terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Atletas recebem diploma do governo do Estado por participação nas Olimpíadas Escolares

Mariléi




mageanchor="1" style="clear:left; float:left;margin-right:1em; margin-bottom:1em">

a Maciel
AScom GEA

Jovens atletas amapaenses que participaram das Olimpíadas Escolares 2011 receberam nesta terça-feira, 13, do governador Camilo Capiberibe, os diplomas pela participação vitoriosa nas Olimpíadas Escolares deste ano. A delegação de 250 atletas, divididos em duas categorias, de 12 a 14 anos e 15 a 17, treinadores e técnicos estiveram em João Pessoa (PB) e Curitiba (PR) competindo em 12 modalidades esportivas na maior disputa esportiva entre jovens brasileiros. Este ano, as Olimpíadas reuniu mais de 6 mil atletas de todo o país, incluindo atletas da seleção brasileira.

O atleta Caio Lobato, medalha de ouro no tênis de mesa, e os judocas Lílian Amaral e Júlio Vilhena, que trouxeram medalhas de bronze, foram homenageados pela atuação que colocam o Amapá na lista de estados com bom desempenho nas Olimpíadas. Outros esportistas que tiveram sucesso foram Belissa Lisboa, na modalidade tênis de mesa, que é a quarta melhor do Brasil e o ciclista Caíque Ferreira ficou entre os dez melhores na categoria 15/17 anos. Os colégios Podium e Atual também ficaram bem colocados nas competições coletivas.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel), investiu nos atletas desde a preparação até a competição e agora diploma os campeões. Passagens, material esportivo, exames médicos, ajuda de custo, apoio técnico e psicologia motivacional foram disponibilizados para a delegação. O secretário da Sedel, Luiz Pingarilho, falou que nunca o esporte recebeu tamanho investimento do Estado, principalmente o esporte amador. "O futebol sempre recebeu maiores incentivos. Agora, os jovens atletas de todas as modalidades recebem. Estamos investindo no esporte e na juventude", disse o secretário.

A equipe amapaense e o governador Camilo Capiberibe tiveram o trabalho reconhecido pelo coordenador geral das olimpíadas, Edgar Humbner, que disse que o investimento feito pelo Estado foi essencial para o bom desempenho dos atletas que conseguiram medalha de ouro e chamaram a atenção de todo o Brasil. O governador Camilo Capiberibe reforçou que a determinação e o objetivo foram essenciais para o sucesso do Amapá nos jogos.

"Todos se dedicaram e tiveram vontade de vencer, isso já valeu o investimento. O retorno positivo é um sinal que o esporte é o caminho para a juventude. Acredito no potencial dos jovens e no empenho dos técnicos", disse o governador.

Ele anunciou que ainda em dezembro será estabelecida uma cooperação do Amapá com Cuba nas áreas da saúde, educação e cultura. "Cuba não é um país rico, mas é vencedor. Vamos conhecer as políticas públicas deste país e consolidarmos investimento no esporte, que é uma área prioritária", finalizou o governador. O atleta Caio Lobato segue nesta terça-feira para São Paulo, onde participa de uma seletiva para a seleção brasileira de tênis de mesa.

Atletas representantes de cada modalidade esportiva

Atletismo: Diego Jerônimo

Natação: Eliani Guimarães

Taekwondo: Venilton Torres

Xadrez: Bruna Ricardo

Badminton: Gabriel Melem

Basquetebol: Pódium e Atual

Futsal: Carmelita do Carmo (Masc.) e Jesus de Nazaré (Fem.)

Handebol: AVT (masc.) e Augusto Antunes (Fem.)

Voleibol: Alexandre Vaz Tavares (AVT)

Judô: Lilian Amaral e Júlio Vilhena

Tênis de Mesa: Caio Lobato - campeão brasileiro escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário