A Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo), estará realizando a 12ª edição de seu mais tradicional evento: o Campeonato Brasileiro de Surf na Pororoca, entre os dias 19 e 24 de abril. O palco será o Rio AraguarI, lugar que é conhecido pelos veteranos caçadores como o ‘Havaí das Pororocas’.
De acordo com presidente da Abraspo, Noélio Sobrinho, a dinâmica da competição terá a seguinte logística. No dia 19 todos os envolvidos serão recebidos no Aeroporto Internacional de Macapá e acomodados no hotel de apoio. No dia 20, após o café-da-manhã, às 9h, todos os participantes serão conduzidos ao Palácio do Governo onde o governador Camilo Capiberibe irá pessoalmente dar as boas-vindas aos atletas e demais convidados abrindo oficialmente a 12ª Edição do Campeonato Brasileiro de Surf na Pororoca.
Após a Cerimônia Oficial de Abertura do evento todos seguirão até o Porto de Macapá de onde partirá a embarcação que levará todos os participantes até a foz do Rio Araguari e que também servirá de hotel flutuante até o final da competição.
Noélio disse que no sábado, 21 será organizada uma sessão de free surf para a realização da primeira operação de ataque à pororoca do Rio Araguari. “Será a hora de cada atleta estudar a bancada, definir sua estratégia, treinar o ataque à onda e se familiarizar com os dispositivos auxiliares como os Jet Skys, as bananas boats, as lanchas voadeiras e seus operadores” – ‘Também será um momento crucial da competição, já que parte dos competidores fará ali a sua estreia em pororocas’, comentou.
Noélio concluiu dizendo que, após esse contato inicial a Direção de Prova analisará e discutirá com os pilotos e profissionais da imprensa a forma mais segura e adequada para o registro do fenômeno e dos atletas.
A competição, verdadeiramente cai na água nos dias 22, 23 e 24, que é quando a adrenalina corre solta em ondas que poderão alcançar a incrível marca de 4m de altura e durar quase uma hora e meia sem interrupção, condições raras até mesmo para os padrões de ondas de maré.
ESTRUTURA DE APOIO
A organização do evento disponibilizará aos participantes 4 Jet Skys, 2 Banana Boats e 5 Lanchas Voadeiras.
A Abraspo firmou parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado do Amapá, a Capitania dos Portos e a Polícia Militar Ambiental, tudo para garantir o máximo de segurança a todos os envolvidos.
PARTICIPANTES
Vários nomes de peso do surf brasileiro estão confirmados. O atual Campeão Brasileiro da modalidade, o maranhense Álvaro Leite, mais conhecido como Bacana, que estará defendendo o título e disputando o bicampeonato. Adilton Mariano, Pentacampeão Brasileiro de Surf na Pororoca, que há pouco mais de um ano, se prepara para essa competição com o objetivo de conquistar o Hexa.
Além destes também confirmaram presença o gaúcho Rodrigo Dornelles, o Pedra (atleta que durante vários anos fez parte da Elite do Surf Mundial), Ícaro Lopes, herdeiro do lendário cearense caçador de pororocas Marcelo Bibita, os baianos Denis Tihara e Bino Lopes, o paraense Rogério Barros e o herói local amapaense, Stanley Gomes.
Para Noélio, esse evento é de grande importância para o surf na pororoca já que marca o retorno do Estado do Amapá ao Calendário Oficial de eventos da Abraspo. “Todos que fazemos parte da Abraspo estamos muito contentes com o retorno do Estado do Amapá ao circuito dos grandes eventos da pororoca. O Rio Araguari já foi palco de algumas das maiores conquistas do surf nacional e também foi responsável por grande parte do prestígio que o surf nas pororocas dos rios brasileiros adquiriu dentro e fora do país nos últimos anos. Será um retorno triunfal e a expectativa é de realizarmos o melhor Campeonato Brasileiro de Surf na Pororoca de todos os tempos”, declarou Noélio salientando que sem a parceria com o Governo do Estado seria impossível realizar este evento já que a Associação faz questão de custear todas as despesas dos mais de trinta profissionais envolvidos, desde os pilotos, passando pelos atletas, imprensa e comissão técnica.
IMPORTANTE:
O organograma da competição será estabelecido pela Direção de Prova antes da operação de ataque para a realização das baterias, obedecendo sempre ao critério de priorizar pela segurança, podendo ser alterado a qualquer momento a fim de otimizar a estrutura disponibilizada e sobretudo, para resguardar a integridade física de todos os participantes, sejam eles competidores, comissão técnica ou membros da imprensa.
DIVULGAÇÃO DO EVENTO:
Zona de Impacto do Sportv, Canal Woohoo, Revista SURFAR, Agência Internacional EFE, Jornal Folha de São Paulo, Jornal Diário do Nordeste, Agência Internacional Reuters, Portal Terra, Globo.com, Portal UOL e Imprensa Local.
Texto dos Assessores:
George Noronha (Abraspo)
Rodolfo Santos (Sedel)
Mais informações:
(91)8166-7005
(96)9161-9028
Nenhum comentário:
Postar um comentário