quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
Amapá perde na estreia do voleibol das Olimpiadas EScolares
O time feminino de vôlei da Escola Estadual Ayrton Senna da Silva, de Boa Vista (RR) venceu a Escola Estadual Professora Maria Carmelita (AP), de Macapá (AP), por 2 sets a 0, com parciais de 25/8 e 25/14, na manhã desta quarta-feira, dia 7, em Curitiba (PR). As duas equipes estão no grupo A da Primeira Divisão das Olimpíadas Escolares 2011, para atletas de 15 a 17 anos. A equipe do Colégio Boa Viagem (PE) completa o grupo e estreia na competição nesta quinta-feira, contra as amapaenses.
Assim como o tricampeão mundial de Fórmula 1, homenageado com o nome da escola, as jovens de Roraima só pensam em chegar na frente. Além de conquistar a vitória na partida que marcou a abertura do torneio de vôlei no ginásio da UniBrasil, as meninas roraimense foram as primeiras a tirar fotos com o craque da seleção brasileira, Giba, em sua visita ao Centro de Convivência das Olimpíadas Escolares, na noite desta terça, no ginásio do Tarumã.
"Fomos as primeiras a tirar fotos com o Giba, as primeiras a tirar foto com a Cristina Pirv (esposa do ponteiro passador que o acompanhou na visita) e agora fomos as primeiras a vencer. O campeonato começou bem", disse a ponta Érika Karoline Moura, a Karol.
A equipe de Roraima joga
junto desde 2007, quando conquistaram o vice-campeonato das Olimpíadas Escolares de 12 a 14 anos daquele ano, em Poços de Caldas (MG). Com exceção de três atletas - Jadla, Roana e Karinny, as três com 15 anos - todas estavam presentes naquela conquista. O time joga junto há tanto tempo que atuou com duas formações distintas, uma em cada set.
A levantadora titular Thabata Viana jogou o primeiro set, mas esquentou o banco no segundo, quando a oposta e levantadora Nelane Gonzaga assumiu a posição. "Prefiro atacar, mas se a gente precisar mudar de esquema não tem problema, jogo como levantadora", disse Nelane.
Atacante de segurança da equipe, a ponta Karol, comentou sobre as duas formações diferentes. "Como foi estreia o professor achou melhor testar as duas formações. A titular é a Thabata, mas com a Nelane o jogo fica mais rápido. É uma opção se tivermos dificuldades durante as partidas", explicou a jovem de 17 anos.
A Escola Ayrton Senna foi fundada em 27 de julho de 1994 e está localizada no Centro Histórico, às margens do Rio Branco. O nome é uma homenagem ao tricampeão de Fórmula 1, falecido no mesmo ano da inauguração. Atualmente, cerca de 1400 alunos estão matriculados.
"O governador comprou um hotel e montou uma escola. No início era meio precário, as salas não eram próprias para ter aula e aí foi adaptando. Passou por várias reformas e hoje todas as salas tem ar-condicionado, vidro fumê. A escola fica acima de uma mata auxiliar que fica de frente para o rio. As meninas têm aula com vista para o rio, é a coisa mais linda. Só é ruim no período de chuvas porque os mosquitos atacam mesmo", disse Lázaro Vieira, de 58 anos e que trabalha há três anos na instituição com meninas desde os 12 anos.
A última reforma geral do prédio foi iniciada no ano passado. Além do laboratório de informática, a escola ganhou novos laboratórios equipados nas áreas de geografia, história, física, química e multimídia. A quadra da escola também recebeu melhorias. Segundo Lázaro, professor de educação física e técnico da equipe roraimense, a irmã do ex-piloto, Viviane Senna, visitou a escola há três anos. "Ela viajou o Brasil todo e descobriu a nossa escola. Foi lá e gostou do que viu", afirmou.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Dirigentes de Esportes Olímpicos e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e Governo do Estado do Paraná.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário