a uma determinação do governador Camilo Capiberibe pode ser realizado no Estado. "É que ao contrário dos anos outros, neste ano, o Governo do Amapá vai patrocinar a viagem da delegação", declaro Sônia Cristina Lima - coordenadora das Olimpíadas no Amapá.
Das 12 modalidades que estavam sendo aguardadas as participações de atletas somente 11 foram confirmadas em virtude da greve de professores que tirou vários atletas das competições, e, prejudicando o ciclismo amapaense que não terá participação nacional nesta competição "Eu tenho apenas que lamentar porque precisamos destes professores para coordenar o trabalho das escolas e mesmo que a gente queira não é possível ser dirigente e presidente da federação ao mesmo. Ou a gente monta uma competição organizada, ou a gente assume o papel dos professores, o que não é liberado pelo COB", lamentou o presidente da Federaçaõ de Ciclismo, Antônio Carlos.
Com isso, foram confirmadas as participações neste evento de futsal, judo, natação, basquetebol, handebol, badminton, atletismo voleibol ténis de mesa, karate e xadrez.
Ontem à tarde, no auditório da Sedel aconteceu a cerimônia de premiação das escolas campeães de suas modalidades e a campeã geral das Olimpiadas - Conexão Aquarela.
As Olimpíadas Escolares são realizadas em duas etapas - em cidades diferentes - com faixas etárias distintas. A de 12 a 14 anos conta com a disputa de 12 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A de 15 a 17 anos também tem 12 modalidades: inclui o taekwondo, mas não conta com o badminton. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais.
Desde o seu primeiro ciclo (2005-2008), as Olimpíadas Escolares reúnem milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas para uma competição de abrangência nacional. Somente na edição de 2010, somadas as duas etapas (com cerca de dez dias, cada), mais de 8.600 participantes de mais de 2.300 instituições de ensino marcaram presença na Etapa Nacional.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizadas pelo Ministério do Esporte, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas.



9

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Hotel da delegação do Amapá em João Pessoa -PB


O comitê olímpico Brasileiro divulgou o nome do hotel em que a delegação amapaense estará hospedada durante as Olimpiadas Escolares de 12 a 14 anos, em setembro. Trata-se do Flat Class Caju. Veja no destaque !

Sairam os vencedores das olimpíadas estaduais na modalidade natação




Evento é organizado pelo Governo do Amapá através da Sedel


O Governo do Amapá está nadando com os atletas olímpicos escolares e realizou neste final de semana a etapa estadual de 15 a 17 anos na modalidade natação. O evento foi organizado pela Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel) sob administração do Núcleo de Esporte e Rendimento (NER), em parceria com a Federação Amapaense de Esportes Aquáticos (FAEA). O palco da competição não poderia ser melhor: a piscina Euclides Rodrigues.
Com direito a torcida e tudo, a escola estadual Tiradentes conquistou várias medalhas na categoria individual e no revezamento 4x50m livre. No nado peito o destaque foi Eliany Guimarães da escola Fundação Bradesco, de Santana. Já no nado livre e medley José Salviano, da escola Atual. Três atletas da escola Alexandre Vaz Tavares conquistaram medalhas e foram elogiados pelo professor Gerson Barriga “O Alexandre tem potenciais e com esta oportunidade do Governo poderemos mostrá-los na piscina para o Brasil”, ressaltou.
O evento reuniu cerca de 100 atletas em várias categorias e segundo a professora Socorro Brito, que representava o Governo do Estado no evento, foi considerado de alto nível pela qualidade dos atletas participantes. “Com a confirmação do governador Camilo Capiberibe em patrocinar a viagem dos vencedores o numero de participantes aumentou e as disputas ficaram bem mais acirradas”, ressaltou Socorro Brito.

Belissa, Caio e Djalma estão confirmados nas Olimpíadas de 15 a 17 anos





Duas grandes feras do esporte amapaense fecham mais um ano de vitória e estarão disputando a etapa nacional das olimpíadas escolares neste ano no Paraná, trata-se de Belissa Lisboa - atual campeão de 12 a 14 anos nacional que muda de categoria, mas mantém sua qualidade. As adversárias não tiveram nem tempo para pensar, vitórias simples que demonstram o nível de qualidade da menina de ouro do esporte amapaense. "Foram adversárias que ainda irão melhorar muito porque existem novas técnicas a serem utilizadas, mas isso não quer dizer que irei ser perfeita lá fora porque a o nível das adversárias a partir de agora é muito maior, algumas já estão em último ano de atuação nas olimpíadas escolares, mas vamos treinar para continuar medalhando la fora", lembrou Belissa Lisboa.
No masculino depois de três horas de disputa a final só poderia ficar entre duas grandes feras; de um lado Caio Lobato, atualmente campeão internacional, e Djalma Júnior. Juntos, no último ano das olimpíadas de 12 a 14 anos eles conseguiram chegar a medalhar e ficar entre os três melhores nacionais, em Fortaleza. Agora, na nova categoria a qualidade técnica aumentou e os dois estão confirmados nas nacionais porque viajam primeiro e segundo lugar do masculino. Caio Lobato, portanto, consegue o tricampeonato, e disputará em dezembro o certame nacional no Paraná. "O Djalma estava melhor em alguns momentos da partida, deu pra gente buscar o resultado quebrando o saque dele e conseguimos encostar e virar o jogo, finalizando o jogo como queríamos, mas vamos buscar aumentar nosso ritmo de jogo até chegar no Paraná porque sabemos que será bem mais difícil essa nova categoria e esperamos fazer bonito lá fora", lembrou Lobato.
As Olimpíadas escolares estaduais são uma realizaçaõ do Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e contou com 32 mesatenistas participantes de 10 escolas, com destaque para a Seama que ficou na segunda e terceira colocação no masculino, Pódium em primeiro e Conexão Aquarela com a primeira colocação no feminino.
Segundo Sõnia Cristina, coordenadora das olimpíadas no Amapá esses são os melhores mesatenistas e deverão representar muito bem o estado a nível nacional", lembrou.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Olimpíadas Escolares com eventos neste final de semana


Nesta sexta-feira, o Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) tem disputa das Olimpiadas Escolares de 15 a 17 anos na modalidade xadrez das 8h00 às 13h00 no auditório da secretaria, situado na área do ginásio Avertino Ramos. O karate que seria realizada realizada nesta sexta-feira mudou para o dia 1 de outubro no mesmo horário e local a definir. E o ciclismo que ocorreria no domingo também foi transferido para o mesmo dia no circuito Poeirão.
No sábado, temos natação, atletismo e tênis de mesa. A natação ocorre na piscina Euclides Rodrigues já o atletismo na pista da faculdade Fama e o Tênis de Mesa na Associação Cantumori, todas as disputas a partir das 7h30.
No atletismo estarão em participando das disputas cerca de 150 atletas de escolas públicas e particulares. As disputas serão em 3.000m, Salto em Distância, Salto em Altura, 200m, Arremesso de Peso, 400m, Lançamento de Dardo, 800m, Revezamento, sendo provas nos nipes masculino e feminino.
No xadrez mais de 35 atletas com disputa , e o tênis de mesa terá mais de 20 atletas.
No Centro Didático Piscina Euclides Rodrigues teremos cerca de 60 atletas participantes, disputando 50m borboleta, costa, peito e medley. 100m borboleta, 100m costa e 100 peito. 50m livre, 100m livre e 400 livre, e 200m medley. No revezamento 4x50 medley e 4x50 livre.
Mais informações com Sonia Cristina - chefe do NER (Nucleo do Esporte e Rendimento) pelo fone 91422524.

Capoeirista agradece apoio da Sedel em competição nacional


Foi um sucesso o Campeonato Regional de Capoeira Raízes dop Brasil , realizado na cidade de Teresina-PI, contou com a participação de seis estados da região Norte-Nordeste (Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e Pernambuco). Com mais 300 participantes, divididos nas seguintes categorias: Infantil, Iniciante, Feminino I e II, Intermediário, Graduado e Absoluto, a participação do Amapá foi positiva, Jefferson Santos, conhecido como Passarinho foi o único representante do estado, participando da categoria de graduados amais equilibrada da competição, conquistando o 3º Lugar e recebendo também o prêmio de melhor Jogo de Benguela. " realmente as dificuldades foram imensas, a começar pela distância e o cansaço da viagem, mas conseguimos superar as dificuldades e com muita confiança consegui elevar a capoeira do Amapá a nível nacional". destacou.
Jefferson Passarinho diz também que o próximo passo é realizar em novembro o II Seminário e III Batizado de Capoeira do grupo em Macapá com a participação do Mestre Tucano, coordenador Geral do Raízes do Brasil-PI e intensificar os treinamentos para o XIV Encontro das Américas e Europeu de Capoeira que será realizado no fim do ano em Brasília-DF.
A viagem do atleta só foi possível graças aos colaboradores: Secretário Pingarilho da SEDEL, Faculdade de Macapá, Vereador Rilton Amanajás e Escola Conexão Aquarela. Na foto Jeferson, o medalhista, a deputada Cristina Almeida e o secretário Pingarilho.

Avertino Ramos - vicecampeão Sub15 de Basquetebol


A diretora do Centro Didático Avertino Ramos, Deusete Moreira vem de público parabenizar todos os meninos e o treinador Ernesto Sebastião Dias Neto pela conquista do vice-campeonato de basquetebol Sub15, conquistado, recentemente pelo Avertino Ramos. A decisão ocorreu contra a escola Gabriel de Almeida Café. Somente o destaque norte do basquetebol brasileiro, Sao José ficou a frente dos meninos do Avertino Ramos.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sedel participa do PPA 2012/2015




A equipe Sedel esteve participando na manhã desta quarta-feira (24) da cerimónia de encerramento da organização de atividades do Plano Plurianual. O secretário Luiz Pingarilho e as chefes de setore da secretaria reafirmaram seu compromisso com o Governo do Mudança. Evento ocorreu no Teatro das Bacabeiras.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Conheça os campeões do Badminton 2011


Evento marca confronto de alunos de 15 a 17 anos

Mario Tomaz
Assessor de Comunicação Social

Macapá viveu um tarde de muita disputa por parte de alunos-atletas do Badminton. Participantes da escola Seama, Conexâo Aquarela, Alexandre Vaz Tavares entre outros estiveram disputando na categoria individual e duplas. As meninas ainda são em número menor, somente duas estiveram participando da competição, que terminou com vitória de Raynara Trindade e vice de Ana Carolina, ambas da escola estadual Alexandre Vaz Tavares. Foram 17 alunos-atletas de 10 escolas da rede pública e privada da capital.
No masculino vitória individual de Lucas Guedes, do Conexão Aquarela, com Gilberto Júnior e Giussepe Mosteiro, ambos da escola Seama em segundo e terceiro, respectivamente. Na disputa de duplas Lucas e Gabriel, da escola Conexão Aquarela derrotaram na decisão Gilberto e Giussepe na grande decisão.
A diretora do ginásio Avertino Ramos, Deusete Moreira, a coordenadora do Núcleo de Esporte e Rendimento e o chefe de gabinete da Sedel (Secretaria de Estado do Desporto e Lazer), Evandro Siqueira efetiveram entrega de medalhas para os vencedores da competição.
O presidente da Febap (Federação de Badminton do Amapá), Aldir Dantas agradeceu ao Governo do Amapá pelo investimento no esporte e pela parceria com espaço cedido, e lembrou que este é o primeiro ano de disputa do badminton no Estado, e não irá para a etapa nacional,em dezembro, mas que nos próximos anos, com certeza, terá pelo menos os vencedores de categorias disputando a competição nacional.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Avertino Ramos ganha torneio interno de futsal






Em clima de festa, foi realizado neste final de semana, no ginásio de esportes Avertino Ramos o primeiro torneio de futsal entre Núcleos. O evento contou com a participação do Administrativo e Financeiro, Coordenadoria de Futebol, Nucleo de Esporte, Participação e Aventura, Nucleo de Esporte e Rendimento, Centro Didático Rosa Atáide e Centro Didatico Avertino Ramos.
A decisão foi realizada entre COF x Avertino Ramos e terminou em goleada para o time de Deusete Moreira, que ganhou o jogo em 8 a 3.
O troféu de campeão foi entregue pelo secretário de desporto e lazer, Luiz Pingarilho, que lembrou da importância de um evento como este "Serve para fortalecer o grupo e melhorar a amizade entre os que fazem parte dessa familia chamada Sedel", lembrou.

Sedel pode fazer parceria com Prefeitura de Amapari


Neste final de semana, a convite da prefeita Socorro Pelaes, o secretário de desporto e lazer, Luiz Pingarilho, acompanhado de comitiva esteve em Pedra Branca do Amapari. O objetivo foi de estreitar relacionamento de parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, através da Sedel. Na oportunidade foi apresentado o novo secretário de cultura e esporte, Ruan.
Alguns projetos que podem beneficiar a região, bem como anunciar que as Olimpiadas Indígenas estão chegando para região do Amapari foram informados pelo secretário e se colocou á disposição da prefeitura para trabalhar alguns projetos que visam atender o jovem da comunidade amapariense.

Sedel pode fazer parceria com Prefeitura de Amapari

Neste final de semana, a convite da prefeita Socorro Pelaes, o secretário de desporto e lazer, Luiz Pingarilho, acompanhado de comitiva esteve em Pedra Branca do Amapari. O objetivo foi de estreitar relacionamento de parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, através da Sedel. Na oportunidade foi apresentado o novo secretário de cultura e esporte, Ruan.
Alguns projetos que podem beneficiar a região, bem como anunciar que as Olimpiadas Indígenas estão chegando para região do Amapari foram informados pelo secretário e se colocou á disposição da prefeitura para trabalhar alguns projetos que visam atender o jovem da comunidade amapariense.

sábado, 20 de agosto de 2011

Amapá já tem seus classificados no Taekwondo 2011





São as olimpíadas escolares de 15 a 17 anos em plena atividade


Depois de quatro horas de muita disputa, lances incríveis de recuperação e muita objetividade, foram conhecidos na manhã desta sexta-feira no ginásio Avertino Ramos, os campeões por categorias da disputa das vagas às Olimpíadas Escolares de 15 a 17 anos na modalidade Taekwondo. Estiveram participando da competição 18 atletas, representando escolas como Castelo Branco, Atual, Bartolomèa Capitâneo, Reinaldo Damasceno, Carmelita do Carmo, Escola Estadual Professor Gabriel da Almeida Café, Meta, Equipe e Alexandre Vaz Tavares.
As lutas iniciaram por classificaçaõ até se chegar às finais. A atleta Cássia Cristina, da escola Sebastiana Lenir foi a única que se inscreve u e compareceu no horário previsto e ficou com a vaga da competição no feminino.
No masculino, categoria leve, até 55 anos, Joelson Sullivan e Vanilton Torres fizeram uma disputa emocionante, cheio de bons momentos e tentativas de fechar a luta a todo momento. Paralizaçoes por parte dos lados e no final, o atleta da escola Reinaldo Damasceno, Vanilton Torres ficou com o título.
Na categoria medio, a disputa ficou entre Caio Nunes e Anizio Araújo, ficando o atleta da escola Atual, Anizio Araújo com a vaga na etapa nacional.
E para finalizar, com uma disputa que prometia ser definida nos últimos minutos terminou com uma superação, o atleta da escola Bartoloméa, Felipe Colares, filho de Júnior Colares, derrotou o taekwondista da escola Seama, Gabriel Martins apõs chute que atingiu o tornozelo do adversário. Por alguns segundo Gabriel ainda tentou voltar, mas não suportou a dor e entregou a luta.
Agora, os três estarão treinando para a etapa nacional, que ocorre no Paraná, mês de dezembro, vestindo a camisa da seleção amapaense na competição.
O presidente da federação, Alberto Júnior Maciel, que contou com apoio de acadêmicos da faculdade Fama e equipe no Nucleo de Esporte e Rendimento (NER), da Secretaria de Desporto (Sedel) para realizar o evento, parabenizou a iniciativa das pessoas que trabalham neste setor e sobretudo ressaltou que o taekwondo no Amapá vai continuar crescendo no Estado.
O secretário Luiz Pingarilho premiou os vencedores e já anunciou que haverá uniforme especial para a delegaçaõ de 15 a 17 anos por conta da temperatura na região.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PREGÃO 4


PREGÃO PRESENCIAL 3


PREGÃO PRESENCIAL 2


PREGAO PRESENCIAL 1


TORNEIO DE INTEGRAÇÃO DE NÚCLEOS DA SEDE.



Será nesta sexta-feira, a partir das 14 horas no ginásio Avertino Ramos e reúne equipes de vários nucleos existentes. Abrem a competição NAFE x Rosa Ataide, em seguida teremos NEPA x Avertino Ramos, UDE x Piscina Olimpica e para fechar a primeira rodada tem ADI x COFE.

Olimpiadas Escolares de 15 a 17 anos começam hoje

Duas modalidades serão disputadas nesta sexta-feira. No ginásio Avertino Ramos teremos Taekwondo e no ginásio do Trem rola Capoeira. Em outubro encerra-se a competição e os vencedores disputam a etapa nacional, marcada para a cidade de Curitiba, no Paraná.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Aviso

Olimpíadas Escolares

Prezados Gestores,

Gostaríamos de informar a mudança da sede das Olimpíadas Escolares 2011 - 15 a 17 anos que será realizada de 02 a 11 de dezembro.

A etapa nacional será realizada na cidade de Curitiba no Paraná.

Todos os prazos de inscrições continuam os mesmos que constam no Regulamento Geral:

Dia 26 de outubro as inscrições de modalidades e número de participantes
Dia 18 de novembro as inscrições nominais e confirmação de participação das Instituições de Ensino


Atenciosamente,

Edgar Hubner
Diretor das Olimpíadas Escolares

http://www.olimpiadasescolares.com.br/imgs/newsletter/divisoria.gif

Organização, Realização e Co-realização



Badminton nas Ollimpíadas de 15 a 17 anos

Recentemente o Badminton foi incluso nas Olimpíadas Escolares Estaduais na categoria de 15 a 17, fruto de uma parceria SEDEL – Secretaria de Desporto e Lazer e FEBAP – Federação de Badminton do Amapá. O congresso técnico vai ser dia 16/08 (terça-feira) as 08:00 no Auditório da SEDEL e os jogos serão realizados no dia 23/08 a partir das 14:00h no Ginásio Avertino Ramos.

Informamos ainda que toda terça-feira das 16:00h s 17:40 acontecem treinos de Badminton no Ginásio Avertino Ramos e que as Escolas interessadas que seus atletas de 15 a 17 treinem e tirem suas dúvidas em relação a regras e técnicas é só se dirigirem ao ginásio que um professor estará apto a atender as escolas.

Informamos também que os clubes e/ou associações interessadas em se filiarem para fazerem parte da FEBAP e participarem do CAMPEONATO AMAPAENSE DE BADMINTON é só entrar em contato através do e-mail: aldir51@hotmail.com ou pelo telefone: (96) 8122-3663.

Informou ALDIR DANTAS – Presidente da FEBAP

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CONVOCAÇÃO

Link para visualizar a Convocação dos Candidatos Classificados e Aprovados no processo seletivo - Contrato Temporário

http://twixar.com/Q1rJ9l6M8d

Para acessar proceda da seguinte forma:

Copie este link e cole na barra de endereço do seu navegador e aperte na tecla ENTER

domingo, 14 de agosto de 2011

Seleção Máster do Amapá dá show na região da Prainha













Festa esportiva terminou 3 a 1 para o grupo tucuju em terras tapajós


A região da Prainha, distante 20 horas (tempo normal) da capital amapaense recebeu neste final de semana as feras do futebol amapaense. O encontro serviu para dar maior visibilidade a integração esportiva na região do tapajós. O jogo ocorreu no estádio Alfredão, em pleno centro da cidade de Prainha. Com arquibancadas lotadas, o selecionado local foi derrotado por 3 a 1, com destaque para os gols marcados por Carlinhos Madureira, Miranda e Germano Tiago, alem das belas jogadas de Miranda e Aldo Silva, que deu dois lençóis no adversário, enquanto que o trator deu três dribles no zagueiro da seleção da casa. Enquanto isso, o jogador chamado de “Meu Avô” diminuiu para o time prainhense. No próximo dia 3 de outubro, a delegação pretende realizar novo amistoso, desta vez na cidade de Monte Alegre.
Para o locutor Tiago Pereira foi a primeira vez que um grupo tão forte apareceu na cidade para jogo amistoso e conseguiu dar um show em cima do adversário. “Parece que eles jogam junto a muito tempo”, destacou.
O selecionado amapaense jogou com Charles, Mareco (Evandro), Cid, Carlinhos Madureira e Amarildo, Zé Roberto, Zezinho Macapá, Jorginho Macapá (Romário) e Aldo Silva, Germano Tiago e Miranda.
Para o prefeito da cidade, Sérgio Pingarilho este foi um momento ímpar no esporte da região. Ter tantos craques ao mesmo tempo e o pontapé inicial para a construção do estádio Alfredão já que ele foi inaugurado, mas não foi construído.
Já para o secretário Luiz Pingarilho, da Sedel, que patrocinou a viagem do grupo amapaense com amistosos desta forma poderemos divulgar com mais intensidade o nome do esporte amapaense lá fora.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Comissão do Processo Seletivo Divulga Resultado Final

A Comissão do Processo Seletivo informou que a II Etapa (Entrevista) foi muito boa, com candidatos e candidatas altamente capacitados, dinâmicos, críticos e que no geral as entrevistas foram satisfatórias.

Aos entrevistados informamos a Ordem e a pontuação do questionário


Link para visualizar Relação Completa do Resultado Final

http://twixar.com/u0aYnLoHgjgn

Para acessar proceda da seguinte forma:

Copie este link e cole na barra de endereço do seu navegador e aperte na tecla ENTER

OBS: Os Candidatos que selecionados para o cargo de Agente Administrativo ordenados de 1 a 9 e o Candidato ordenado na posição 13 (*) Deficiente Visual;

Candidatos para o cargos de Instrutor/Instrutura, os ordenados de 1 a 3; e
Candidatas para o Cargo de Secretária Executiva, os ordenados de 1 a 2

Estes acima mencionados, estão convocados a comparecerem na SEDEL no dia 15/08/2011, com toda documentação solicitada na Portaria n 56/2011/GAB/SEDEL, com a finalidade de assinatura de contrato temporário.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Secretário prestigia lançamento da obra de construção da Casa do Estudante




O secretário de desporto e lazer, Luiz Pingarilho prestigiou na manhã desta quinta-feira (11) no salão do Palácio do Setentrião, a cerimônia de efetivação da construção da Casa do Estudante, que irá beneficiar a comunidade estudantil amapaense.
O governador Camilo Capiberibe informou que além deste projeto, a bolsa universitária, a bolsa esporte, o programa Segundo Tempo, programas para os jovens serão executados em seu Governo e que terá prioridade de ação neste momento.
Para o secretário Luiz Pingarilho este foi um novo passo dado pela administração estadual porque o mundo é do jovem e dele emana a voz e a força do povo amapaense.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Secretaria de Desporto poderá funcionar no estádio Zerão




Equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura do Estado já trabalha esta idéia

Toda a estrutura da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) pode estar mudando em definitivo para o estádio Zerão. A notícia foi ventilada na manhã desta quarta-feira entre os secretários Joel Banha, da Secretaria de Infraestrutura e, Luiz Amaral Pingarilho, secretário de desporto e lazer. A arquiteta, Aline Thiene está trabalhando na melhor posição para a reorganização do local.
Na visita técnica realizada nesta quarta-feira (10), ao estádio Zerão, constatou-se que já existe uma estrutura montada para receber setores da secretaria e que precisarão apenas de algumas adaptações.
Outros como o auditório para 100 pessoas, tão esperado pela comunidade esportiva, também será montada para funcionar no local.
Conversando com a arquiteta da Seinf, o secretário pediiu que seja garantido o espaço para um Museu do Futebol e também uma sala para a crônica esportivo amapaense, solicitado pela diretoria da crônica no Amapá. "Desta forma teremos até mais espaço para trabalhar e ficaremos próximos do grande investimento do Governo para o esporte amapaense: o estádio Zerão", lembrou Pingarilho.
O estádio Zerão fica situado na rodovia Juscelino Kubstichek e será organizado para receber, de imediato, 5 mil pessoas sentadas em cadeiras, com carrinho de atendimento ao atleta, pista de atletismo, luminárias, entradas de veículos, entradas de vestiário e outros. "Vamos pedir também a construção de mais cabines de imprensa e a construção de uma cabine para autoridades", lembrou.

Cobertura, placar e cadeiras deverão chegar em setembro



Estacionamento já está recebendo ações da empresa construtora

Uma boa notícia para os amigos do esporte. Está chegando o novo placar eletrônico, carrinho de transporte e cobertura das arquibancadas do estádio Milton de Sousa Correa, o Zerão. Foi o que anunciou a empresa Santa Rita, responsável pela obra no estádio localizado no meio do Mundo. Segundo os diretores da empresa, todos os contatos para a compra da pista de atletismo, placar, cobertura, cadeiras e eletrificação do estádio já foram providenciadas.
Hoje, um número de 39 profissionais está trabalhando no local e mais 100 novos profissionais deverão ser contratados para que a obra possa ver sua construção fluir e ver a revitalizaçaõ do estádio sendo feita de forma que a comunidade esportiva tenha orgulho dela.

Paraolimpíada 2012 será uma realidade no Amapá



Evento está sendo organizado pelo Governo, através da Sedel


Os Jogos Paraolímpicos (forma preferível a para-olímpicos, paralímpicos ou parolímpicos) são o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência. Inclui atletas com deficiências físicas (de mobilidade, amputações, cegueira ou paralisia cerebral) e, até 2000, atletas que sofriam de deficiência mental. No Amapá, apenas o segmento cadeirante é que estava em movimento, mas o Governo do Amapá, através da Sedel quer aumentar esta atividade e oportunizar ainda mais para-atletas que estejam praticando modalidade esportiva no Amapá. nasceu então a criação da Paraolimpiada Amapaense 2011.
Uma reunião, realizada na manhã desta quarta-feira (10), envolvendo os principais órgãos ligados ao deficiente no Estado. Uma avaliação geral sobre a quantidade e condição de cada um deles está sendo analisada para posterior aprovaçaõ de projeto de execução na comunidade. "O nosso desejo é dar opórtunidade para que o esporte possa entrar na vida dessas pessoas, assim como já funciona na vida dos cadeirantes", lembrou Sônia Cristina, coordenadora da competição.
Estiveram presentes na reunião a Casa da Hospitalidade, a Semast (Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho) da Prefeitura de Macapá, Prefeitura de Santana, Adefap (Associação dos Deficientes Fisicos do Amapá, Nucleo de Educação Especial da Secretaria de Educação, Universidade Estadual do Amapá (Ueap), do Centro de Formação (Cepa) e da Apae/Macapá.
Esse levantamento será feito e a disputa da competição ocorrerá nesta primeira instância por pólos até se conhecer os campeões. A primeira olimpíada está prevista para 2012. "Mas, é preciso começar agora, dar número, dar vez aos deficiêntes e buscar alternativas para fortalecer este evento", lembrou a representante da secretária Ely Almeida, da Sims (Secretaria de Mobilização Social do Estado), Arianna Falcão.

Veja também. As pessoas com deficiências tradicionalmente discriminados pela sociedade, e desmotivados pela sua própria condição existencial, têm nas competições paraolímpicas uma oportunidade para elevar sua auto-estima, direta ou indiretamente, além de provar para todos o seu valor como atleta e cidadão.
Desde a XVI Olimpíada, realizada em Roma, em 1960, imediatamente após as Olimpíadas, e nas mesmas instalações são realizados as Paraolimpíadas ou os Jogos Paraolímpicos. Em Roma, a I Paraolimpíada teve a participação de 400 atletas e 23 delegações. Neste ano, em Atenas, na Grécia, as Paraolimpíadas vem crescendo também de prestígio junto à mídia, e proporcionando oportunidades de competição esportiva para aqueles que, superando as inúmeras dificuldades, treinaram duramente para o evento internacional. Os jogos de 2004 atraíram 143 países e cerca de 4000 competidores
O Brasil em Atenas competiu em 13 das 19 modalidades esportivas disputadas e obteve o 14º lugar, com 14 medalhas de ouro, 12 de prata e 7 de bronze, totalizando 33 medalhas. O crescimento do esporte paraolímpico tem uma explicação simples: financiamento, afirma o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Vital Severino Neto, que é deficiente visual. O Brasil levou a maior delegação para competir em Atenas de todos os tempos, com 98 atletas, 77 homens e 21 mulheres. Os atletas brasileiros nos jogos paraolímpicos bateram o recorde de medalhas se for comparados com os atletas que participaram das olimpíadas/ 2004.