Entrega dos envelopes com as propostas de preços e a documentação de habilitação está marcada para as 9h do dia 28 de junho
O governo do Distrito Federal abriu o processo de licitação para a compra dos assentos do Estádio Nacional Mané Garrincha, palco de Brasília para a Copa das Confederações em 2013 e para a Copa do Mundo em 2014. O edital foi publicado no Diário Oficial do DF na segunda-feira, 18. Está marcada para as 9h do dia 28 de junho a entrega dos envelopes com as propostas de preços e a documentação de habilitação.
A licitação será dividida em dois lotes: o primeiro para os assentos da área VVIP (Very Very Important Person) e do banco de reservas; o segundo, para as cadeiras da área VIP (Very Important Person), camarotes, assentos de negócios, público em geral, pessoas com necessidades especiais e seus acompanhantes.
A empresa vencedora de cada lote será a que apresentar o menor preço e atender a todos os critérios do edital. Pelo processo, as propostas iniciais serão entregues em envelopes fechados e as três melhores classificadas seguirão para os lances presenciais. Serão realizadas rodadas sucessivas até a definição do vencedor pelo menor preço.
A cobertura do Mané Garrincha foi licitada em março de 2012 e está em fase de fabricação pelas empresas Entap, Protende e Birdair, vencedoras da concorrência. Com o processo para os assentos, restarão as licitações dos placares e dos gramados.
Sustentabilidade
O modelo de sustentabilidade que tem marcado toda a obra também está presente nesta etapa: no edital é exigida a utilização de plástico resultante da reciclagem de garrafas PET na fabricação de parte das cadeiras. A arena busca ser a primeira na história a receber o certificado máximo de sustentabilidade: o selo Leed Platinum – entregue após a conclusão da obra.
A cobertura segue o mesmo conceito. Além de liberar a passagem de iluminação natural, haverá maior reflexão dos raios solares, reduzindo o calor interno e, consequentemente, a necessidade do uso de ar condicionado ou outro tipo de ventilação artificial. A composição da cobertura ainda torna o ar significativamente mais puro pela decomposição de óxidos de nitrogênio (NOx) contidos na atmosfera, provenientes de gases emitidos por veículos e outras fontes. Assim, o volume de remoção de NOx pela cobertura do estádio será equivalente a retirar 104 automóveis ou 75 caminhões das ruas a cada hora que o sol estiver refletindo.
Obras
Atualmente, as obras no Estádio Nacional têm 60% de execução. A arquibancada inferior está finalizada, o setor intermediário (camarotes e arquibancada) está 90% pronto e, no último mês, houve grande avanço na montagem da arquibancada superior, formada por peças de concreto pré-moldadas. O setor terá capacidade para 39.050 pessoas, o que corresponde a mais da metade do total do estádio (cerca de 70 mil lugares). Atualmente, 3,8 mil funcionários trabalham, em três turnos, na construção da arena.
Fonte: Portal da Copa
Site do Governo Federal Brasileiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário