segunda-feira, 9 de abril de 2012

ARTIGO: “OPORTUNIDADES PARA O BRASIL A PARTIR DA COPA DE 2014”


Lí, recentemente, um artigo de um jornalista local onde lamentava o fato de o Brasil ter aceitado sediar a Copa do Mundo de 2014. Segundo este, o Brasil teria outras prioridades e não deveria fazer os “gastos” que fez e fará até a Copa do Mundo de Futebol, o maior evento esportivo do planeta.

Ora, amigos, nada mais falso. Tenho certeza que esse raciocínio é compartilhado por um número bem limitado de brasileiros (ainda bem). É que todos nós que acompanhamos o dia a dia dos preparativos da Copa do Mundo, sabemos que é fundamental para o país a realização de um evento desse porte exatamente em nosso país. A Copa de 2014 deixará ao Brasil um legado inesquecível, senão vejamos:

O nosso país terá projeção internacional e isso irá melhorar significativamente o fluxo turístico já que circularão pelo nosso território mais de 3,5 milhões de turistas (brasileiros e estrangeiros).

O Brasil terá a sua Copa assistida pelo maior número de telespectadores do planeta (mais de 26 bilhões em 200 países). Metade da população mundial sintonizada. Mais de 17 mil representantes da mídia nacional e internacional. Serão 73 mil horas de transmissão, equivalente a oito anos de uma TV ligada.

Serão investidos no Brasil mais de 112,8 bilhões de reais. Só de tributos serão arrecadados algo em torno de 17 bilhões de reais. Investimento em infraestrutura nas cidades em 22,46 bilhões. Com a retomada do investimento haverá grandes oportunidades de negócios com a criação de novos polos de desenvolvimento e, consequentemente, distribuição de renda no país.

A Copa do Mundo de 2014 promoverá o país no mundo e dará um salto de qualidade nos serviços com a modernização da infraestrutura com melhoria no sistema de transporte, estradas, ruas, etc. Promoverá o orgulho, a autoestima e o sentimento de capacidade de realização de seu povo.

Amigos, não são poucas as vantagens de realizar uma Copa do Mundo de Futebol nos padrões de hoje. Ou será que a maioria do povo brasileiro está cética diante de toda essa movimentação em seu país?

Segundo pesquisa realizada pelo Ministério do Esporte, quase 80% dos brasileiros estão muito orgulhosos em sediar a competição. Quase 60% dos perguntados citaram a Copa do Mundo como o evento mais aguardado dos próximos cinco anos. Fato mais esperado: a estréia da seleção brasileira na Copa (87%).

Viveremos, portanto, uma nova era no futebol brasileiro e no esporte como um todo. Principalmente, uma nova era para os nossos torcedores que terão cada vez mais segurança nos estádios, mais comodidades, lugares marcados, etc.

Tudo o que for construído em nosso país será incorporado ao nosso patrimônio. Ficará nos estados e nas cidades. Nada será levado pelos países competidores da Copa. Nem mesmo a taça do mundo. Ela ficará aqui como mais uma conquista da seleção canarinho.

Preciso dizer mais alguma coisa?


LUIZ PINGARILHO
Secretário de Estado do Desporto e Lazer
E-Mail: jlapingarilho@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário