sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Relatório francês de encontro Sedel /Guiana

Confira o relatório Guianense da viagem da equipe Sedel, realizada no mês de dezembro deste ano. Dia 17 tem novo encontro para acertar detalhes das Olimpiadas 2o1

2.

Em 2011, Sedel iniciou um novo projeto de ação para o esporte do Amapá


Atividades esportivas e projetos movimentaram o setor


O secretário de desporto e lazer do Amapá, Luiz Pingarilho fez uma avaliação do primeiro ano de administração a frente da secretaria. Falou das dificuldades encontradas no início das ações, principalmente pela falta de recursos no Estado e a falta de credibilidade com parceiros. “Foram meses de muita dificuldade onde o que só se ouvia era reclamação por parte de pessoas que lidavam com a secretaria. Tivemos que enxugar a folha, perdemos vários profissionais que estavam na secretaria e iniciamos um processo de seleção para fortalecer a Sedel”, lembrou Pingarilho.
O secretário lembra que precisou viajar para todo o Estado e conversou com representantes da comunidade como prefeitos, vereadores, dirigentes de projetos dando oportunidade, inclusive, para que membros de prefeitura viessem apreender em Macapá sobre o trabalho desenvolvido para a comunidade.
Fez parcerias com várias entidades esportivas, inclusive, acompanhando de perto o investimento feito no Intermunicipal.
A Sedel foi responsável em 2011 pela reorganização de duas importantes competições: As Olimpíadas Escolares, que reuniu mais de 200 atletas a nível nacional com medalhas de ouro e bronze; e os Jogos Indigenas que reuniram mais de duas mil pessoas com atendimento direto e indireto, encerrando o certame dentro da aldeia do Manga, considerada a maior da região.
Segundo Pingarilho, em 2012 será investido nos Jogos da Adversidade, fortalecido os Jogos da Melhor Idade, será criada a Caravana do Esporte, realizadas as Olimpíadas e as Paraolimpíadas Escolares, Jogos Ribeirinhos e o Campeonato Feminino de Futebol “Sem contar que teremos Olimpiadas Amapaenses com a presença da Guiana Francesa, Investimentos na Copa do Mundo de Futebol Marcílio Dias, em Centros Didáticos e a volta do estádio Zerão. Podem ter certeza de 2012 será o ano da virada no esporte, promovido pelo governo Camilo”, finalizou.

Nucleo de Rendimento apresenta calendário 2012

O Núcleo de Rendimento da Secretaria de Estado do Desporto (Sedel) divulgou nesta sexta-feira (23) o calendário de atividades de 2012. Na previsão de atividades está a realização de Olimpiadas Escolares nas faixas etária de 12 a 14 e de 15 a 17 anos. As novidades serão o voleibol de praia e a luta grego-romana. As competições nacionais foram confirmadas para Poços de Caldas e Cuiabá-MT.
A etapa estadual através de pólos será executada a partir de fevereiro com prazo para realização até dezembro.
Com a finalidade de estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual será realizada a paraolimpíada escolar 2012. Serão executadas, inicialmente, nos pólos Macapá e Santana, começando com apenas três modalidades esportivas natação, judô e goal boll, disputadas de acordo com o regulamento das competições nacionais. Em março acontece a abertura com previsão para término para 2012.
Para fortalecer ainda mais o esporte haverá capacitação paraolímpica no período de março, abril e maio.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

SEDEL Abre Processo Seletivo Simplificado para Contrato Administrativo Temporário

O Secretário da SEDEL no uso de suas atribuições que lhe são conferidas no Decreto nº 0568/11.

CONSIDERANDO:

_O pedido de rescisão contratual da Agente Administrativa;
_ A necessidade de continuidades das atividades desenvolvidas;e
_ O impedimento da ultima e subsequente colocada no processo seletivo anterior.

RESOLVER:

Convocar os interessados para entregaram currículo para analise no período de 22/12/2011 à 28/12/2011 das 08:00 as 12:00 horas e 14:00 as 18:00 horas no serviço de protocolo geral da SEDEL.

Número de vagas: 01 - Função: Agente Administrativo

A Divulgação do Resultado será no dia 29/12/2011.

Nepa divulga ações para 2012 no esporte da Sedel

O Núcleo de Esporte, Participação e Aventura realiza a partir de fevereiro suas atividades de 2012. Foi o que informou o coordenador do setor, Rogério Salvador. Segundo ele, ações em parceria com a faculdade Fama e Jogos da Diversidade abrem a temporada de atividades do setor. “Os jogos da adversidade viram programa de Governo para atender os homo, bi, trans, e outros que nos procuraram e a pedido da primeira-dama, Cláudia Capiberibe ganham esse novo momento”, lembrou.
Na lista de ações está previstas ainda o Projeto Quinta Feliz da Melhor Idade, aprovado até pela vovô Iaiá, a Caravana do Esporte em Cutias do Araguari e Itaubal do Piririm. Em março, o campeonato feminino de futebol e caravana do esporte em Vitória do Jari. Em abril, Seletiva dos Jogos Afro-Descendentes, Jogos do Dia do Índio e Caravana em Laranjal do Jari. Em junho tem Futlama e Caravana do Esporte em Serra do Navio e Mazagão. Em julho Equador Verão e esportes radicais, além de Caravana em Pedra Branca do Amapari. Em agsoto tem Jogos Ribeirinhos e Seletivas Indígenas 2012, Caravana do Esporte em Ferreira Gomes e Porto Grande. Em setembro tem Jogos da Melhor Idade, Caravana do Esporte em Tartarugalzinho e Seletiva Indígena. Em outubro, Seletivas Indígenas e Caravana do Esporte em Pracuuba. Em novembro a final dos Jogos Indígenas e Caravana do Esporte em Amapá e Calçoene. Em dezembro, encerramento das atividades do projeto Quinta-Feliz.

Esporte também é solidariedade no Laurindo Banha

O governo do Amapá, através da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) estará realizando o sonho das crianças do bairro Laurindo Banha neste domingo. O evento será realizado na Av. 2 de Morais próximo a ponte da Amizade (que liga Laurindo Banha ao bairro Muca) e está sendo organizado pela Associação Cultural São Sebastião. Lá, técnicos do Núcleo de Esporte, Participação e Aventura (Nepa) estarão desenvolvendo atividades esportivas de diversas modalidades e ações lúdicas que irão atender cerca de 500 crianças.
O Natal da família Sebastiana como é conhecida na área periférica do Laurindo Banha já vem acontecendo há 7 anos com intuito de beneficiar a comunidade carente da região como nos conta a presidente da Associação, Marcione Santana “Aqui, a gente via que além de tristeza o que imperava era a falta de espaço para a comunidade, então, reunimos e com apoio da Mãe Nina, conseguimos realizar a primeira ação. Hoje, a gente assume o papel de organizadora, mas tudo é feito com a participação de amigas da própria comunidade, Tribunal de Justiça, Governo do Estado”, ressaltou.
Segundo o coordenador do Nepa, Rogério Salvador 13 técnicos estarão se deslocando para o local a fim de realizar atividades lúdicas que atendem às necessidades da comunidade “Teremos voleibol, futebol, queimada, chute ao gol, capoeira e outras”, adiantou Salvador.
O secretário de desporto e lazer, Luiz Pingarilho ressaltou que existem atividades como esta que merecem o apoio não só da Sedel, mas de outros setores e que vale a pena para a alma, pois quem ajuda o próximo ganhará incentivo de Deus. “E vamos continuar trabalhando projetos desta natureza porque o governador Camilo Capiberibe tem se preocupado com a questão social da comunidade e nos pediu para estar presente neste evento”, lembrou.

Sedel reúne escolinhas para apresentar projetos para a Petrobrás

Reunião ocorreu no auditório da secretaria de desporto e lazer

Um dos principais destaques deste mês foi a reunião envolvendo técnicos da Petrobrás com representantes amapaenses, realizado no último dia 6, no Macapá Hotel. Como desdobramento desse encontro, ocorreu na tarde desta quarta-feira, no auditório da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) reunião envolvendo a direção da secretaria e os membros de escolinhas. “A idéia é realizar o maior número de projetos já que a Petrobrás está disponibilizando recursos para a região Norte e não somente para Macapa´. Se tivemos o interesse em participar dessas ações devemos começar pela aprovação de projetos”, adiantou o chefe de gabinete da Sedel, Evandro Siqueira, que na oportunidade repassou todos os dados necessários para a solicitação desse recurso.
Para o professor Paulo Mariano a medida é louvável porque dá a oportunidade de cada entidade esportiva mostrar como sabe fazer o seu papel e se aprovado garantir recurso para execução de suas atividades. “Existem diferenças nas ações de escolinhas, umas apenas treinam e participam de competição, outras organizam, dão apoio para a comunidade e merecem receber esses investimentos”, lembrou.
O presidente da Federação Amapaense de Basquetebol, Agostinho Lopes, participou a da reunião e falou como agente beneficiado. “Pela CBB conseguimos investimento da Petrobrás e contratamos treinador para a execução dessas ações, mas é bom lembrar que existe o projeto, a execução e prestação de contas”, lembrou.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Representante de Cuba visita instalações esportivas do Amapá

O membro da embaixada cubana, Raciel Proenza Rodriguez está em Macapá para confirmar cooperação entre Brasil e Cuba, através do Amapá. Pela manhã,




Rodriguez esteve acompanhado de autoridades amapaenses, entre eles o secretário de saúde, Edilson Pereira e o secretário de desporto e lazer, Luiz pingarilho.
A comitiva esteve em Santana visitando no ginásio poliesportivo e o estádio Augusto Antunes, que tem como destaque ao fundo o Rio Amazonas, o maior em extensão do Mundo, Depois seguiram para a piscina olímpica, um dos principais pontos de treinamento de atletas para competições nacionais. Á tarde, ele terá a oportunidade de acompanhar uma apresentação da equipe técnica da Sedel sobre os projetos a serem executados e a noite visita o estádio Zerão, único no meio do Mundo.

Olimpiadas no Meio do Mundo são apresentadas em Caiena




Uma equipe da Secretaria de Estado do desporto e Lazer do Amapá composta pelos Técnicos Ronaldo Cunha, Alderinda Ferreira e Francisca Cortes e a equipe de Esporte do Comando Geral das Guianas, pelos Senhores Alain Champlain/Diretor de Esportes para Jovens e de Recreação, Katiana Larance/Responsável de Serviço de Cooperação, Tariaffe Gaetan/Diretor de Esportes para jovens, Patrice Clet/Conselho General de Cantão de Sinnamary, Assistente de educação para cooperação e Jean-Pierre Beaufort/Diretor do Serviço Regional da Guiana, reuniram-se no último dia 16, em Caiena, para a apresentação e deliberação do projeto dos jogos das olimpíadas no Meio Mundo para o ano de 2012, no Estado do Amapá.
Ronaldo Cunha falou da importância do Governo do estado do Amapá a sediar os jogos das olimpíadas em parceria com as Guianas Francesa, Guadalupe e Martinica, apresentou o projeto e depois colocou para a apreciação da equipe da Guiana.
Tariaffe Gaetan/Diretor de Esportes para jovens, falou dos Jogos Interguiana e que tinha interesse em convidar o Brasil para participar e que o Amapá, seja responsável em 2 fases dos jogos, e comentou que o grande problema seria o custo, mas que irão enviar convite e dentro das convenções, verificar a possibilidade, comentou que enviaram vários documentos para o Estado e não tiveram resposta.
Lembrou que os Jogos Interguianos aconteceriam no mês de julho, mas como os jogos das olimpíadas seriam no mesmo mês então há possibilidade de mudarem em 2012 para o mês de novembro/proposta da equipe de caiena e as Olimpíadas no período de 15 a 30/07/2011.
Foi marcado um encontro da equipe de esporte da Guiana, para o dia 17/01/2012, na SEDEL para melhores detalhamento do Projeto dos Jogos, tratar da organização, de como vão trabalhar as equipes, acertos de documentos de atletas etc...
Quanto a apresentação do projeto referente a parte financeira, detalhar melhor o projeto com os valores para oferecermos a contrapartida de 50% do valor.
Além disso, a secretaria apoiou o evento natalino missionário na Associação Missão Pioneira da igreja Assembléia de Deus, na cidade de Sinnamary, situada a 110km de Caiena, e contou com participação de pastores e crianças e a comunidade.

Esporte e erradicação de drogas juntos na cidade de Santana







Foi na manhã desta terça-feira (20), que a comunidade santanense presenciou dois grandes momentos para o Município: o retono das atividades do ginásio poliesportivo, bem como o encerramento das atividades do programa de erradicação de drogas (Proerd), realizado pela Polícia Militar do Estado do Amapá. O evento contou com a presença do secretário de desporto e lazer, Luiz Pingariho, do representante da Sedel em Santana, Ney Monte, Lidiane Almeida - secretaria municipal de Santana, do Major Barbosa, da escola Piauí Marilza Borges, do gerente do ginásio Manoel Holanda, e do Cel. Furtado, da Policia Militar.
Foram diplomados os destaques de cada escola com diplomas e medalhas. Cada convidado especial entregou a premiação.
O Cel. Furtado, lembrou que em 2011 o Proerd atingiu 7.200 atingidos com investimento de 9 intrutores. Mais 31 novos policiais foram capacitados. Ao todo 85 mil crianças atingidas "E com apoio do Governo do Amapá, esperamos em 2012 atingir mais de 200 mil crianças com nosso serviço", lembrou.
O Proerd é coordenado pela Policia Militar. O programa tem caráter social e preventivo, posto em prática por policiais militares capacitados. A PM utiliza métodos lúdicos que priorizam a moral, os bons costumes, a afetividade e a aplicabilidade do modelo de vida saudável, para auxiliar os estudantes a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que os influenciam, a exemplo do uso de álcool, cigarro e outras drogas, que em geral resultam em comportamento agressivo.
O Proerd existe há mais de vinte anos e está instituído em mais de 58 países e em todos os estados brasileiros. No Amapá, o Programa existe desde 2002 e já formou mais de 75 mil crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 15 anos, em Macapá e no município de Santana.
No ginásio além da prática esportiva das modalidades de quadra como futsal, voleibol, handebol, basquetebol e outros, o ginásio de Santana conta com academia de musculação, centro administrativo, refeitório, cabines de imprensa, banhos e outros. Um investimento no valor de R$ 107 mil. "E agora sim, vamos poder trabalhar um ginásio em condições de receber os desportistas santanenses", lembrou o gerente do ginásio, Manoel Holanda.
Para o secretário Luiz Pingarilho este é um grande momento para o esporte porque reabre as portas do ginásio para a pratica de desportistas. "Serão diversas modalidades a serem realizadas, inclusive em parceria com a Policia Militar que terá seu dia de ação dentro do poliesportivo santanense", lembrou.
O secretário aproveitou para homenagear o esporte santanense, através do ciclista Francisco Macedo, o Sebinho, por representar muito bem o nome de Santana a nível nacional.
O defensor do Estado Ivanci Magno, que no ato representou o governador Camilo Capiberibe ressaltou que a mensagem do Governo está sendo atingida. Os números impressionantes de 500 escolas, 85 mil crianças mostram que o projeto é magnifico e merece ser fortalecido "Temos um Brasil com 98% de Municípios envolvidos com drogas e não podemos deixar esses números aumentarem. É preciso de todos para diminuir esse número e ajudarmos a família amapaense. O governador Camilo Capiberibe está investindo no jovem e mesmo com as dificuldades vários objetivos foram alcançados, cumprindo metas de campanha, e fortalecendo diversos setores de ação do Estado", finalizou.

Secretário Pingarilho recebe premio destaque do esporte 2011

A Associação Brasileira de Cronistas e Locutores Esportivos (Abrace) iniciou na manhã desta terça-feira (20) a premiaçaõ dos destaques do esporte. A premiação estará acontecendo no programa da Tv Tucuju - Bola na Mesa - que vai ao ar das 8h30 às 9h30 pelo Canal 24. O primeiro a ser premiado foi o secretário do desporto e lazer, Luiz Pingarilho. "O secretário foi o um dos mais articulados deste ano e conseguiu a aprovação popular entre os membros da cronica esportiva por isso está sendo homenageado pela entidade", ressaltou Reinaldo Costa, delegado da Abrace.
O prêmio destaques foi criado para premiar os grandes nomes do esporte. Além do secretário serão premiados o Trem Desportivo Clube - bicampeão amapaense, o Nacional - bicampeão Não-Profissional, a seleção de Amapá - campeã do Intermunicipal, Placa Esporte Clube - Voleibol, Equipe Ceap Adulta - Handebol, Lilian Amaral e Julio Vilhena - Judô, Meta Clube - Futsal, Equipe São José - Basquetebol que disputou a SuperCop

a 2011, Alex Fábio e Caique Gonçalves - Ciclismo, José Maria Arruda - Atletismo entre outros.






Secretário presta contas sobre ações da Sedel em 2011

O secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Luiz Pingarilho esteve na madrugada desta segunda-feira prestando contas do trabalho do Governo do Estado no programa Toque de Primeira na Tv. Foi sabatinado pelo cronista esportivo, Barbosa Neto e sua equipe e falou estádio Zerão, reabertura do ginásio de Santana, estádio Augusto Antunes, dos Jogos do Meio do Mundo, da questão das piscinas, das Olimpiadas Escolares, Jogos Indigenas e outros assuntos.
Lamentou a saída de Belissa Lisboa para Santa Catarina e parabenizou Caio Lobato pelo bicampeonato amapaense, e pela viagem que irá


fazer para China, patrocinado pelo Governo.
Informou que a Copa do Mundo de Futebol Marcílio Dias estará recebendo recursos no valor de R$ 300 mil de emenda da deputada Fátima Pelaes e irá reforçar os 50 anos da maior competição suburbana do Estado.


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Ginásio de Santana reabre as portas com festa do Proerd

Nesta terça-feira (20) abrem-se as portas do ginásio poliesportivo de Santana. Na oportunidade estará ocorrendo a formatura do Proerd. Cerca 1.500 alunos estarão formando nas redes públicas municipal e estadual. O local foi entregue à comunidade pelo governo passado sem condições de funcionamento. A atual gestão investiu na quadra, parte elétrica, pintura, arquibancadas cerca R$ 100 mil.
No ginásio além da prática esportiva das modalidades de quadra como futsal, voleibol, handebol, basquetebol e outros, o ginásio de Santana conta com academia de musculação, centro administrativo, refeitório, cabines de imprensa, banhos e outros.
O Proerd.O Proerd é coordenado pela Policia Militar. O programa tem caráter social e preventivo, posto em prática por policiais militares capacitados. A PM utiliza métodos lúdicos que priorizam a moral, os bons costumes, a afetividade e a aplicabilidade do modelo de vida saudável, para auxiliar os estudantes a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que os influenciam, a exemplo do uso de álcool, cigarro e outras drogas, que em geral resultam em comportamento agressivo.
O Proerd existe há mais de vinte anos e está instituído em mais de 58 países e em todos os estados brasileiros. No Amapá, o Programa existe desde 2002 e já formou mais de 75 mil crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 15 anos, em Macapá e no município de Santana.
“O número de crianças e jovens formados no Proerd confirma o empenho da PM e do governador do Amapá, Camilo Capiberibe, em formar uma sociedade mais justa, longe dos vícios das drogas”, disse o coordenador do programa, Sargento Ribeiro.

Reunião define estratégias para os Centros Didáticos do Governo do Amapá

Gerentes dos Centros Didáticos estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, no auditório da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), para avaliar as atividades realizadas em 2011 e receberam orientações para realizarem o planejamento de suas atividades para 2012.
Foi definido também o início das matriculas para o dia 16 de janeiro a 30 do mesmo mês e o início das atividades no dia 5 de março.
Participaram todos os gerentes e a equipe técnica da coordenação de formação esportiva.
Segundo José do Carmo, coordenador de formação a reunião foi muito positiva, principalmente porque se enfrentou um ano de crise, e as expetativas foram alcançadas, bem como em 2012 a perspectiva é de maiores investimentos nestes centros. “E um dos pontos mais satisfatórios foi saber que teremos reforma de nossos centros, bem como mais ação de inclusão na comunidade”, lembrou José do Carmo.
O secretário Luiz Pingarilho participou da abertura do evento e fez questão de parabenizar os gerentes pelo trabalho desenvolvido, mostrando que os pontos negativos foram inferiores aos positivos e que por isso todos estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido durante 2011.




O secretário de desporto e lazer, Luiz Pingarilho participou na tarde deste sábado do encontro de torcedores de Remo e Paysandu no campo da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O evento foi realizado pela diretoria da AABB/Amapá contou com as presenças de atletas de 30 a 39; 40 a 50 e acima de 50 anos.
Craques como Jóbson, campeão brasileiro pelo clube paraense e Souza, um dos destaques do Clube do Remo, estiveram participando da programação.
Entrevistado pelo repórter Mamá, Pingarilho lembrou que o Amapá tem muitos torcedores do Paysandu e que manter esta tradição se faz necessário para mostrar quem no Estado tem amor pelos clubes da região Norte.

Pingarilho participa do reveillon da Calçada da Fama


O secretário de estado do desporto e lazer, Luiz Pingarilho esteve participando da festa de confraternização da Calçada da Fama, no bairro do Trem. O evento é organizado, anualmente, pelos desportistas Aldo Silva (ex-campeão brasileiro pelo Fluminense) e Bira Silva (Ex-campeão brasileiro de futebol pelo Internacional de Porto Alegre).
Estiveram presentes ao evento Lino, Assis, Antonio Luiz, Juca, entre outros nomes do esporte amapaense.
Pingarilho ressaltou que se faz necessário fortalecer essa festa pela presença de craques do passo que muito já fizeram pelo esporte da região.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

PCB recebe gincana cultura da escola Antonio Pontes

O ginásio Paulo Conrado Bezerra recebeu durante a manhã desta sexta-feira (16), a gincana ambiental da Escola Estadual Antonio Cordeiro Pontes, um evento que visa incentivar novos hábitos e atitudes através de uma competição saudável e ecologicamente correta entre os alunos e torna a COM – VIDA (comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na E. E. Antonio Cordeiro Pontes) uma realidade vivenciada por toda a comunidade escolar.
O principal papel foi de realizar ações voltadas à melhoria da qualidade de vida, conservando e recuperando, e os alunos seus principais articuladores, mobilizando a comunidade escolar através de uma competição saudável, resgatando valores de preservação e conservação ambiental. O tema da gincana neste ano foi “Construindo a escola dos sonhos”.
Foram 14 tarefas cumpridas entre elas a


presentações culturais e voltadas para o meio ambiente. A comissão de organização sorteou duas turmas para criar uma equipe a equipe que no final tiver maior numero de pontos será a vencedora, cada tarefa vale 100 pontos.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Paulo Conrado encerra atividades de 2011









Evento foi realizado neste final de semana no próprio ginásio PC

O Centro Didático Paulo Conrado Bezerra encerrou no último final de semana suas atividades da temporada 2011. Um ano proveitoso, segundo a diretora Aldineia Machado, pela parceria firmada com a Universidade Estadual e com a igreja Universal que proporcionou a realização de um trabalho considerado viável para o centro. “Nos outros anos, os alunos daqui tinham que praticar esporte no ginásio Avertino Ramos porque nem investimento em capacitação ou reforma era realizado. Felizmente neste ano a gente conseguiu dar uma nova roupagem ao local, mas para isso tivemos que contar com o apoio de duas importantes entidades: a igreja Universal, denominada Força Jovem e a Universidade Estadual (Ueap), na pessoa da reitora Lúcia Borges para realizarmos nossas ações esportivas”, lembrou a diretora.
O Centro Didático trabalha com cerca de 300 crianças, todas matriculadas na rede de ensino estadual, e oferecem atividades nas modalidades de voleibol, futsal e basquetebol. “E em 2012 vamos investir também no judô aqui no Paulo Conrado”, lembrou Aldineia.
No encerramento foram realizadas atividades lúdicas com premiações para vencedores, cinema comunitário, e práticas esportivas de voleibol, basquetebol e futsal. “Expectativa para 2012 é ver o ginásio reformado e aumentar o atendimento às crianças amapaenses, abrindo espaço também para outras atividades além do esporte”, lembrou a diretora.
As inscrições para o ano de 2012 começam a partir do dia 6 de janeiro, e as rematrículas no mesmo período.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Comissão das Olimpiadas no Meio do Mundo se reúne na Sedel

Mais uma importante reunião foi realizada na noite desta quarta-feira na Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel). O objetivo foi de traçar planos para a realização das Olimpíadas no Meio do Mundo, evento programado para o mês de julho e organizado pelo Governo do Amapá.
Estiveram presentes na reunião o secretário Luiz Pingarilho, a secretária Francisca Cortez, os presidentes Agostinho Lopes (Basquetebol) e Antonio Carlos (Ciclismo), os técnicos Ronaldo Cunha, Olivaldo Ataíde Nunes, Wallene Bullen, e os tenentes bombeiro militar José Redson Cavalcante Barbosa e José Leandro Tomáz Medeiros.
Na oportunidade divulgou o contato mantido com representantes da Associação de Hotéis do A

mapá e da preocupação que se tem com relação aos locais dos eventos.
Foram confirmados ainda, que os técnicos Ronaldo Cunha, Alderinda e Francisca Cortez e Alaor Fonseca estarão se deslocando na manhã desta quinta-feira Guiana Francesa a fim de repassar detalhes do evento para as autoridades da região.

Pingarilho é premiado como Melhor secretário do Amapá

O secretário de estado do desporto e lazer, José Luiz Amaral Pingarilho foi agraciado na noite desta terça-feira, na sede da Associação dos Magistrados do Amapá (Amaap) com o prêmio Amapá em Destaque, tucuju de ouro, como melhor secretário de governo estadual de 2011, votação da comunidade via internet. Pingarilho concorreu com o secretário de infraestrutura, Joel Banha e com o secretário de cultura, José Miguel e fechou a votação com mais de 5 mil votos.
O prêmio foi entregue pelo empresário Venilton Silva, e no momento em que foi premiado usou da palavra para agradecer a todos que votaram e o reconheceram pelo que foi trabalhado durante este primeiro ano de administração. "Este prêmio se deve a três grandes parceiros: o governador Camilo Capiberibe, que me deu essa oportunidade de trabalhar no esporte porque sou advogado e tenho que conversar sempre com a imprensa esportiva para fortalecer meus projetos e converso com o governador sobre novas idéias que se destaquem na área, a equipe de trabalho da secretaria, gente boa que abraça o projeto do esporte na região e a Gisele Pingarilho, minha esposa que assume todo o trabalho em casa enquanto se está buscando dar condições ao esporte governamental do Estado", lembrou.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Atletas recebem diploma do governo do Estado por participação nas Olimpíadas Escolares

Mariléi




mageanchor="1" style="clear:left; float:left;margin-right:1em; margin-bottom:1em">

a Maciel
AScom GEA

Jovens atletas amapaenses que participaram das Olimpíadas Escolares 2011 receberam nesta terça-feira, 13, do governador Camilo Capiberibe, os diplomas pela participação vitoriosa nas Olimpíadas Escolares deste ano. A delegação de 250 atletas, divididos em duas categorias, de 12 a 14 anos e 15 a 17, treinadores e técnicos estiveram em João Pessoa (PB) e Curitiba (PR) competindo em 12 modalidades esportivas na maior disputa esportiva entre jovens brasileiros. Este ano, as Olimpíadas reuniu mais de 6 mil atletas de todo o país, incluindo atletas da seleção brasileira.

O atleta Caio Lobato, medalha de ouro no tênis de mesa, e os judocas Lílian Amaral e Júlio Vilhena, que trouxeram medalhas de bronze, foram homenageados pela atuação que colocam o Amapá na lista de estados com bom desempenho nas Olimpíadas. Outros esportistas que tiveram sucesso foram Belissa Lisboa, na modalidade tênis de mesa, que é a quarta melhor do Brasil e o ciclista Caíque Ferreira ficou entre os dez melhores na categoria 15/17 anos. Os colégios Podium e Atual também ficaram bem colocados nas competições coletivas.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel), investiu nos atletas desde a preparação até a competição e agora diploma os campeões. Passagens, material esportivo, exames médicos, ajuda de custo, apoio técnico e psicologia motivacional foram disponibilizados para a delegação. O secretário da Sedel, Luiz Pingarilho, falou que nunca o esporte recebeu tamanho investimento do Estado, principalmente o esporte amador. "O futebol sempre recebeu maiores incentivos. Agora, os jovens atletas de todas as modalidades recebem. Estamos investindo no esporte e na juventude", disse o secretário.

A equipe amapaense e o governador Camilo Capiberibe tiveram o trabalho reconhecido pelo coordenador geral das olimpíadas, Edgar Humbner, que disse que o investimento feito pelo Estado foi essencial para o bom desempenho dos atletas que conseguiram medalha de ouro e chamaram a atenção de todo o Brasil. O governador Camilo Capiberibe reforçou que a determinação e o objetivo foram essenciais para o sucesso do Amapá nos jogos.

"Todos se dedicaram e tiveram vontade de vencer, isso já valeu o investimento. O retorno positivo é um sinal que o esporte é o caminho para a juventude. Acredito no potencial dos jovens e no empenho dos técnicos", disse o governador.

Ele anunciou que ainda em dezembro será estabelecida uma cooperação do Amapá com Cuba nas áreas da saúde, educação e cultura. "Cuba não é um país rico, mas é vencedor. Vamos conhecer as políticas públicas deste país e consolidarmos investimento no esporte, que é uma área prioritária", finalizou o governador. O atleta Caio Lobato segue nesta terça-feira para São Paulo, onde participa de uma seletiva para a seleção brasileira de tênis de mesa.

Atletas representantes de cada modalidade esportiva

Atletismo: Diego Jerônimo

Natação: Eliani Guimarães

Taekwondo: Venilton Torres

Xadrez: Bruna Ricardo

Badminton: Gabriel Melem

Basquetebol: Pódium e Atual

Futsal: Carmelita do Carmo (Masc.) e Jesus de Nazaré (Fem.)

Handebol: AVT (masc.) e Augusto Antunes (Fem.)

Voleibol: Alexandre Vaz Tavares (AVT)

Judô: Lilian Amaral e Júlio Vilhena

Tênis de Mesa: Caio Lobato - campeão brasileiro escolar

Festa da Sedel

Confirmada a festa de confraternização da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel). Será no dia 20 de dezembro, a partir das 20horas, na sede da Associação dos Servidores do Ministério Público, situada na Rodovia Duca Serra passando a AABB.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Diego Neves e Fábio Lins: os anjos da delegação amapaense



Durante dez dias de competição, em Curitiba, atletas das categorias individuais e coletivas estiveram, recebendo, pela primeira vez atendimento de fisioterapeutas. Os serviços foram realizados pelos profissionais Diego Neves e Fábio Lins. Diego foi importante na apresentação da natação quando chovia na cidade de curitiba e a temperatura baixou para 15 graus, metade do habitual. Com rapidez além de preparar os atletas ainda preparou uma bandagem para evitar com que o frio prejudicasse o atleta.
Fábio Lins foi um dos incentivadores do grupo que atuou no tatame. Ao lado de atletas como Julinho, Fernandinha, e Lilian Amaral ele relaxou, massageou e incentivou cada um deles na conquista de medalhas.
Além dessas ações, cerca de 20 atendimentos eram registrados, diariamente, com atletas que sentiam dores musculares e precisam de um reforço. A jogadora Alexandra foi um das que recebeu um tratamento especial. A atleta de basquetebol gostou do trabalho e agradeceu a Diego Neves pelo trabalho.
Segundo a coordenadora das Olimpiadas EScolares no Amapá, Sõnia Cristina Lima Ferreira a presença de Diego Neves e Fábio Lins foi importante para fortalecer ainda mais o trabalho que está sendo realizado no esporte amapaense, principalmente nas Olimpiadas EScolares "Foram dois anjos de nossos atletas que merecem não somente o nosso elogio, mas também os parabéns pelo trabalho desenvolvido", finalizou Sônia Cristina.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Amapaenses encontram embaixadores do Esporte Escolar Brasileiro

Zeba, do Handebol e Fofão do voleibol foram fotografados durante as Olimpiadas de 15 a 17 anos no ginásio Tarumã







Sete pontos separam o Amapá da segunda fase no basquetebol





O Amapá está fora da segunda fase das Olimpiadas Escolares de 15 a 17 anos na modalidade basquetebol feminino. O jogo da tarde desta sexta-feira terminou com vitória para o colégio Darwin, do Ceará pelo placar de 52x45. Uma vitória confirmaria a equipe amapaense nas semifinais como primeiro lugar, mas as bolas de três pontos das adversárias foram mais eficientes do que as das amapaenses. O treinador Gilmar Justo, que saiu do ginásio Marista rouco, disse que o grupo Atual lutou até o final e que as meninas estão de parabéns pelo desempenho na competição, principalmente porque conseguiram jogador de igual para igual com um colégio que vem investindo alto no esporte da região. "Quem conhece o colégio Darwin sabe do que estou falando e por isso sei que todas as meninas estão de parabéns pelo trabalho realizado ao longo dessa primeira fase, mesmo sabendo que nosso objetivo principal que era o título não foi alcançado", lembrou Gilmar Justo.