segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Aldo Rebelo elogia trabalho em Natal

O ministro Aldo Rebelo visitou as obras da Arena das Dunas, em Natal, na tarde desta segunda-feira (06.02). A presença do titular do esporte coincidiu com a edificação do primeiro pilar do estádio. Segundo o Consórcio Arena Natal, responsável pela obra, serão 800 ao todo, a serem executados em nove meses. A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, e a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, acompanharam a visita.

A arena receberá quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Segundo Aldo Rebelo, a preparação segue em dia. “Temos uma equipe que acompanha a obra e são os números que indicam que o cronograma está dentro do prazo ou até adiantado”, afirmou. De acordo com o consórcio, 98% da fase de terraplanagem estão concluídos e 19,8% dos serviços já foram executados. As etapas de demolição, serviços preliminares, mobilização e instalações provisórias estão encerradas.

“Natal está nas mesmas condições das demais. O que precisamos, mas é para as 12 cidades-sede, é de cada vez mais empenho para superar dificuldades e desafios na construção dos estádios e nas obras de mobilidade urbana”, afirma o ministro do Esporte. Aldo ainda comentou a importância do Mundial e das obras para a população e para a economia. “São obras em 12 metrópoles que já eram necessárias para a população. E não vão trazer benefício somente daqui a dois anos, com a competição, mas hoje, com empregos para operários, engenheiros, estágios para nossos estudantes”, enumerou.

Para a governadora do estado, o Mundial é um trampolim para melhorias na cidade e no estado que vão além dos quatro jogos que acontecerão na cidade. “Quem nos garante que, se não tivéssemos a Copa, o aeroporto de São Gonçalo do Amarante seria o primeiro a ter o modelo de concessão?”, diz. Outra etapa em implantação é a fábrica de pré-moldados, onde serão construídas as estruturas que darão forma à Arena das Dunas. O tratamento do concreto do Machadão e Machadinho está sendo concluído. Parte dele já foi usada na terraplenagem.

A prefeita de Natal falou dos benefícios que o volume de investimentos trará para a cidade. “A drenagem da região da Arena das Dunas, por exemplo, receberá R$ 126 milhões de investimentos da União, sem contrapartidas da prefeitura. Isso resolverá problemas de alagamento em seis bairros”, explicou.

Alfabetização
A primeira turma de alfabetização do projeto de capacitação do consórcio responsável pelas obras na Arena das Dunas começou as aulas na última segunda-feira e conta com 30 operários. Eles receberão curso de Ensino Fundamental I, que abrange os conhecimentos de 1ª a 4ª série e terá duração de oito meses.

O projeto conta com treinamentos operacionais e formação de mão de obra especializada. São aulas teóricas e práticas no ambiente da obra para capacitar os colaboradores como serventes, pedreiros, carpinteiros, armadores etc. São oferecidos também treinamentos administrativos para as áreas de gestão de estoque e almoxarifado, gestão de pessoal e RH, e inclusão digital.

“Todos os operários que precisarem passar pela alfabetização serão atendidos, e ainda oferecemos cursos de capacitação. Assim, o operário que chegar aqui servente de pedreiro poderá passar por treinamentos e sair como pedreiro ou outra função que desejar”, explicou Demétrio Torres, secretário extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014 no estado.

Tiago Falqueiro – Portal da Copa
Foto: Tiago Falqueiro
Ascom – Ministério do Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário