sexta-feira, 27 de abril de 2012

GEA comemora o Dia Nacional do Trabalhador Doméstico

O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), realiza nesta sexta-feira, 27, de 14h às 18h, um encontro para integração e promoção da autoestima do trabalhador doméstico, levando informações, saúde e beleza em comemoração ao Dia Nacional do Trabalhador Doméstico, na luta por equiparação de direitos.

Milhões de lares brasileiros estão aos cuidados de aproximadamente 6,7 milhões de trabalhadoras domésticas. Elas chegam cedo, às vezes levam o pão do café da manhã das famílias às quais prestam serviço, ajudam a cuidar das crianças (muitas vezes, ficam mais tempo com os filhos dos patrões do que eles mesmos), limpam, lavam e passam em residências, apartamentos e empresas.

Dos 6,7 milhões de postos de trabalho no serviço doméstico, apenas 6,2% são ocupados por homens, ou seja, é uma área predominantemente de mulheres, que em geral são negras ou afrodescendentes e com baixo nível de escolaridade.

A Sete tem a missão de garantir junto aos trabalhadores do Estado o desenvolvimento de políticas públicas de emprego, trabalho e renda que facilitem sua inserção no mundo do trabalho. Ainda, tem a missão de trabalhar a promoção social do trabalhador nos diversos aspectos como ferramenta de motivação e elevação da autoestima do cidadão.

O dia 27 de abril é considerado o Dia Nacional das Empregadas Domésticas por ser o dia de Santa Zita. Ela nasceu em 1218, na Itália, e devido a sua origem humilde e camponesa, aos 12 anos começou a trabalhar como empregada doméstica, trabalhando para a mesma família por várias décadas.

Zita morreu em 27 de abril de 1278. O Papa Pio XII proclamou-a padroeira das Empregadas Domésticas.

Local: Sest/Senat

Horário: 27/04/2012 às 14:00h

Endereço: Rodovia Duque de Caxias (sentido Macapá/Santana), Km 03, Alvorada, Macapá

Contatos:

Assessor de comunicação/Sete, Bôsco Brasil: 9138-5563

Nenhum comentário:

Postar um comentário