sexta-feira, 25 de abril de 2014

Sedel realiza III Copa de Futsal Universitária Indígena

Por Jorge Bitencourt
Como parte da programação do Governo do Estado alusiva ao Dia do Índio, a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), através do Núcleo de Esporte Participação e Aventura (Nepa), realizou na manhã de hoje, no Centro Didático Ginásio Avertino Ramos, a III Copa de Futsal Universitária Indígena do Amapá. Na solenidade de abertura se fizeram presentes à secretária da Sedel, Áurea Brito, o secretário Extraordinário dos Povos Indígenas do Amapá, Coaracy Macial, a chefa de gabinete da Sedel, Socorro Neves, o gerente do Nepa, Felipe Lacerda, e técnicos da Sedel envolvidos na organização e condução dos jogos.
Durante a solenidade de abertura, o secretário Coaracy Macial lembrou da disposição do governador Camilo Capiberibe em promover a integração entre os povos indígenas do Estado. Já a secretária da Sedel disse que a Copa fechava com chave de ouro a programação do Abril Indígena. Áurea Brito aproveitou para anunciar que o projeto os Jogos Indígenas 2014, resgatados em 2011 pelo governador Camilo Capiberibe, começam em junho com as seletivas em várias aldeias do Oiapoque. A final será em agosto, na aldeia do Manga, onde serão colocados à disposição dos indígenas e seus familiares vários serviços de cidadania e de geração de emprego e renda.
Participaram da Copa times das etnias Tiriyó (Tucumucumaque, Tiriyós e Tumucumaque II), Apalai (Águia Apalai, Relâmpago Wajanã e Poinokô Apalai) e Wajãpi (Marycu, Aramirã e Wajãpi). No confronto final a equipe Tumucumaque venceu os Wayãpi pelo placar de 5 x 0.







Nenhum comentário:

Postar um comentário