O programa esportivo da maior competição estudantil brasileira acaba de ganhar mais uma modalidade. A partir da próxima edição do evento para atletas de 12 a 14 anos, que será realizada em João Pessoa, na Paraíba, de 9 a 18 de setembro, o badminton passa a integrar o calendário de competições. A partir de agora, as Olimpíadas Escolares nesta faixa etária contam com a disputa de 12 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
O badminton já vinha sendo praticado nas Olimpíadas Escolares como atividade complementar ao evento. A partir deste ano, o badminton passa a valer medalhas para os participantes. "Estamos muito satisfeitos com a inclusão do badminton. As Olimpíadas Escolares estão envolvendo um número cada vez maior de estudantes atletas, seja nas etapas municipais, estaduais ou na etapa nacional. Desta forma, muitos jovens serão incentivados a conhecer e praticar o badminton. Com esta inclusão estamos fortalecendo no Brasil a base de uma modalidade olímpica muito importante", disse o gerente de Iniciação, Fomento e Eventos do COB e diretor geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner.
Para o presidente da Confederação Brasileira de Badminton, Celso Wolf Júnior, a inclusão da modalidade nas Olimpíadas Escolares é mais um passo na popularização da modalidade. "Essa talvez seja a maior oportunidade que temos em todos os estados de popularizar nosso esporte, mesmo naqueles estados que ainda não são filiados à Confederação Brasileira. Vamos ter a oportunidade de ver jovens tendo contato com a modalidade e isso poderá nos render no futuro o aparecimento de grandes atletas. Vamos trabalhar duro para que essa inclusão do badminton nas Olimpíadas Escolares seja um grande sucesso", explicou Wolf Júnior.
O badminton participou dos Jogos Olímpicos como esporte de demonstração em Munique 1972 e Seul 1988. A modalidade passou a fazer parte do Programa Olímpico nos Jogos de Barcelona 1992. Os países de maior destaque são China, Coreia do Sul, Indonésia, Malásia, Inglaterra, Suécia e Dinamarca.
As Olimpíadas Escolares 15 a 17 anos também contam com 12 modalidades, sem a disputa do badminton. O taekwondo faz parte do programa de competições para esta faixa etária.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas.
E o Amapá estará presente com representantes da modalidade. O Prof. Aldir Dantas já desenvolve um trabalho com o badminton desde 2007 no Estado. Ele é o coordenador, pela Confederação Brasileira de Badminton - CBBd, dessa inclusão aqui no Amapá.
ResponderExcluirQuem quiser saber mais sobre o esporte, temos um blog que divulga tudo relacionado ao badminton no Amapá, é o Badminton no meio do mundo http://badmintonap.blogspot.com