quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Brasil já tem 117 vagas garantidas nas Paralimpíadas de Londres 2012

O mês de fevereiro começa com uma excelente notícia para o esporte paralímpico brasileiro: o país já tem 117 vagas garantidas para os Jogos Paralímpicos de Londres, que acontecerão entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro. Esse número deve aumentar, mas, diferentemente de Pequim 2008 – quando o Brasil levou 188 atletas –, a meta neste ano é prezar mais a qualidade do que a quantidade.

“Já temos um número expressivo no começo do ano. Já estamos qualificados em 15 modalidades e estamos na briga por mais vagas na esgrima, no tiro com arco, halterofilismo e tênis em cadeira de rodas. É um início de ano, sem dúvida, animador. Nosso objetivo não é ter a maior delegação, mas sim a melhor para alcançarmos nossas metas técnicas em todas as modalidades e nosso objetivo, que é ficar em sétimo no quadro geral de medalhas”, afirma o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons.

Com 13 vagas certas, duas a mais do que em Pequim 2008, o presidente da Confederação Brasileira Tênis de Mesa, Alaor Azevedo, está entusiasmado com a evolução da modalidade.

“Hoje são 13, mas podemos chegar a 15. O número é expressivo e mostra a evolução do tênis de mesa brasileiro. Levamos 11 atletas para Pequim e conseguimos uma medalha de prata. No Parapan, conquistamos 57% das medalhas de ouro possíveis e estamos confiantes no desempenho dos nossos atletas. Teremos 50% de renovação na seleção brasileira desde a última Paralimpíada. Temos uma equipe bem preparada, que tem participado de vários Abertos nos últimos dois anos e se destacado. Os mais novos chegarão a Londres com experiência”, diz.

Entre as 10 maiores potências no hipismo, o Brasil tem garantidas quatro vagas em Londres. Três delas já têm dono. “Recebemos a notícia na sexta-feira e estamos muito animados. Nossa expectativa era conseguir esse número de vagas e o desempenho do Brasil no torneio qualificatório na Itália, em junho do ano passado, foi fundamental. Representarão o Brasil no adestramento os cavaleiros Marcos Alves (o Joca), Sérgio Oliva e a amazona Vera Mazzilli. A quarta vaga será definida entre os dias 18 e 22 de abril, no torneio internacional que acontecerá em Brasília”, revela Marcela Parsons, diretora da modalidade no Brasil.

Confira as vagas garantidas pelo Brasil:

Atletismo – 10 (sete no masculino e três no feminino)
Basquete em Cadeira de Rodas – 12 (feminino)
Bocha – 6
Ciclismo – 1
Futebol de 5 – 10
Futebol de 7 – 12
Goalball – 12 (seis no masculino e seis no feminino)
Hipismo – 4
Judô – 8 (quatro no masculino e quatro no feminino)
Natação – 3 (duas no masculino e uma no feminino)
Remo – 1
Tênis de mesa – 13
Tiro Esportivo – 1
Vela – 2
Vôlei Sentado – 22 (11 no masculino e 11 no feminino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário