segunda-feira, 28 de março de 2011
Olimpiadas Escolares são apresentadas à sociedade amapaense
Representantes de órgãos governamentais e não-governamentais reuniram-se, na manhã desta segunda-feira, (28) no auditório da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), para conhecer o projeto de ação das Olimpíadas Escolares 2011. O projeto foi apresentado pelo professor Olivaldo Ataide, do Nucleo de Esporte e Rendimento da Secretaria e debatido pelos participantes após sua apresentação. As Olimpíadas deste ano serão realizadas no período de 30 de maio a 30 de junho para a categoria de 12 a 14 anos e de 15 de agosto a 17 de outubro para a categoria de 15 a 17 anos. Podem participar da competição alunos da rede pública e dos colégios particulares. As inscrições para a competição serão feitas no Núcleo de Esporte e Rendimento, da secretaria.
Estiveram na mesa de apresentação a diretora do Núcleo de Esporte e Rendimento (NER), Sõnia Cristina Lima, o coorrdenador de Esporte e Lazer da Sedel, Ney Monte e o secretário de estado do desporto e lazer, Luiz Amaral Pingarilho.
Sõnia Lima falou da importãncia que tem o NER (Núcleo de Esporte e Rendimento) na consolidação deste evento esportivo "Na verdade, somos os organizadores das atividades e vamos estar lado a lado com essas ações", destacou.
Ney Monte acrescentou que a unificação de todos esforços se faz necessário para salvar o nome das Olimpíadas e do Estado "Antigamente, poucos alunos viajavam e várias modalidades deixavam de ser representadas lá fora por falta de apoio", comentou.
Para o secretário, Luiz Pingarilho esse é o início da mudança na administração das Olimpiadas e que o pedido do governador Camilo Capiberibe será cumprido. "O governador nos pediu para viabilizar ao máximo as competiçôes importantes do calendário da secretaria e a gente está fazendo isso. Nossas Olimpíadas são retomadas com vontade de fortalecer ainda mais o nome desta bandeira chamada Amapá. Teremos o retorno das Olimpíadas para o interior e com isso vamos receber apoio das prefeituras, vamos trabalhar para viabilizar a viagem até o local, mas acima de tudo vamos trabalhar para mostrar que o sonho de ser um campeão olimpico pode nascer aqui, nas Olimpíadas Escolares", lembrou.
Espera-se que mais de 20 educandários estejam presentes na competiçao que conta com basquetebol, voleibol, futsal, natação, atletismo, badminton, xadrez, taekwondo, tenis de mesa e atletismo no masculino e feminino. A capoeira não está inserida, mas a coordenação das olimpiadas quer trabalhar a capoeira no âmbito estadual. "Nossa intenção é colocar a capoeira na nossa grade de disputa, pois ouvimos o pedido dos capoeiristas na reunião e esperamos que em breve esse problema seja solucionado", comentou.
Joâo Pessoa, Paraíba, recebe no período de 8 a 18 de outubro as Olimpíadas de 12 a 14 anos, e Joinville - Santa Catarina recebeu no período de 1 a 12 de dezembro as Olimpiadas de 15 a 17 anos e o Amapá poderá levar uma delegação de até 180 alunos para estas competições.
Estiveram na apresentação representantes de prefeituras municipais como a de Santana, através de Alex Oliveira, da Federação das Industriais, da Secretaria Municipala de Ação Social e Trabalho (Semast) de Macapá, da assessora da deputada estadual Cristina Almeida, e Agostinho Lopes, da Associação de Federações Amadoras.
Mais informações com Ney Monte - coordenador de esporte e lazer da Sedel -32125135.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ficamos triste por estarmos de fora das olimpíadas mais um ano, esperamos que o senhor secretário dessa casa reveja a situação.
ResponderExcluirAssociação Cultural de Capoeira Quilombo Brasil
É lamentável saber que a capoeira ficou de fora das olimpíadas escolares, sabendo que existe capoeira em quase todas as escolas da rede pública Estadual e Municipal, sem contar com as escolas particulares.
ResponderExcluira capoeira vai participar sim,já foi definido com a presidente da associação sra.Maria
ResponderExcluirque legal,os jogos retornarão ,quero participar
ResponderExcluireste ano como faço.