domingo, 12 de junho de 2011

Ministro vem na qujinta para lançar programa Segundo Tempo




O ministro do esporte Orlando Silva confirmou viagem para esta quinta-feira para o Amapá. Foi o que informou neste final de semana o secretário de estado do desporto, José Luiz Amaral Pingarilho. Na oportunidade, Orlando Silva estará reunindo com o governador Camilo Capiberibe, dá coletiva às 10h00 no aeroporto internacional de Macapá. Depois segue para o estádio Augusto Antunes onde irá reinaugurar o estádio Augusto Antunes, visita os estádios Milton de Sousa Corrêa, o Zerão e o Glicério Marques. Almoça com o governador do Estado e convidados e depois segue para o ginásio Avertino Ramos às 15ho0, onde lança oficialmente o programa Segundo Tempo no Estado.
Uma vasta programação que conta com a presença de grandes campeões históricos do esporte a nível nacional como Bira Silva - atacante e campeão brasileiro, Sávio Almeida - vice-campeão sulamericano de judô, Belissa Lisboa - campeão brasileira de tênis de mesa escolar de 2010, Jàder Souza - campeão panamericano - revezamento 4x100 entre outros.
Segundo Luiz Pingarilho a vinda do ministro Orlando Silva é a prova de que o Amapa´está consolidado no projeto esportivo nacional. "E o governador já pediu para que possamos ser uma área de treinamentos para seleções internacionais e um dos pedidos dele ao ministro, podem ter certeza, será este na próxima quinta-feira", adiantou o secretário.
Programa Segundo Tempo - O Segundo Tempo é um programa do Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. Tem como objetivos oferecer práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral; Oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade; Desenvolver valores sociais; Contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras; Contribuir para a melhoria da qualidade de vida (auto-estima, convívio, integração social e saúde);
Contribuir para a diminuição da exposição aos riscos sociais (drogas, prostituição, gravidez precoce, riminalidade, trabalho infantil e a conscientização da prática esportiva, assegurando o exercício da cidadania). O Programa vai atender 12 mil crianças e adolescentes de 7 a 17 anos que vivem em área de risco social. Serão implantados 60 núcleos esportivos educacionais nas escolas estaduais e municipais, em 7 municípios do Estado, sendo estes: Macapá, Santana, Mazagão, Serra do Navio, Porto Grande, Pedra Branca do Amaparí e Tartarugalzinho. O programa terá um coordenador para cada núcleo e 120 monitores, sendo dois para cada núcleo.
Os beneficiados terão três atividades por semana, sendo dois coletivos e um individual em diversas modalidades que ficará a critérios dos próprios alunos e da comunidade. Entre as modalidades estão: natação corretiva, hidroginástica, tênis de quadra, vôlei, basquete, dança, handbol, futsal, futebol de campo, natação, atletismo e karatê. Além das atividades esportivas os jovens receberão ainda reforço alimentar.
O Programa Segundo Tempo tem a finalidade de preencher o tempo ocioso de crianças e adolescentes que vivem em área de risco social, diminuir o índice de marginalidade, melhorar a qualidades de vida, reforçar o desempenho escolar e principalmente torna-los cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário