segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sedel e federações debatem sobre Olimpiadas Escolares 2012


Reunião ocorre nesta terça-feira, 9 horas no auditório da secretaria

A equipe de coordenação das Olimpiadas Escolares no Amapá estará se reunindo na manhã desta terça-feira (14), no auditorio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer - Sedel, situado no ginásio Avertino ramos com as federações amadoras para tratar sobre a realização da etapa estadual das Olimpiadas Escolares em 2012. "Esse é o primeiro passo para a organização do evento que será realizado em duas etapas: uma estadual e outra nacional, de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, sendo que neste ano as nacionais ocorrem em Poços de Caldas e Mato Grosso", destacou Sônia Cristina Lima Ferreira, coordenadora.
Foram convicadas dezesseis modalidades esportivas entre e também representantes das disputas de voleibol de praia e de luta grego-romana, atividades que serão realizadas pela primeira vez pelos organizadores do Comitê Olimpico Brasileiro. "E esperamos que todas as federações estejam representadas nesta reunião, pois nosso objetivo é aumentar o número de municípios participantes na primeira fase e levar o maior número possível de atletas para Mato Grosso e Poços de Caldas neste ano", lembrou.
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) selecionou cidades de quatro regiões distintas do Brasil como sedes das Olimpíadas Escolares em 2012 e 2013. Em 2012, Poços de Caldas (MG) receberá a etapa de 12 a 14 anos, e Cuiabá (MT) a de 15 a 17 anos. Em 2013, Natal (RN) recebe a etapa de 12 a 14 anos, e Belém (PA) a de 15 a 17 anos. As Olimpíadas Escolares são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. Desde o seu primeiro ciclo (2005-2008), reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas para uma competição de abrangência nacional.
O processo de seleção das cidades sedes começou com a realização do Seminário de Cidades Candidatas às Olimpíadas Escolares, onde o COB apresentou o projeto das Olimpíadas Escolares, as responsabilidades e as condições para uma cidade recebê-las. A partir o Seminário, as cidades interessadas responderam ao questionário entregue pelo COB, listando todos os quesitos que a cidade tem que apresentar para ser a sede da competição. As cidades aprovadas foram inspecionadas por uma equipe do COB.
O segundo ciclo das Olimpíadas Escolares, iniciado em 2009, mantém os objetivos de promover a inclusão social a partir do esporte, detectar novos talentos e criar um novo ambiente favorável à continuidade da prática esportiva no país. Somente na edição de 2010, somadas as duas etapas (com cerca de dez dias, cada), mais de 8.600 participantes de mais de 2.300 instituições de ensino marcaram presença na Etapa Nacional. Em 2011, João Pessoa (PB) recebeu a etapa de 12 a 14 anos e Curitiba (PR), em dezembro, receberá a etapa de 15 a 17 anos.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizadas pelo Ministério do Esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário