segunda-feira, 27 de junho de 2011

Olimpíada Indigena será realizada pelo Governo do Amapá




E primeira seletiva ocorre no mês de agosto na comunidade Palikur, em Oiapoque

Mario Tomaz
Ascom Sedel

O Governo do Amapá está investindo no esporte da região. Primeiro foi a retomada do estádio Zerão, depois a confirmação de parceria com o futebol profissional e com o Intermunicipal, realizou as Olimpíadas Escolares de 12 a 14 anos e agora investe nas Olimpíadas Indigenas. Técnicos do governo estiveram em várias etnias, reunindo para acertar detalhes sobre as Olimpíadas Indígenas 2011. O evento será realizado em duas etapas: a primeira nos pólos do interior e a segunda na capital, onde acontecem as decisões de modalidades. No mês de julho, o governador Camilo Capiberibe estará recebendo os caciques destas etnias para definir a fase final da competição. A fase inicial já está definida. Será de 5 a 7 de agosto na comunidade palikur, região urukauá, no município de Oiapoque. A segunda etapa será na região Uaça no período de 11 a 14 o mesmo mês.
Para chegar a esta definição estiveram presentes em várias reuniões técnicos da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, secretário de transporte, Sérgio La Rocque e Kelson Vaz - chefe do gabinete civil, além de caciques das aldeias de aramirã, Santa Isabel e outros.
Na oportunidade, os índios foram beneficiados com bolas, troféus e outros produtos que foram usados em torneios de futebol da região. "E nossa vontade é realizar uma competição com corrida de tora, cabo de guerra, corrida de jamaxi, arco e flexa, lança, futebol, natação, canoagem, pesca entre outros, dentro do que pediu a comunidade indígena", lembrou Rogério Salvador, técnico do Nepa/Sedel.

Um comentário:

  1. Eu conheço bem este trabalho e o empenho destes técnicos para o desenvolvimento deste projeto, que é os jogos indígenas,quero parabenizar em especial o servidor Adelmo Moraes de Souza por sua deticação com o povo indígena e o resgate de uma cultura. Parabéns !

    ResponderExcluir