terça-feira, 12 de junho de 2012

Semana Olímpica é oficialmente aberta em Macapá

Elizabeth e Luiz Pingarilho

Secretário Luiz Pingarilho representou o governador Camilo Capiberibe recepcionando comitiva do COB
Marcos Yamada, Luiz Pingarilho e Elizabeth Perdigão

De hoje a quinta-feira, 14, Macapá é a sede da Semana Olímpica no Norte do Brasil. O evento é uma promoção do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com o Governo do Estado do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), tendo como público-alvo, professores e acadêmicos de educação física, crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino de Macapá e Santana e demais pessoas interessadas.

A Cerimônia Oficial de Abertura aconteceu na sede da Associação Cantumoris de Tênis de Mesa com o secretário da Sedel, Luiz Pingarilho, representando o governador Camilo Capiberibe, recepcionando o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) representado pela coordenadora de Marketing, Elizabeth Perdigão, coordenadora de programas Educativos Culturais, Fernanda Quintel e pelo ex-mesatenista e técnico da seleção brasileira de Tênis de Mesa, Marcos Yamada.

Luiz Pingarilho agradeceu aos membros do COB dizendo que a realização da Semana Olímpica no Amapá é uma determinação do governador Camilo que é um dos grandes incentivadores do desporto no Estado e intende que é importante propagar o teor educacional do esporte, que tem poder de integrar, incluir e mobilizar as pessoas a partir da prática e dos valores do esporte. “Nós estamos em ano olímpico e temos certeza que as comemorações da Semana Olímpica trarão tamanha relevância para o nosso Estado proporcionando repercussão em âmbito nacional e internacional”, concluiu o secretário.

No primeiro dia de atividades, uma platéia composta, na sua maioria, por dirigentes, técnicos e gestores esportivos, assistiu à palestra ‘Momento Histórico - Uma Reflexão sobre o Olimpismo’, proferida pela coordenadora de programas Educativos e Culturais do COB, Fernanda Quintel. “Nossa ideia, aqui em Macapá, é dar um panorama do esporte, a história do movimento olímpico, desde a Grécia Antiga, quando o esporte era sinônimo de paz, falando sobre o respeito e os valores positivos que estão agregados à prática esportiva”, disse a palestrante.

Logo em seguida, a programação teve continuidade com a Clínica Esportiva sobre Tênis de Mesa, com aulas teóricas e práticas ministradas pelo ex-atleta e mesatenista, Marcos Yamada.

A principal atração da Semana Olímpica em Macapá será o ex-atleta e Embaixador do Esporte Ubiraci Rodrigues da Costa, conhecido como Biriba que participará na quinta-feira, 14, à partir das 10 horas, no Ginásio Avertino Ramos, da premiação dos Jogos Escolares, etapa estadual, para alunos-atletas na faixa etária de 12 a 14 anos. O ex-atleta também dará uma clínica esportiva para crianças e adolescentes das escolas públicas estadual e municipal e particulares de Macapá e Santana.


Biriba nasceu em São Paulo, no dia 26 de junho de 1945. É um mesatenista brasileiro notável por vencer os bicampeões mundiais Toshiaki Tanaka e Ichiro Ogimura em partidas de exibição no Ginásio do Ibirapuera. Detém todos os recordes de precocidade em títulos brasileiros, paulistas e sul-americanos no tênis de mesa.

A SEMANA OLÍMPICA
Semana Olímpica - O "Dia Olímpico" foi celebrado pela primeira vez em 1948, no dia 23 de junho, data que marca a fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) pelo Barão Pierre de Cubertin, em 1894. No Brasil, a data coincide com o Dia Nacional do Esporte.

Realizada desde 1998 no Brasil, a Semana Olímpica tem como objetivo difundir os ideais olímpicos, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e saudável, bem como solidificar seus norteadores fundamentais: esporte, cultura e educação.



Informações à Imprensa
Jornalista Rodolfo Santos
Ascom / Sedel
Contatos: (96)3212-5136 / 9121-4353

Nenhum comentário:

Postar um comentário