terça-feira, 19 de abril de 2011

Sedel realiza torneio esportivos para comemorar Dia do Indio






A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer realizou na tarde desta terça-feira, 19, programação esportiva em comemoração ao Dia do Indio. O evento ocorreu no ginásio Avertino Ramos e contou com a participação de cinco etnias: representadas pelas equipes de karipuna, oiapoque, aramirã, ituwasu e tyrió. As disputas de futsal e cabo de guerra foram as mais disputadas.
Na modalidade cabo de guerra os "Karipuna" foram os vencedores, mas no futsal os Tyrió ficaram em primeiro, ficando os Ytuwasu em segundo. O destaque da competição foi Raul, que conquistou cinco medalhas, uma delas como artilheiro do torneio, marcando cinco gols.
A decisão do torneio ocorreu entre Tyrió e Ytuwasu, terminando nos penais após empate no tempo normal em 1 a 1, e vitória dos Tyrió por 3 a 2, nos penais. Atuaram pela equipe Tyrió Alciano, Nicolau, Afranio, Raúl, Franck, Ezequiel e Luciano.
Juca Pingarilho, assessor da Sedel entregou o troféu de artilheiro do torneio ao jogador Raul.
O secretário de desporto e lazer do Amapá, José Luiz Amaral Pingarilho entregou o troféu de campeão ao capitão Raul, da equipe Tyrió. Enquanto que Ronaldo Miranda e o índio Kuripi, da Secretaria Extraordinária de Políticas Indigenas entregaram medalha e troféu ao vice-campeão.
Para o coordenador do Núcleo de Esporte, Participação e Aventura, Ronaldo Miranda este foi só o início de um trabalho que terá novidades no segundo semestre e muita emoção nos próximos anos, justamente pela vontade política e pela parceria que terá o esporte indígena com apoio do senador Capiberibe e da deputada federal Janete Capiberibe.
O secretário Luiz Pingarilho ressaltou que este é o papel da secretaria promover ações que demonstrem o respeito e a dignidade do Governo do Estado pela comunidade indígena "E nosso próximo passo será o retorno das Olimpíadas Indígenas. Não como queremos realizar neste ano, em virtude da crise e do problema encontrado pelo nosso governo, mas ano que vem, com mais intensidade e com grande parrticipação dos povos indígenas de todas as regiões amapaenses", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário