segunda-feira, 11 de junho de 2012

Hugo Hoyama e Gui Lin se preparam para Olimpíadas de Londres

Gui Lin e Hugo Hoyama

O Brasil estará muito bem representado no tênis de mesa nas Olimpíadas de Londres. O mesatenista Hugo Hoyama, 43 anos, e a chinesa naturalizada brasileira Gui Lin, 19, já se preparam no Centro de Treinamento Cláudio Kano, no Estádio Primeiro de Maio, para a competição mais importante do esporte, a ser realizada entre os meses de julho e agosto.

Maior atleta da história de São Bernardo do Campo, Hoyama é o atual técnico da chinesa. Enquanto a atleta caminha para sua primeira Olimpíada, o jogador da cidade vai participar de sua sexta competição e melhorar a nona colocação obtida em 1996.

Para o mesa-tenista, representar mais uma vez a cidade em uma competição internacional é um orgulho. “São Bernardo sempre me ajudou muito e sempre soube que seria bem tratado aqui. Eu sou são-bernardense. Cresci aqui e tenho a cidade como minha casa”, disse.

Hoyama e Gui Lin tentarão em Londres a primeira medalha olímpica brasileira no tênis de mesa. Enquanto o atleta já acumula mais de 500 medalhas e 250 troféus em sua vitoriosa carreira, a chinesa naturalizada brasileira está no mesmo caminho de sucesso de seu treinador. “Já venci cinco vezes os Jogos Abertos do Interior, quatro Jogos Regionais, três Campeonatos Brasileiros e seis Copas Brasil. Ganhar uma medalha na Olimpíada é muito difícil, mas competir vai ser muito importante para ganhar experiência”, afirma Gui.

No início de maio, a atleta foi comunicada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que o Ministério da Justiça havia liberado sua naturalização. Na sexta-feira (25), Gui Lin recebeu a notícia de que seu passaporte já estava pronto e seus dados estavam com o COB, o que a incluía entre as candidatas a uma vaga na Seleção Brasileira. A confirmação da convocação para representar o País ocorreu no último dia 28.

Gui Lin chegou ao Brasil aos 12 anos para um intercâmbio estudantil. Atualmente com 19, a atleta começou a estudar e se instalou em São Bernardo do Campo. “Hoje a cidade é a minha casa. Recebi muitas propostas para sair daqui, mas quero continuar e construir uma carreira. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, me ajudou muito na adaptação”, ressalta.

Entre os dias 13 e 17 de junho, Hugo Hoyama e Gui Lin disputam o Torneio Aberto do Brasil, em Santos. Em seguida, ambos representarão São Bernardo do Campo nos Jogos Regionais, competição em que a cidade foi campeã no ano passado, após 38 anos de jejum. No dia 16 de julho, os atletas embarcam para a França para uma série de treinos durante uma semana e, em seguida, viajam para Londres para a disputa das Olimpíadas.

Da Ascom/CBTM

Nenhum comentário:

Postar um comentário