terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Esporte e erradicação de drogas juntos na cidade de Santana







Foi na manhã desta terça-feira (20), que a comunidade santanense presenciou dois grandes momentos para o Município: o retono das atividades do ginásio poliesportivo, bem como o encerramento das atividades do programa de erradicação de drogas (Proerd), realizado pela Polícia Militar do Estado do Amapá. O evento contou com a presença do secretário de desporto e lazer, Luiz Pingariho, do representante da Sedel em Santana, Ney Monte, Lidiane Almeida - secretaria municipal de Santana, do Major Barbosa, da escola Piauí Marilza Borges, do gerente do ginásio Manoel Holanda, e do Cel. Furtado, da Policia Militar.
Foram diplomados os destaques de cada escola com diplomas e medalhas. Cada convidado especial entregou a premiação.
O Cel. Furtado, lembrou que em 2011 o Proerd atingiu 7.200 atingidos com investimento de 9 intrutores. Mais 31 novos policiais foram capacitados. Ao todo 85 mil crianças atingidas "E com apoio do Governo do Amapá, esperamos em 2012 atingir mais de 200 mil crianças com nosso serviço", lembrou.
O Proerd é coordenado pela Policia Militar. O programa tem caráter social e preventivo, posto em prática por policiais militares capacitados. A PM utiliza métodos lúdicos que priorizam a moral, os bons costumes, a afetividade e a aplicabilidade do modelo de vida saudável, para auxiliar os estudantes a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que os influenciam, a exemplo do uso de álcool, cigarro e outras drogas, que em geral resultam em comportamento agressivo.
O Proerd existe há mais de vinte anos e está instituído em mais de 58 países e em todos os estados brasileiros. No Amapá, o Programa existe desde 2002 e já formou mais de 75 mil crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 15 anos, em Macapá e no município de Santana.
No ginásio além da prática esportiva das modalidades de quadra como futsal, voleibol, handebol, basquetebol e outros, o ginásio de Santana conta com academia de musculação, centro administrativo, refeitório, cabines de imprensa, banhos e outros. Um investimento no valor de R$ 107 mil. "E agora sim, vamos poder trabalhar um ginásio em condições de receber os desportistas santanenses", lembrou o gerente do ginásio, Manoel Holanda.
Para o secretário Luiz Pingarilho este é um grande momento para o esporte porque reabre as portas do ginásio para a pratica de desportistas. "Serão diversas modalidades a serem realizadas, inclusive em parceria com a Policia Militar que terá seu dia de ação dentro do poliesportivo santanense", lembrou.
O secretário aproveitou para homenagear o esporte santanense, através do ciclista Francisco Macedo, o Sebinho, por representar muito bem o nome de Santana a nível nacional.
O defensor do Estado Ivanci Magno, que no ato representou o governador Camilo Capiberibe ressaltou que a mensagem do Governo está sendo atingida. Os números impressionantes de 500 escolas, 85 mil crianças mostram que o projeto é magnifico e merece ser fortalecido "Temos um Brasil com 98% de Municípios envolvidos com drogas e não podemos deixar esses números aumentarem. É preciso de todos para diminuir esse número e ajudarmos a família amapaense. O governador Camilo Capiberibe está investindo no jovem e mesmo com as dificuldades vários objetivos foram alcançados, cumprindo metas de campanha, e fortalecendo diversos setores de ação do Estado", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário