quarta-feira, 6 de julho de 2011

Olimpíada Indigena começa no dia 5 de agosto



Competição será disputada nas regiões de Oiapoque e Amapari

As olimpíadas indígenas deste ano já estão confirmadas para iniciar no dia 5 de agosto. As seletivas serão realizadas nos pólos do Urucauá (Aldeia Kumene), Uaça (Aldeia Kumarumã), Curipi (Aldeia Santa Isabel), BR (Aldeia Tukai) e Rio Oiapoque (Aldeia Galibi). Em Urucauá dia 5 de agosto, de 11 a 13 no kumarumã, de 19 a 21 em Santa Isabel, de 3 a 5 de setembro na aldeia Galibi e fechando a primeira fase de 9 a 11 na aldeia tukai, sendo que estas seletivas serão da região oiapoquense.
Em Pedra Branca do Amapari as disputas iniciam no dia 16 na aldeia aramirã.
A grande final ocorre no período de 18 a 20 de novembro na aldeia do Manga.
Serão disputadas nesta competição corrida de tora, canoagem, natação, voleibol, futebol de campo, arco e flecha, corrida do jamachi e outros.
Na reunião da manhã de hoje estiveram presentes representantes de todas as comunidades indígenas e representantes da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer.
Para Ronaldo Miranda, coordenador do Núcleo de Esporte, Participação e´Aventura (Nepa) esta é a prova da vontade política-esportiva do governador Camilo Capiberibe, que abre para discussão a competição e os próprios representantes de etnias dizem onde será a final das olimpíadas “E nosso papel como organizadores do evento é os técnicos e material para execução desse grande evento esportivo na área indígena”, destacou.

Ramos Costa, de Oiapoque, disse que o melhor lugar para a final das Olimpíadas é a aldeia do Manga e que a oportunidade para escolher foi uma conquista da comunidade.
A secretária Ely Almeida, da Secretraria de Mobilização Social (Sims) participou da reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (6) no auditório da Sedel, que confirmou o início das olimpíadas indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário